Política de Cookies

Written by 10:54 Blog, Startups

Talks By Leo: CEO Da Docket Explica Como a Empresa Se Tornou a Maior Legaltech do Brasil

dcoket

O CEO e fundador da Docket, Pedro Roso, participou do episódio 144 do podcast Talks by Leo, liderado pelo empreendedor Leo Kuba. No bate-papo, Roso apresentou os principais pontos da jornada da Docket, desafios enfrentados nesta trajetória, além é claro das soluções da companhia com foco em inteligência artificial, bem como visão de futuro. 

Desde sua fundação em 2016, a Docket se destaca pela capacidade única de identificar e resolver os desafios enfrentados pelos clientes. A empresa reconheceu as dificuldades enfrentadas por diversos setores ao lidar com a burocracia na obtenção de documentos públicos. No Brasil, cada um dos 5.500 municípios emite uma variedade de documentos, cada um com procedimentos distintos e muitas vezes desorganizados. Essa realidade implica em custos operacionais significativos para empresas e indivíduos que necessitam acessar essas informações para concluir transações.

Modelo de Negócios Inovador

A visão da Docket foi transformar esta complexa “esteira” de documentos em uma plataforma unificada, que não só agiliza o processo para os solicitantes, mas também beneficia os negócios receptores ao reduzir tempo e custos associados à formalização e análise de crédito. Com essa abordagem, a Docket consegue otimizar operações comerciais e aumentar a eficiência em diversas etapas do processo.

A Trajetória da Docket

Desde suas primeiras operações no e-commerce, a Docket expandiu rapidamente suas atividades para setores chave como real estate, serviços financeiros e agronegócio. O ano de 2016 marcou não apenas o início da empresa, mas também seu rápido crescimento e consolidação como um player essencial na economia nacional. Esse crescimento foi sustentado por uma contínua capacidade de inovação e adaptação às necessidades do mercado, permitindo à Docket se destacar em múltiplos setores.

Inovação Tecnológica

Em 2018, a Docket foi selecionada para o Scale-Up da Endeavor e participou da primeira turma brasileira do Launchpad Program do Google, destacando-se pelo uso de Inteligência Artificial e machine learning na análise de documentos. Com o uso de algoritmos avançados, a empresa processa entre 80 e 100.000 operações mensais, analisando matrículas de imóveis em menos de um minuto. Recentemente, lançou uma solução de IA específica para o setor agro, acelerando a análise de certidões de penhor que levariam dias para apenas 30 segundos, o que transformou significativamente a liberação de crédito agrícola.

Resposta Rápida à Pandemia e Expansão

Com a chegada da pandemia em 2020, a Docket aproveitou a aceleração da digitalização dos processos para manter seu ritmo de expansão, beneficiando-se de um cenário favorável à adoção de soluções digitais. Em 2022, reconhecendo a necessidade de novos recursos para sustentar esse crescimento, a Docket iniciou uma nova rodada de captação de investimentos. Ao final do ano, atraiu investidores estratégicos como Gerdau, Bradesco e TM3 Capital, que forneceram o capital necessário e fortaleceram a governança da empresa, mesmo em um mercado desafiador. Essas novas parcerias e recursos permitem à Docket continuar explorando novas oportunidades de mercado e impulsionando seu compromisso com o crescimento sustentável.

Proximidade com os Clientes

Mas o que torna a Docket referência no que faz vai além da funcionalidade operacional; a proximidade com os clientes torna a experiência ainda mais significativa. “Pelo menos uma vez por semana, eu faço questão de almoçar com um dos clientes ou prospects; é um compromisso profundo com os valores centrais da empresa,” comenta Pedro Roso, CEO da Docket. Esse ritual não é apenas uma prática de negócios, mas uma demonstração de como a Docket valoriza e busca entender constantemente as necessidades de seus clientes.

Visited 78 times, 1 visit(s) today