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Written by 15:40 Jurídico

Como otimizar o gerenciamento de Alvarás e Licenças?

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Atualmente, uma das principais vantagens da tecnologia no gerenciamento de alvarás e licenças é a automação de fluxos de trabalho e, consequentemente, a otimização desses processos.

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que o empreendedor brasileiro ainda encontra atualmente diversos desafios no processo de abertura e regularização para sua empresa.

Nesse contexto, eles são causados principalmente pelo excesso de exigências em regulamentações, redundância nos requisitos de documentação e legislações feitas a distância da realidade do ambiente daquele profissional.

Por isso, é necessário entender qual a forma correta de otimizar o gerenciamento de documentos como Alvarás e Licenças, e quais desses mesmos são necessários para cada tipo de negócio.

As dificuldades enfrentadas pelas empresas sem um gerenciamento de alvarás e licenças adequado

A Lei da Desburocratização e Simplificação está em vigor desde 2018; contudo, são inúmeros os entraves burocráticos que impedem o crescimento econômico do país – e espantam investidores externos e dificultam o surgimento de novos negócios.

Assim como já foi mencionado em outros posts do nosso blog, o estudo Doing Business, realizado pelo Banco Mundial, aponta que a burocracia atrapalha, especialmente, três procedimentos fundamentais de um empreendimento:

  • A abertura de novos negócios e empresas;
  • O impacto negativo na produtividade, gestão e operação, com mais de 1.500 horas dedicadas apenas a tributos, impostos e questões burocráticas;
  • Entraves no fechamento de empresas, que geram ineficiência e paralisação de recursos.

Para se ter uma ideia, apenas no setor de construção, mais de 60 documentos são solicitados para dar início a uma obra. Contudo, imagine a repercussão deste tema em larga escala, quantas empresas têm suas metas atrasadas, quantos empregos são prejudicados.

Neste cenário, a Docket utiliza a tecnologia para acelerar os processos inerentes à esteira burocrática e, assim, colabora com o desenvolvimento do negócio, automatizando o gerenciamento das documentações necessárias para a emissão de alvarás e licenças.

Quais as vantagens do gerenciamento de alvarás e licenças com a Docket?

A plataforma desenvolvida pela Docket ajuda as empresas a manterem todos os seus documentos regulatórios centralizados em uma única tela, com acesso rápido e prático.

Funcionalidades

  • Monitoramento de Alvarás, licenças e documentos regulatórios: Acompanhe os status das suas documentações, crie checklists e controle o centro de custos diretamente na plataforma.
  • Alertas de vencimento por e-mail ou notificações push: Receba alertas de vencimento e organize a documentação necessária para a renovação, evitando multas e interdições.
  • Gerenciamento de alvarás e licenças automatizado: Cadastre protocolos e acompanhe os status das documentações para tomar decisões assertivas em suas operações.
  • Mapa de operações: Obtenha a geolocalização de Alvarás e Licenças e tenha uma visão macro das atividades das suas filiais.
  • Alertas de pendências e vencimentos: Receba alertas em caso de vencimentos, erros nas informações ou pendências na obtenção de alvarás e licenças.
  • Relatórios: Acesse relatórios completos de usuários e grupos com toda a movimentação de documentos na plataforma.
  • Armazenamento Flexível: Organize um grande volume de documentos, independentemente do número de unidades ou filiais da sua empresa.
  • Equipe de Customer Success (Sucesso do Cliente): Receba treinamentos e suporte para aproveitar ao máximo as funcionalidades da plataforma.

Como resultado, você e seu time podem cuidar do core business da empresa, enquanto a Docket cuida da burocracia.

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