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Written by 18:55 Jurídico

Risco de crédito: 4 erros para evitá-lo

Em um mercado competitivo, seu tempo é precioso. Uma boa gestão de risco de crédito é essencial para conquistar e fidelizar clientes e aumentar lucros.

Entenda o que é risco de crédito e como evitar.
Uma boa gestão de risco de crédito é essencial para conquistar e fidelizar clientes e aumentar lucros.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o tempo é um bem precioso. Por isso, uma gestão de risco de crédito bem feita é essencial para conquistar e fidelizar clientes, aumentando assim os lucros. 

É fazendo essa análise de risco que você tenta mitigar os problemas decorrentes de uma solicitação de crédito, como a inadimplência. Para não falhar nessa etapa, continue a leitura e veja os erros mais comuns e como evitá-los!

O que é risco de crédito?

O risco de crédito é a análise da probabilidade de um cliente deixar de quitar algum tipo de dívida. Esse descumprimento é chamado de inadimplência e pode acontecer em praticamente todos os tipos de operações financeiras.

É por meio da gestão de risco de crédito que a instituição faz uma previsão do descumprimento de acordos, quais serão os impactos disso para os setores envolvidos e as ações implementadas para minimizar os danos. Podemos dizer que esse gerenciamento é o conjunto de medidas que buscam mitigar os riscos e projetar o tratamento deles e possíveis prejuízos. 

Como fazer a gestão de risco de crédito?

A gestão de risco de crédito passa inicialmente por uma análise do score de crédito e outras práticas que são avaliadas posteriormente. O objetivo principal é focar em estratégias que busquem a diminuição do risco e a proteção do crédito. 

Para garantir que a decisão seja a mais certa e segura, é necessário atenção a alguns pontos, como ter uma cultura de crédito forte e consistente que seja aliada às características do mercado, colaboradores capacitados para identificar riscos e tomar decisões precisas, administrar os processos e fluxos de informações e simplificar a comunicação para evitar ruídos e aumentar a transparência da negociação. 

Seguindo esses passos básicos, é possível resguardar a empresa e fazer uma boa gestão de risco de crédito. Para ajudar nessa missão, conhecer os 5 C’s do crédito é essencial.

5 C’s do crédito 

Você já ouviu falar dos 5 C’s do crédito? Veja quais são eles e como eles vão fazer toda diferença na sua gestão:

  • caráter: aqui é feita a conferência da reputação do cliente no mercado e seu histórico financeiro. São verificadas todas as transações realizadas e o desfecho (se foram pagas em dia, com atraso, se teve alguma disputa judicial, entre outros);
  • capacidade: é a análise das condições que o solicitante do crédito tem para pagar a dívida, como uma garantia de imóvel;
  • capital: é referente ao inventário do solicitante do crédito, todos os bens, clientes e sócios (se houver);
  • colateral: envolve as garantias oferecidas em troca do crédito, por exemplo, ativos, equipamentos, imóveis, entre outros;
  • condições: verificação da atual situação financeira do cliente, potencial de desenvolvimento ou declínio e expectativas. 

4 erros da gestão de risco de crédito que você deve evitar

Acompanhe quais os principais erros da gestão de risco de crédito que você não quer cometer na condução da sua análise financeira:

1. Armazenamento de dados

O armazenamento de dados pode ser o primeiro gargalo para a sua gestão de risco de crédito ruir. Se as informações estiverem guardadas de maneira indevida, o acesso fica mais difícil. Caso elas não estejam claras, pode gerar atrasos e erros na emissão de relatórios para análise. 

É essencial que o acesso aos dados seja fluído e simples. Além disso, todos os envolvidos no processo devem ter domínio sobre os procedimentos e saber estruturá-los da maneira correta. 

2. Dificuldade de emissão de relatórios

Caso as informações sobre o risco de crédito não estejam organizadas e classificadas, a elaboração de relatórios fica comprometida. Por isso, é essencial definir processos e buscar soluções de tecnologia para simplificá-los, como o Shopping de Documentos da Docket que pode facilitar as suas operações que envolvem documentos de ponta a ponta. 

3. Falta de cultura na gestão de crédito

É necessário ter uma equipe comunicativa e integrada para alcançar sucesso na análise de risco de crédito. Para isso, treine seus colaboradores e crie uma cultura ágil e tecnológica para alcançar os melhores resultados. 

4. Ausência de automação

A avaliação de crédito é um processo que passa por várias etapas e setores, portanto, deve estar disponível em tempo integral. Como é complexo e burocrático, o trabalho manual pode atrasar muito a operação e ainda gerar erros e atrasos frequentemente. A falta de automação na gestão de risco de crédito impacta diretamente na qualidade, pois sem eficiência você aumenta o tempo do processo e eleva os custos. 

Consequências de uma má gestão de risco de crédito

Agora que você viu os erros mais comuns, veja quais as consequências de não conseguir evitá-los:

  • Redução da previsibilidade financeira;
  • Aumento da inadimplência;
  • Desequilíbrio do fluxo de caixa;
  • Redução da competitividade do negócio;
  • Ocorrência de problemas com os clientes;
  • Inchaço da estrutura da empresa.

Conheça o Shopping de Documentos da Docket

Com o Shopping de Documentos, você tem mais eficácia, organização e assertividade no processo de gestão de risco de crédito. Isso porque na plataforma é muito simples organizar e gerenciar todas as suas operações que envolvem documentos, pois eles ficam armazenados com muita segurança e disponíveis para download sempre que necessário. 

A automatização permite controle total sobre os processos e, no Shopping de Documentos, você recebe um alerta se houver alguma informação incorreta ou faltante. As correções necessárias podem ser feitas direto na plataforma. 

Os relatórios são gerados em poucos minutos e você pode gerenciar todos os detalhes de forma simples e ágil, economizando tempo dos seus colaboradores. Também é possível criar grupos e determinar critérios de privacidade para garantir total segurança das informações. Conheça mais sobre o Shopping de Documentos da Docket!

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