Política de Cookies

Written by 08:00 Gestão

Boas práticas de gestão de licenças e alvarás

Boas práticas de gestão de licenças e alvarás

Os processos que envolvem esse tipo de documentos podem ser cruciais para determinar o sucesso ou o fracasso das operações

Uma boa gestão de licenças e alvarás é fundamental para a estabilidade e o crescimento das empresas. Além de uma obrigação legal, a conformidade regulatória é uma estratégia para evitar riscos de danos à imagem da empresa, paralisações e até multas.

Somente com insights de especialistas e profissionais da área é possível lidar com a complexidade das variadas regulamentações. Aqui trazemos os erros mais comuns que são cometidos pelas empresas e as soluções práticas para superá-los.

Neste artigo você conhecerá os erros mais comuns e as soluções mais eficazes para não cometê-los. Confira!

Quais são os erros mais comuns nesse processo?

Documentação incompleta

Sem licenças definitivas, não há como assegurar a regularidade operacional, trazendo sérios problemas de imagem, multas e custos adicionais.

Desconhecimento legal

Cada município tem legislações e regulamentações específicas que podem gerar atrasos e impedimentos para obtenção de alvarás e licenças.

Subestimação do EVTL

O Estudo de Viabilidade Técnica e Legal feito com antecedência vai evitar descobertas tardias que podem inviabilizar o projeto, como contaminação do solo.

gestão de licenças e alvarás

Planejamento fragmentado

A obtenção de licenças precisa considerar todos os requisitos necessários como segurança e aspectos ambientais para evitar falhas no processo de licenciamento.

Gestão desorganizada

A não conformidade e perda de prazos são resultados comuns quando não há um sistema para gerenciar datas, documentações e renovações.

Despreparo e falta de conhecimento técnico

O conhecimento técnico da legislação e processos regulatórios são essenciais para evitar erros na gestão de licenças e alvarás que afetarão a conformidade da empresa. 

Comunicação ineficiente

A comunicação entre os departamentos internos e a importância da regulamentação vão impedir erros e atrasos nos processos de licenciamento.  

Visão estratégica limitada

Mudanças regulatórias vão ocorrer! Por isso, é preciso antevê-las e ter uma visão estratégica sobre o impacto das licenças e alvarás na operação.

gestão de licenças e alvarás

Conheça as soluções práticas para melhorar a gestão de licenças e alvarás

É possível identificar uma série de burocracias na gestão de licenças e alvarás, e existem soluções eficazes que evitará atrasos, danos à imagem da empresa, paralisações inesperadas e multas gravíssimas:

  • Prioridade para Licenças Definitivas sobre Protocolos Temporários;
  • Tenha Documentações Organizadas e Atualizadas;
  • Realize o Estudo de Viabilidade Técnica e Legal com antecedência;
  • Conhecimento Prévio das Especificidades Legais e Locais;
  • Desenvolva um Plano de Licenciamento Abrangente;
  • Sistemas de Gestão Eficientes Fazem a Diferença;
  • Comunicação de Qualidade entre Departamentos;
  • Traga Formação e Atualização Constante aos Profissionais.

E como a Docket pode ajudar nesse processo?

São diversos desafios e estratégias que fazem toda a diferença no processo de obtenção de licenças e alvarás, mas com as estratégias corretas e o apoio adequado, é possível transformar obstáculos em oportunidades de crescimento e inovação.

Se a sua empresa não quer esbarrar nesses problemas e erros mais comuns, ou quer otimizar os seus processos regulatórios, tenha a Docket como sua principal aliada!

Aqui estamos disponibilizando soluções práticas mais detalhadas para que sua gestão de licenças e alvarás aconteça com os melhores cenários e maior eficácia.

Visited 51 times, 1 visit(s) today