Written by 15:59 Jurídico

Automatização de processos: tecnologia e produtividade

Automatização de processos: tecnologia e produtividade
Automatização de processos: tecnologia e produtividade

A automatização de processos pode ser o caminho para quem busca maior eficiência em menor tempo. A tecnologia revolucionou uma série de atividades que estão tão integradas ao nosso dia a dia. Por isso, muitas vezes, nem percebemos que vários processos já estão automatizados. Veja um exemplo:

Sempre que disparamos um e-mail, SMS ou mensagem via aplicativo para um cliente, estamos realizando o processo de comunicação, que foi automatizado através da tecnologia, não dependendo mais de cartas ou emissários.

automatização de processos, portanto, acelera uma série de demandas, potencializando resultados operacionais e dando maior produtividade estratégica.

Como posso automatizar processos na minha empresa?

O primeiro passo para realizar a automatização de processos é identificar quais deles têm gargalos. Ou seja, quais processos são mais operacionais e demandam um tempo maior do que o desejável para ser realizada – tempo que poderia ser investido em atividades mais estratégicas, trazendo melhores resultados.

Conhecendo quais são as atividades que podem ser automatizadas é necessário procurar por ferramentas e tecnologias que podem acelerar essas entregas.

Essas tecnologias variam bastante conforme a necessidade operacional do negócio. Realizar um benchmark pode ser uma ótima solução para aproximar-se dessas soluções.

Por fim, após reconhecer qual processo precisa ser automatizado e qual ferramenta auxiliará sua equipe, é preciso treinar o time para utilizar um novo software.

O treinamento é fundamental para que a mudança aconteça de maneira mais orgânica, sem ônus em tempo e dinheiro.

Automatização de processos no jurídico

A complexidade jurídica do Brasil acaba gerando gargalos e prazos muito longos. Atrasos reduzem a produtividade e o potencial de faturamento. Pensando nisso, as empresas têm buscado soluções tecnológicas para auxiliar os departamentos jurídicos na automatização de processos.

Usando tecnologia como base principal, a Docket é uma startup brasileira que desenvolveu soluções para busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões em todo o Brasil. Através de uma plataforma única, as empresas podem solicitar documentos para diversas operações, como due diligence, pesquisa de bens, aquisição de terrenos, registro de CPR e muitas outras.

Quer saber um pouco mais sobre a Docket e a transformação digital no meio jurídico? Acesse nossa plataforma e entre em contato!

Visited 3 times, 1 visit(s) today