Política de Cookies

Written by 17:08 Bancos, Gestão

Sistema de crédito cooperativo cresceu quase 10% em 2020

O sistema de crédito cooperativo está crescendo. Confira quais são os desafios que as cooperativas de crédito precisam superar para manter essa evolução.

Sistema de crédito cooperativo cresceu quase 10% em 2020

Mesmo que pareça um simples ditado popular, na prática, a união faz mesmo a força e um bom exemplo disso é a cooperativa de crédito. As cooperativas de crédito no Brasil foram criadas com o propósito de garantir melhores soluções financeiras aos seus associados. Sendo assim, com todos caminhando lado a lado, o sistema de crédito cooperativo reúne ativos para financiar os negócios de seus próprios membros e garantir recursos para todos os envolvidos na comunidade. 

Apesar de lembrarem o formato de um banco, uma vez que podem oferecer diversos serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, entre outros, as cooperativas de crédito se caracterizam por colocar o poder de decisão nas mãos de seus associados. Ou seja, trata-se de um controle democrático no qual cada um de seus integrantes têm direito de voto em uma assembleia geral. Além disso, diferente de outras instituições, o cooperativismo de crédito não possui fins lucrativos.

O sistema de crédito cooperativo no Brasil tem conquistado cada vez mais adeptos. Para se ter uma ideia, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) encerrou 2020 com 11,9 milhões de associados, chegando a um número 9,4% maior em relação ao do ano anterior, como apontou a Valor. Mas, para que a associação de pessoas mantenha esse ritmo de desenvolvimento, existem vários desafios a serem superados pela frente. 

Os grandes desafios das Cooperativas de Crédito no Brasil 

Na mesma matéria da Valor, o Banco Central (BC) afirma que ainda existem obstáculos que dificultam uma expansão efetiva do crédito cooperativo no Brasil. Uma das questões encontradas pelas cooperativas é a participação de mercados alheios às suas atividades tradicionais, como é o caso do crédito imobiliário.

Essa dificuldade, inclusive, abriu portas para a chegada da cooperativa de crédito imobiliário, também conhecida como Sociedade de Crédito Imobiliário (SCI), que visa a contemplação de imóveis para seus filiados. 

Contudo, o principal desafio para uma cooperativa financeira ainda é outro. A rotina das cooperativas é repleta de burocracia, uma vez que são frequentemente necessárias a gestão e análise de risco de crédito. E, como você deve imaginar, os processos de aprovação e liberação de crédito contam com um grande volume de documentos e certidões. 

Como a Docket apoia o crescimento de Cooperativas de Crédito 

Apesar do crescimento significativo do sistema de crédito cooperativo no país, as instituições financeiras responsáveis ainda precisam lidar com diversos entraves na esteira de obtenção e análise de documentos. 

A Docket investe em tecnologia e infraestrutura de ponta, trazendo ao mercado soluções capazes de garantir a celeridade de negócios nos mais diversos segmentos, inclusive ao setor financeiro. Dessa forma, facilita a obtenção de documentos como a Certidão Atualizada de Matrícula de Imóvel, Certidão Negativa de Débitos (CND), Certidão Negativa de Tributos Imobiliários e Certidão de Distribuição de Ações Cíveis. 

Diante desse cenário, a Docket projetou o Shopping de Documentos, uma plataforma 100% digital que reúne toda a gestão de dados e operações. Trata-se de um ecossistema tecnológico criado para que a sua empresa tenha controle total do fluxo de documentos e consulte relatórios completos de tudo o que está acontecendo na plataforma. Nesse ambiente digital de fácil acesso e altamente intuitivo, estão funcionalidades que vão transformar toda a jornada operacional da sua empresa, tais como: 

Recorrência

Assim que ativada, a funcionalidade de “Recorrência” permite que os documentos sejam solicitados novamente e de maneira automática. É perfeita para clientes que precisam solicitar os mesmos documentos com frequência, uma vez que é possível configurar as recorrências de acordo com cada necessidade.

R.E.A. (Real Estate Analysis) 

A R.E.A. foi desenvolvida pelo laboratório de Inteligência Artificial da Docket e é a ferramenta ideal para tornar mais rápida, segura e eficiente a pré-análise de documentos, reduzindo também o índice de erro humano das operações. Com o uso da R.E.A., as equipes ganham mais agilidade e assertividade em análises de documentos essenciais para obtenção de crédito, garantindo uma melhor gestão de riscos e que decisões estratégicas sejam tomadas. 

Além de ler toda a matrícula de imóvel em poucos segundos, a R.E.A ainda oferece : 

– Número das páginas da matrículas nas quais os gravames foram localizados; 

– Extração automática dos dados do imóvel e do titular da matrícula analisada. 

Case Especial: Sicredi 

Entenda como a instituição financeira deu mais celeridade às suas operações com a transformação digital da Docket. 

A parceria entre a Docket e o Sicredi trouxe infraestrutura para a transformação digital de todas as operações de contemplação de imóveis do Sicredi, de ponta a ponta. Dessa maneira, foi possível agregar valor ao modelo de negócios da cooperativa de crédito e otimizar a experiência do cliente final, que já não precisa mais se preocupar com a dependência de documentação para o sucesso da operação.

Otimize a rotina corporativa com a transformação digital da Docket.  

Assim como o Sicredi, outras grandes empresas também contam com a tecnologia da Docket para colocar seus negócios à frente dos principais players do mercado. 


Visited 93 times, 1 visit(s) today