Tudo sobre CPR Verde: o que é, para que serve e como começar!

06/10/2021
Leitura em: 6 minutos
Na imagem, um produtor rural está avaliando uma plantação de milho.
Guia da CPR Verde: tudo que você precisa saber!

TL;DR: A Cédula de Produto Rural Verde é um novo decreto para estimular os produtores rurais a tomar ações mais sustentáveis enquanto produzem trazendo vantagens financeiras. 

Esse documento permite que empresas interessadas em diminuir as emissões de gases de efeito estufa, entre outros tipos de poluição e desmatamento, adquiram os títulos da CPR Verde para manter uma área conservada junto ao produtor rural.

Para saber o que é Cédula de Produto Rural Verde, para que serve e como fazer para começar, continue a leitura!

O que é CPR Verde? 

A CPR Verde é um contrato entre entes privados para incentivar que produtores rurais tenham um projeto de conservação da mata nativa, podendo transformar essa iniciativa em um ativo que será negociado com uma instituição ou empresa que precise fazer uma compensação de carbono ou proteger alguma área de interesse da biodiversidade brasileira. É importante ressaltar que o Governo não tem nenhuma participação no acordo entre a empresa e o produtor rural.

Para a negociação, uma terceira parte precisará certificar o título da cédula. Essa certificação vai mostrar, entre outras coisas, a quantidade de carbono que será objeto daquela CPR Verde.

Com esse certificado emitido, o produtor rural e a empresa interessada definirão as cláusulas referentes ao ativo ambiental, incluindo qual será a forma de pagamento, que também poderá ser feita por uma conta garantia.

Quais são as atividades relacionadas à conservação contempladas pela CPR Verde?

Segundo o Decreto nº 10.828, de 1º de outubro de 2021, fica autorizada a emissão de CPR para os produtos rurais obtidos por meio das atividades relacionadas à conservação e à recuperação de florestas nativa e de seus biomas que resultem em:

  • redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • manutenção ou aumento do estoque de carbono florestal;
  • redução do desmatamento e da degradação de vegetação nativa;
  • conservação da biodiversidade;
  • conservação dos recursos hídricos;
  • conservação do solo; ou
  • outros benefícios ecossistêmicos.

CPR Verde e a Lei da CPR Rural

A CPR Verde é recente, mas a CPR no agronegócio existe há muitos anos. A Cédula de Produto Rural foi instituída pela Lei 8.929/94 para viabilizar a produção e comercialização da produção por meio da antecipação de crédito. 

Essa cédula já podia ser usada para diversas finalidades como: aquisição de produtos e insumos agrícolas, financiamento rural de produção e prestação de garantia, a partir de agora também pode gerar mais uma fonte de renda para o produtor rural com a conservação da natureza.

Como fazer para participar do programa CPR Verde? 

Como mencionamos anteriormente, um terceiro precisa atestar qual é a atividade relacionada à conservação que está sendo executada pelo produtor rural e deverá ser remunerada pela empresa ou instituição interessada. 

Para ter eficácia contra terceiros e direitos garantidos, a Cédula deve ser inscrita no Cartório de Registro de Imóveis do domicílio do emitente. Isso resguardará tanto o produtor rural quanto a empresa que está adquirindo o serviço sobre as cláusulas acordadas anteriormente. 

Qualquer alteração deverá ser registrada no documento oficial no cartório de registro e, para ser quitada, o produto que foi prometido deve ser entregue completamente. Nesse caso, o produto é o serviço de conservação da biodiversidade. 

Quais são os benefícios da adoção de ações de sustentabilidade?

Além da possibilidade de ter rendimentos com a Cédula de Produto Rural Verde, algo que é inédito no mundo inteiro, as práticas sustentáveis tem vários benefícios tanto para o produtor rural quanto para toda a sociedade no Brasil e no planeta Terra. 

Desde a preservação da fauna e flora nativas brasileiras até a mitigação do efeito estufa, as práticas sustentáveis podem ajudar o agronegócio a ser melhor visto pela população, já que é uma das atividades que mais movimenta o Brasil e contribui para o nosso PIB. 

Desafios da gestão operacional da CPR

A CPR Verde é mais um documento que você deve ficar de olho. Todo o processo necessita de outras certidões, além da vistoria de uma empresa externa comprovando qual ação sustentável está sendo praticada. 

Para te auxiliar nas operações, de ponta a ponta, com infraestrutura e tecnologia para acelerar toda a esteira burocrática, conte com o Shopping de Documentos da Docket. A plataforma também emite relatórios completos de forma automática e ter o controle total dos processos que dependem de documentos.

Todos os documentos armazenados no Shopping de Documentos ficam disponíveis para download sempre que você precisar! Para saber mais sobre essa plataforma entre em contato com a Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. Rogerio Souza disse:

    Gostaria de saber o processo de Emissão do CPR-Verde, como :
    1) a iniciativa cabe ao Produtor Rural, ou proprietário de terras ?
    2) cabe a quem a Certificação de que o serviço se identifica com a legislação, e quem calcula seu valor e prazo de vigência ?
    3) a Docket é uma certificadora ?

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, Rogério! Espero que esteja tudo bem!

      O produtor que quer preservar uma área de floresta em sua propriedade, ou até formar uma nova, deve encontrar um interessado em investir na preservação ambiental, seja uma empresa, indústria ou instituição.

      Os parâmetros do negócio (preço, área, forma de conservação ou de plantio e mensuração dos valores dos serviços ambientais propostos) são estabelecidos pelas partes e o produtor emite a CPR espelhando as bases do pacto e registrando o título junto a agentes registradores autorizados.

      Não, a Docket não é uma certificadora. Nós conseguimos auxiliar no processo de emissão da CPR com o software Shopping de Documentos para acelerar a esteira burocrática de ponta a ponta no processo.

      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas, caso ainda tenha ficado alguma questão é só entrar em contato com a gente!

  2. Marcos Pachiega disse:

    Qual o retorno financeiro para quem investe na CPR Verde? No caso do produtor, ele tem o investimento e passa a preservar parte de sua área. Mas e o investidor? Qual ganho monetário ele tem?

    1. Docket Brasil disse:

      Bom dia, Marcos. Tudo bem?

      O decreto institucional da CPR Verde foi instituído pelo governo, mas é um mercado voluntário de entes privados. Para ser negociado, esse título terá que receber uma certificação de um ente independente. Tal certificação atestará, por exemplo, a quantidade de carbono que poderá ser objeto da CPR Verde. De posse da certificação, as duas partes definirão as cláusulas referentes ao ativo ambiental, incluindo, entre outros pontos, as formas de pagamento, que poderá ser feito também por uma conta garantia.

      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

  3. Renata disse:

    QUAIS EMPRESAS POSSO CONTRATAR PARA CERTIFICAR O MEU CPR VERDE

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, Renata. Tudo bem com você?

      No momento, não conhecemos nenhuma opção para te indicar. A Escola Nacional de Gestão Agropecuária fez uma live sobre o assunto que pode te ajudar, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=uDgFI5-62Pc

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!