A matrícula de imóvel e os 3 principais setores da economia

06/05/2021
Leitura em: 7 minutos
Fatos importantes sobre a matrícula de imóvel
Entenda a influência da Matrícula de imóvel em diferentes segmentos.

A matrícula de imóvel é um dos documentos mais importantes no processo de análise de compra de um imóvel. Este documento contém informações valiosas, podendo ser comparado até mesmo com uma certidão de nascimento, visto que o mesmo “atesta” a existência do imóvel com descrições detalhadas, bem como informações de seus proprietários, medidas, operações de compra e venda e outros fatos relevantes a que o imóvel tenha sido submetido.

Através da matrícula de imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis,  é possível saber se a pessoa que está vendendo o imóvel é de fato o seu legítimo proprietário ou se o mesmo consta como garantia de crédito ou hipoteca. 

Além disso,  a certidão de matrícula de imóvel também é essencial para operações de liberação de crédito ou financiamento no setor financeiro. Isso porque, caso o imóvel seja utilizado como garantia, um dos documentos avaliados é a matrícula de imóvel, com a finalidade de identificar algum tipo de averbação na propriedade. 

Para que você entenda a influência da Matrícula de imóvel em diferentes segmentos, separamos uma lista com os fatos mais importantes sobre ela, veja: 

1 – Matrícula de Imóvel e o setor financeiro

A compra e venda de imóveis requer muita cautela. Isso porque, em seus processos o investidor corre o risco de que a pessoa ou instituição que fez a oferta dos títulos acabe por não cumprir com a negociação feita ou até mesmo encontrar em seu percurso uma matrícula falsa, um imóvel já hipotecado, a ausência de anuência do cônjuge, entre outros problemas. 

Por isso, a gestão de risco de crédito é um fator muito importante com o qual as instituições precisam lidar para que aconteça uma concessão de crédito segura. Neste processo, a matrícula de Imóvel tem como finalidade auxiliar na identificação de  averbação na propriedade, impedindo que uma pessoa de má fé venda o mesmo imóvel para duas pessoas diferentes. 

2 – Matrícula de Imóvel e o setor agro 

Com a modernização das transações comerciais facilitadas pela tecnologia da informação e a ágil troca de documentos,a matrícula de imóvel no setor agro tem como objetivo prevenir uma eventual situação de risco, seja financeiro, criminal ou até mesmo de imagem e  garantir ao credor a segurança para liberação de crédito rural quanto às formas de garantia que vinculam um bem móvel. Ou seja, ela garante que o bem negociado permaneça sob posse do devedor, mas vinculado ao cumprimento da obrigação acordada.

3 – Matrícula de Imóvel no setor Imobiliário 

Em um processo de compra e venda existem outras etapas necessárias, como a formalização de um contrato de imóvel, passo que protocola a negociação entre as duas partes: vendedor e comprador. Este contrato contém informações relevantes sobre o imóvel e os envolvidos na negociação. 

Com o contrato formalizado, o próximo passo é a formalização da escritura do imóvel, no qual o  comprador e vendedor atestam o desejo de prosseguir com a negociação registrando-a em cartório. Nesta fase é possível realizar a análise de risco, tanto por parte do vendedor, onde se é diagnosticado o motivo da venda ou qualquer pendência judicial, quanto do comprador, para liberação de crédito. 

Quando emitida e assinada a escritura do imóvel, é necessário enviá-la ao cartório de registro. Concluída esta etapa, o comprador passa a ser responsável pelo pagamento do IPTU e pode reformar o imóvel ou vendê-lo, por exemplo.

A função da matrícula de imóvel é registrar todos os processos até aqui com informações, como:  data de construção, nome dos seus proprietários, engenheiro responsável pela obra, disputas judiciais envolvendo a propriedade etc. Apenas com ela é possível garantir a legalidade de uma construção. Ou seja, se uma obra é feita em um terreno de outra pessoa, ela garante o direito à reintegração de posse. 

Podem ser inúmeros os entraves burocráticos existentes na esteira de operações imobiliárias, que fazem com que haja a perda de tempo, produtividade e dinheiro durante o processo de atendimento a diferentes tributos, impostos e certidões.

Diante deste cenário, a Docket surgiu com a missão de trazer mais celeridade aos processos burocráticos, de ponta a ponta, através de toda sua infraestrutura. 

Com tecnologia e inovação, é possível acelerar a rentabilidade de grandes construtoras, evitando problemas na gestão de processos através de suas funcionalidades, assim como aconteceu na Gerdau. 

Através de toda infraestrutura oferecida pela Docket, a Gerdau, maior produtora de aço brasileira, com 31 unidades produtoras de aço distribuídas em 10 países e ações listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex), conseguiu otimizar seus processos inerentes à gestão imobiliária e garantir a regularidade de seus imóveis vinculados à compra, venda, locação, comodato e arrendamento. 

Com maior produtividade no decorrer de toda a sua esteira operacional, a Gerdau reduziu o lead time de suas atividades, e conquistou mais assertividade e precisão nas tomadas de decisão, otimizando a experiência de seus clientes internos graças à aplicação das funcionalidades da plataforma do Shopping de Documentos da Docket. 

Também pertencente à plataforma do Shopping de Documentos, a Docket possui a R.E.A. (Real Estate Analysis), software de Inteligência Artificial, que possibilita a pré-análise de documentos em menos de um minuto, mitigação de riscos de fraudes e erros humanos, garantindo que qualquer pendência ou gravame sejam notados antes de seguir com os procedimentos.

O Shopping de Documentos ainda oferece toda a centralização organizada das informações em uma única plataforma, facilitando a gestão e garantindo maior assertividade e segurança aos processos. 

Além disso, a Docket conta também com o produto de Pesquisa de Bens, com o qual é possível realizar uma pesquisa de bens imóveis de Pessoa Física e Jurídica em cidades de todo o Brasil. Ao localizar o imóvel, a emissão das matrículas e certidões podem ser solicitadas online de forma rápida e otimizada.

Grandes empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações. Experimente você também, os benefícios que a tecnologia pode oferecer para sua empresa!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!