Automação no jurídico: homem vestido com roupa social, segurando um smartphone e olhando a tela de um notebook

Quer saber mais sobre automação no jurídico mas não sabe por onde começar?

Automação no jurídico é a maravilha da era digital! Integra processos, agiliza mecanismos e é benéfico para qualquer empresa.

Se você quer saber mais sobre o assunto e entender a importância da automação no jurídico, mas não sabe onde começar, está no lugar certo! =)

O que é automação?

Esse nome é dado ao sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, repara erros e aprimora a funcionalidade sem a interferência humana.

Uma automação que tenho certeza que você já usou é o e-mail. Antes, uma pessoa precisava de alguém para pegar sua carta e entregar ao destinatário. Com o e-mail, essa entrega virou automática e muito mais prática.

Mas o primeiro grande avanço para a automação começou bem antes!

Primeiro grande sinal da automação

Um avanço que foi revolucionário para o mundo e depois proporcionou a automação é o Fordismo, o modelo de produção em massa criado pelo empresário norte-americano Henry Ford.

Aí você diz: “Mas por mais que seja uma esteira com as peças dos produtos passando, são pessoas que fazem, não?” Exato! Mas é o primeiro mecanismo que oferece uma visão linear de produção e divisão de tarefas.

Quando a pessoa tem o entendimento da produção inteira de modo tão claro, o próximo passo é otimizar cada etapa. Eventualmente a solução é substituir por máquinas!

Levando para a realidade do seu dia a dia no trabalho, separamos 5 sinais demonstram que o departamento jurídico precisa de automação. Desta maneira, você poderá identificar se está na hora de investir em um software jurídico.

Onde existe automação que você não percebe

Depois que entendemos o que é a automação, é interessante avaliar o nosso dia a dia e encontrar a automação em cada lugar. Vamos ver alguns exemplos!

Antigamente, o elevador precisava de assessorista para chegar até o andar desejado. Antes disso, ainda, era necessário subir todos os andares de escada para chegar até o seu destino, seja casa ou trabalho. Agora é apertar botão!

Todos os meios de transporte eram puxados por cavalos. A evolução chegou junto com o desenvolvimento do motor. A partir de então, não foi mais preciso de cavalos para puxar carroças, por exemplo. Agora o motor realiza esta função!

E por aí vai. Mas como é a automação atual? Aqui separamos 7 verdades sobre automação no jurídico de uma empresa para você entender melhor como se aplica a automação no jurídico.

Automação atual

Hoje, nós evoluímos muito!

Praticamente qualquer atividade de análise e controle pode ser feita pela tecnologia. Isso deixou pessoas mais estratégicas e decisivas. Agora que a tecnologia faz a captura e análise dos dados, cabe às pessoas avaliarem ações e terem atitudes estratégicas.

Empresas e startups investem cada vez mais na automação de processos. Isso permite que o seu departamento tenha muito mais produtividade e organização ao realizar as tarefas diárias. Além disso, isto garante uma integração ainda maior entre as equipes e os profissionais que fazem parte do processo.

Eu preciso automatizar meu negócio? Sim. Este é o futuro! Quer saber mais sobre os benefícios? Entenda como automatizar processos pode alavancar resultados aqui em nosso blog!

A Docket oferece a melhor plataforma para que você gerencie e organize os seus documentos cartorários e forenses. Conheça nossos serviços e desfrute dos benefícios da automação no jurídico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *