Conheça a Tecnologia que Agiliza a Averbação de Imóvel

23/06/2021
Leitura em: 6 minutos

Se antes a tecnologia era uma alternativa pouco priorizada em alguns setores do mercado brasileiro, em outros podemos dizer que já construiu sua morada e veio para ficar definitivamente. Como foi o caso do setor imobiliário. 

Muito conhecido pela alta burocracia e processos extremamente longos, o segmento imobiliário conta com diversos procedimentos que envolvem os mais variados tipos de documentos e certidões. Em um cenário como esse, não é difícil imaginar que a tecnologia seja uma forte aliada. Afinal, é por meio dela que é possível reduzir custos, otimizar tempo e garantir um bom fluxo de trabalho.

Para se ter uma ideia, migrar para o digital é tão relevante ao setor nos dias atuais que o próprio presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o engenheiro civil Luiz Antonio Nogueira de França, concedeu a seguinte declaração ao Estadão: “O Brasil precisa passar por uma fase de desburocratização. A aquisição do imóvel tem que se tornar mais rápida e ser cada vez mais digital – inclusive com relação aos cartórios de imóveis.” 

Essa possibilidade abre novos horizontes e mapeia um futuro promissor para o mercado imobiliário. No entanto, existem operações muito necessárias para o setor e que ainda são grandes entraves para o crescimento real das corporações, inclusive de construtoras e incorporadoras. Um bom exemplo disso é a Averbação de Imóvel.   

O que é e como fazer Averbação de Imóvel?

A Averbação de Imóvel consiste em formalizar qualquer modificação feita na propriedade, sendo assim, deve ser registrada no cartório de imóveis para o devido efeito legal. As averbações do imóvel são adicionadas à matrícula do próprio imóvel para que seja possível conferir posteriormente todo o histórico da propriedade em questão. 

Vale lembrar que é necessário estar presente na matrícula do imóvel a escritura de compra e venda, doação e herança. No caso de qualquer ônus, é preciso constar também a hipoteca, penhora ou alienação fiduciária. 

A princípio pode não parecer tão complicado, mas a Averbação de Imóvel requer um certo trabalho de pesquisa, pois é necessário descobrir em qual cartório de registro de imóveis a propriedade está e se locomover até lá para entrar com o pedido de alteração.

Os documentos para Averbação de Imóvel podem variar de acordo com o objetivo de sua realização. Outro fator que tem sua variação é o tempo que demora a Averbação de Imóvel. Como a operação só começa de fato depois que todos os documentos forem devidamente validados, uma averbação de imóvel pode se prolongar por cerca de 30 dias.

Qual a importância da Averbação de Imóvel?

Fazer a Averbação de Imóvel é importante para a segurança jurídica, tanto para quem está comprando, quanto para quem está vendendo. Afinal, só com todas as informações sobre o imóvel atualizadas e devidamente registradas, a propriedade pode ser considerada regular. 

A averbação em si é um ato muito importante. Em diversos outros casos, a averbação se faz completamente necessária, tais como: averbação da penhora no registro de imóveis, averbação de obra de construção civil no registro de imóveis, averbação de partilha no registro de imóveis, averbação da construção junto ao registro de imóveis, averbação de imóvel após inventário e averbação de ação de conhecimento na matrícula do imóvel. 

Como a Docket agiliza a Averbação de Imóvel com tecnologia 

A Averbação de Imóvel é um tipo de operação na qual são necessários diversos tipos de documentos, que podem variar ainda de acordo com cada situação. Além disso, todas as averbações existentes são colocadas na matrícula do imóvel e ler esse tipo de documento por completo requer uma grande dedicação de tempo. Algo que pode ser muito prejudicial para a esteira de produtividade da sua empresa. 

Diante desse cenário, a Docket investiu maciçamente em tecnologia e desenvolveu o Módulo Administrador do Shopping de Documentos, que é capaz de viabilizar a gestão inteligente em uma única plataforma. Por meio dele, é possível ter um controle total no gerenciamento de documentos, operações, contas, centros de custo, usuários e grupos. 

Conheça os principais benefícios do Módulo Administrador para a sua empresa: 

– Todos os seus documentos organizados na plataforma;

– Acesso rápido às informações;

– Visão macro de suas operações;

– Gerenciamento de grupos de usuários;

– Controle dos centro de custos;

– Plataforma customizável;

– Diferentes níveis de permissões.

Dê início agora mesmo à transformação digital da sua corporação com a Docket. 

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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