Venda, fusão ou investimento: sua empresa está pronta?

03/09/2020
Leitura em: 3 minutos
Categorias:
Venda, fusão ou investimento

Realidade de uma série de empresas e startups, o M&A (Fusões e Aquisições) é mais comum do que parece, e tem crescido bastante nos últimos 10 anos. Inclusive, alguns negócios já têm sido criados com o objetivo de venda futura.

Vender participações da companhia não é só uma operação econômica, é também uma questão estratégica e de planejamento. Entender o momento e os objetivos da empresa, além de mapear os próximos passos, são ações necessárias para iniciar ou não uma abertura para o mercado.

Nesse cenário, os investimentos são um ótimo caminho para crescer rapidamente. Mas a sua empresa está pronta para esse processo?

Due diligence de risco

Processo obrigatório na venda, fusão ou investimento, a due diligence de risco é o processo de busca de informações e garantias jurídicas da empresa. Essa operação é fundamental para identificar a situação legal, fiscal e financeira da empresa antes do recebimento do investimento ou a venda/fusão.

Os documentos do negócio, sejam eles cartorários, forenses ou mesmo atas de reunião, são essenciais para verificar a autenticidade de todas as informações que serão analisadas na due diligence de risco.

Os pontos principais para a análise são:

Análise fiscal-contábil

Conhecer os passivos e a situação dos impostos, tanto os atuais quanto os futuros, é essencial para identificar se a empresa está de acordo com as questões tributárias e jurídicas.

Análise financeira

Um dos principais aspectos na venda, fusão ou investimento, a due diligence de risco também analisa os dados financeiros e desempenho em geral do negócio. Para entender tais pontos, é importante conhecer os ganhos, bens, passivo, dívidas, administração, plano de negócio, etc.

Análise legal

Analisar as questões legais de todo o negócio, inclusive dos recursos humanos, é um passo imprescindível antes de dar sequência em uma operação dessa importância. Estrutura legal, contratos, processos e outros pontos são acompanhados nessa etapa da due diligence de risco.

Docket auxiliando a due diligence

A Docket é uma lawtech que desenvolveu uma tecnologia que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos. Dessa maneira, reduzindo custos e o tempo na obtenção dos documentos em até 80%.

Essa velocidade e assertividade na obtenção de documentos é fundamental para uma due diligence mais completa e rápida, facilitando a operação de venda, fusão ou investimento.

Para conhecer mais sobre a solução da Docket e sobre nossos serviços, conheça nossa plataforma e entre em contato conosco!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Tudo sobre a Certidão de Penhor do Livro 03


Com este artigo você vai aprender os conceitos de certidão de penhor, matrícula de imóveis e tudo sobre o Livro 03 de Registros Auxiliares.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!