Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel

07/07/2020
Leitura em: 3 minutos
Categorias:
Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel

A Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel ou Certidão de Cadastro do Imóvel é um documento que pode ser solicitado pelos proprietários de casas, apartamentos, edifícios e lotes. Na certidão os dados gerais do imóvel em que se baseia o lançamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU).

Para que serve?

Este documento é utilizado quando da averbação da indicação fiscal, na matrícula do imóvel registrado em Cartório. A certidão é fornecida apenas para o proprietário do imóvel ou seu procurador devidamente habilitado, portando documento pessoal (original ou cópia) com foto do seu representado, podendo ser utilizada para fins de usucapião ou regularização do INSS, bem como outras finalidades.

A Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel traz todos os dados constantes do Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças, que identificam a propriedade. Nela constam dados do terreno (área, ano de lançamento do lote, posição e testada), dados da construção (área, tipo, material, padrão, utilização), valor venal do imóvel e histórico da indicação fiscal.

Observações:

  • Para fins de usucapião, os confrontantes deverão solicitar, mediante abertura de processo para fins específicos, a Certidão de Valor Venal e a Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel.
  • Caso o imóvel não esteja inscrito no Cadastro Imobiliário, a expedição da certidão restará prejudicada, devendo o proprietário ou possuidor, inicialmente, requerer o lançamento cadastral do imóvel mediante a abertura de processo físico.
  • O Cadastro Imobiliário, mantido pela Secretaria Municipal da Fazenda, possui natureza estritamente fiscal, de modo que a existência de inscrição do imóvel não importa em presunção da regularidade no âmbito urbanístico, ambiental ou de qualquer outra natureza.
  • A Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel não serve para fins de averbação da área construída, sendo que para tal finalidade é necessário à certidão do Habite-se.

Órgão Emissor: Secretaria Municipal de Finanças.

Validade: 90 Dias.

Transforme a jornada operacional da sua empresa de ponta a ponta.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. Sonia disse:

    Estou muito intrigada com o aparecimento de uma dívida de IPTU do meu imóvel do ano de 2000, o imóvel foi comprado em 2007, pelos levantamentos nada constava, pois está isento a mais de 5 anis, como devo proceder
    Obrigada

    1. Docket Brasil disse:

      Boa tarde! Neste caso, sugerimos apresentar a averbação sobre a venda na matrícula de imóveis, comprovando que a aquisição foi realizada após a data da dívida. Este documento pode ser solicitado no Cartório de Registro de Imóveis da sua comarca. Você pode ter mais informações neste link: https://blog.docket.com.br/o-que-pode-ser-averbado-na-matricula-de-imovel/

  2. Maria Celeste Ferreira disse:

    Boa tarde.
    Meu irmão possui um terreno há anos em Itú no Portal São Thiago, mas deixou de pagar o IPTU fazmuito tempo.
    Também não possui os dados do IPTU para tentarmos atualizar a dívida.
    Como faço para ajudá-lo a regularizar essa situação, já que ele reside no Nordeste.
    Grata

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, Maria. Como vai?

      Nesse caso, é preciso procurar a prefeitura de Itu e pedir ao setor responsável que emita as guias não pagas para regularizar a situação do imóvel.
      Mesmo sem os dados do IPTU, o endereço completo e os dados do dono do terreno devem ser suficientes para encontrar as informações pendentes.
      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

Você também pode gostar

4 benefícios da automação em processos de backoffice


Para uma gestão eficiente e precisa, a automação dos processos de backoffice surge como uma saída quase que obrigatória. Saiba mais aqui!

Quais os pilares da segurança da informação?


A segurança da informação é essencial para o sucesso do negócio. Isso porque sem ela os dados e informações sigilosas ficam desprotegidas, colocando em risco toda a operação, que pode inclusive levar a multas e interdições.

A importância do compliance nas empresas


Entenda a importância do compliance nas empresas e os motivos pelos quais sua aplicação é crucial dentro das organizações.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!