Principal legaltech de emissão, interpretação e gestão de documentos aposta em negociações conjuntas para impulsionar a desburocratização do País
A Docket, maior legaltech do Brasil, fechou um contrato de parceria com o Sienge by , um dos maiores ERPs para construção civil. O objetivo é difundir as soluções da Docket em emissão, interpretação e gestão de documentos, com inteligência artificial (AI) já embarcada, para a base de clientes do Sienge, totalizando cerca de 6 mil empresas.
Para o Sienge, é a oportunidade de expandir seu portfólio com a tecnologia inovadora da Docket, fortalecer a marca, otimizar seus processos internos, ter acesso a suporte e treinamento, além, é claro, de ter crescimento da receita ao oferecer as soluções Docket. Em contrapartida, a legaltech tem como foco a atração de novos clientes, ampliação da visibilidade de marca, aumento de competitividade e novas oportunidades de negócios. “Pretendemos alcançar um público que pode se beneficiar da nossa tecnologia desburocratizando seus processos, de ponta a ponta, com a utilização da inteligência artificial (AI) nas operações que dependem de documentos”, explica Pedro Roso, CEO da Docket.
A parceria consolida a Docket como referência em software para o segmento da construção civil, já que a proposta de valor da empresa está ancorada na desburocratização de operações da esteira do desenvolvimento imobiliário e seus processos que dependem de documentação emitida por órgãos públicos. Neste cenário, a legaltech se destaca com soluções que otimizam as operações de repasse bancário, due diligence imobiliária, aquisição de terrenos, operações estruturadas, além de atualizações de land bank, SPE’s e DJU’s. A Docket conecta construtoras e incorporadoras a mais de 35 mil órgãos públicos de todo o País, resultando em operações 80% mais ágeis, além de uma redução de custos de até 20% e aumento em 30% do índice de satisfação dos clientes deste segmento. Hoje, aproximadamente 60% dos documentos emitidos via software Docket são entregues em até 24 horas, representando ganho de eficiência operacional e aumento de receitas na ponta.
Com a grande quantidade de documentos exigidos para a realização de projetos na área da construção civil, a automação desta esteira de operações traz agilidade, precisão e redução de erros. Um exemplo desta simplificação está centrado em uma grande construtora do País, cliente da legaltech. O desafio era destravar operações de financiamento das obras e contratações de DJU’s, que demandam um grande volume de documentação mensalmente, em mais 66 cidades e em 12 Estados. Com a Docket, foi possível a entrega recorrente, rápida e centralizada de mais de 6 mil documentos, viabilizando a liberação mais célere dessas operações junto à construtora.
Outro importante ativo da legaltech para o segmento da construção civil é a interpretação de documentos por meio da AI, funcionalidade que vem sendo desenvolvida na companhia desde 2018 e que difere de um simples OCR, indo além da extração dos dados. Na Docket, o software interpreta o documento e oferece uma pré-análise aos times internos das construtoras e incorporadoras, acelerando a esteira do desenvolvimento imobiliário e reduzindo consideravelmente o tempo gasto dos times na conclusão de suas operações. Por meio da plataforma, é possível analisar uma Certidão de Matrícula de Imóvel de até seis páginas em menos de 1 minuto. Quando pensamos numa esteira com 100 certidões, a redução de tempo chega a 96% no prazo de processamento das análises (cerca de 11 horas de forma manual contra 25 minutos via Docket).
A exemplo do Sienge, a Docket espera difundir muito mais suas soluções por meio de outros parceiros bastante estratégicos, alguns já na esteira de negócios da legaltech, caso da Accenture, Falconi e Inti AgSolutions. “As parcerias são norteadas pelo ganha-ganha e é nesse sentido que a Docket pretende ampliar a cooperação com outras empresas que atuem nos mercados-alvo da empresa e que estejam abertas a aumentar seu portfólio com soluções avançadas e que geram economia de tempo, aumento de produtividade e ganhos de eficiência na emissão, interpretação e gestão de documentos com o uso da AI”, afirma Roso.
Sobre a Docket
A Docket, maior legaltech brasileira, disponibiliza um ecossistema de soluções relacionadas à emissão, interpretação e gestão de documentos. Por meio de tecnologia e inteligência artificial, o ecossistema da Docket acelera as operações das empresas, sendo um aliado contra a burocracia. Com as soluções mais avançadas do mercado, a Docket é listada no 100 Startups to Watch 2023, Top 50 Scaleups, da 100 Open Startups 2023 e Top Startups do LinkedIn. Por meio de suas soluções, contribuiu para a liberação de mais de R$50 bilhões em operações de crédito. A empresa já recebeu investimentos de fundos como Kaszek, Valor Capital Group, ONEVC, Canary, Wayra, Gerdau Next Ventures, TM3 e Bradesco.