Enquanto diversos setores sofrem com os reflexos causados pela pandemia do COVID-19, o mercado de seguros avança exponencialmente. Isso porque milhares de brasileiros sentiram bater à sua porta a necessidade de um respaldo que garanta tranquilidade para que possam seguir em frente. Afinal, a insegurança que assola a todos nesse contexto é enorme.
Para você ter uma ideia do impacto da movimentação nesse segmento, só no primeiro trimestre de 2021, o setor de seguros cresceu 10,3%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Outro fator que alavancou fortemente o desenvolvimento do setor foi o aumento das fusões, aquisições e parcerias, já que as operações de M&A são capazes de oferecer um grande crescimento para as empresas, com ganhos imediatos por meio da economia de escala.
Todo esse crescimento acelerado gerou novos desafios para o setor de seguros, uma vez que esse tipo de segmento é altamente complexo e envolve diversos processos específicos para administrar apólices, precificar e ofertar novos negócios, tratar as demandas dos clientes, seja para o seguro de vida ou para o seguro de carro, além de processar os pagamentos de sinistros.
Em paralelo aos encargos que fazem parte do relacionamento com o cliente, as seguradoras têm que lidar com a rede de pessoas relacionadas à empresa, tais como: prestadores de serviços, corretores de seguros, redes credenciadas, entre muitos outros. Ou seja, uma série de obrigações e responsabilidades que precisam ser bem alinhadas para evitar dores de cabeça à corporação.
Quais são os principais desafios operacionais enfrentados pelas seguradoras?
Sobrecarga e morosidade nos canais de atendimento:
Com uma demanda tão elevada é de se esperar que o número de contatos dos clientes esteja nas alturas. Afinal, é natural que os segurados recorram às seguradoras para entenderem melhor sobre a cobertura do plano antes de efetuarem qualquer solicitação. No caso de um seguro auto, por exemplo, normalmente, o segurado quer saber até que ponto pode contar com a cobertura do seguro em caso de dano ao veículo.
Os clientes também podem congestionar as linhas telefônicas quando têm dificuldades em renovar o seguro ou cancelar o seguro e precisam de algumas orientações específicas, o que acarreta em uma sobrecarga geral nos canais de atendimento e que culmina na insatisfação dos segurados, que têm uma péssima experiência de atendimento.
Grandes riscos de fraude:
O aquecimento elevado do setor faz com que pessoas oportunistas voltem seus olhares para ações ilícitas contra a instituição de seguros. Sendo assim, as seguradoras ainda precisam lidar com falsas informações na contratação do seguro ou ao longo do processo de sinistro, que podem chegar a indenizações cujos valores são total ou parcialmente indevidos.
Levantamento de um alto volume de documentos:
Os documentos são uma prova de autenticidade de algum acontecimento, condição ou habilitação. Sendo assim, com o crescimento do volume de clientes, a quantidade de documentos também cresce. Analisar cada um deles minuciosamente antes da formalização do contrato de seguro é fundamental, o que acaba se tornando uma das grandes dificuldades do corretor de seguros.
Dentre os documentos essenciais para a celebração de um contrato, estão a Certidão Civil, Certidão de Breve Relato, Certidão de Executivos Fiscais Estaduais e Municipais, Certidão de Dados Cadastrais, Registro de Incorporação Imobiliária, Distribuição Criminal e Certidão Negativa de Débito (CND).
Como a Docket impulsiona o avanço do mercado de seguros?
Em uma realidade de mercado cada vez mais conectado, onde o cliente busca por serviços altamente especializados e respostas rápidas, a transformação digital das empresas é cada vez mais necessária.
Pensando nisso, a Docket oferece toda a infraestrutura tecnológica e inteligência artificial capazes de acelerar a esteira de rentabilidade dos principais segmentos econômicos do país, inclusive do mercado de seguros. Por meio das plataformas da Docket, é possível transformar, de ponta a ponta, toda a jornada operacional, desde o levantamento de documentos até a pesquisa de bens.
Shopping de Documentos: toda a infraestrutura e tecnologia para acelerar operações que dependem de documentos, de ponta a ponta, capaz de otimizar o trabalho com mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil. Tem uma utilização simples e funcional, com um dashboard e a geração de relatórios completos, garantindo controle total do fluxo de documentos.
Pesquisa de Bens: faz a pesquisa de bens de forma rápida e otimizada. Basta indicar o nome e o CPF, em caso de Pessoa Física ou CNPJ, no caso de Pessoa Jurídica, depois é só indicar a cidade ou os órgãos onde deseja pesquisar. Você ainda pode inserir dados que facilitem o gerenciamento dos pedidos na plataforma, garantindo uma redução de custos e o aumento de produtividade.
Coloque a sua instituição entre os principais players do mercado.
Leve a transformação digital da Docket para a sua empresa agora mesmo.