Certidão de Falência, Concordata e Recuperação Judicial

06/01/2020
Leitura em: 3 minutos
Categorias:
Certidão de Falência, Concordata e Recuperação Judicial

Conhecida também como Certidão de Distribuição de Falência e Concordata ou simplesmente Certidão de Falência e Concordata, é fornecida pelo Tribunal de Justiça onde aponta a existência ou a inexistência de ações de falência e concordata, em uma determinada Comarca. Nela também se verifica se a Pessoa Jurídica abriu processo de falência ou concordata; e se os sócios Pessoa Física, caso façam parte da empresa falida.

Qual a diferença entre falência e concordata?

A falência é um processo de execução coletiva, ou seja, quando vários credores cobram um devedor em comum. Neste caso haverá a arrecadação e posteriormente a venda judicial compulsória de todos os bens do falido, para posterior divisão proporcional entre os credores.

Normalmente uma empresa que vai à falência para de funcionar. Um responsável será designado pelo Juiz, para arrecadar os bens e créditos desta empresa, vender todos os bens ativos e fazer a divisão proporcional de todo o valor arrecadado.

Já a concordata é um pouco diferente da falência, pois nela o empresário consegue, na Justiça, a chance de estender o pagamento de seus débitos enquanto continua exercendo suas atividades. Neste caso, o Juiz nomeará um representante que acompanhará todas as atividades da empresa.

Para que serve?

A Certidão Negativa de Falência e Concordata é o documento que atesta a existência ou não de pedido de falência ou concordata, recuperação judicial ou extrajudicial.

Em diversas situações a inexistência dessa pendência deve ser comprovada, sendo a mais conhecida delas nos processos de licitação. A empresa que vence uma licitação deve enviar as certidões solicitadas no edital da licitação, sendo as mais comuns delas: Certidão de Regularidade do FGTS, Certidão de Falência e Concordata e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

A Certidão de Falência, Concordata e Recuperação Judicial também pode ser exigida nas seguintes situações:

· Concorrências públicas;

· Em alguns casos de empréstimos bancários;

· Cadastro de homologação de fornecedores;· Compra e venda de imóvel que envolva pessoas jurídicas.

Órgão Emissor

Tribunal de Justiça.

Solicite mais de 200 tipos de documentos e certidões, realize pesquisa de bens em  todo o Brasil e faça a pré-análise de documentos em segundos com a Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Você também pode gostar

6 dicas de gestão de risco na operação Barter


Da análise até a automatização. Confira as principais dicas de gestão de risco na operação Barter aqui!

7 boas práticas para a gestão patrimonial


Tecnologia e eficiência operacional, confira aqui na Docket as principais dicas para otimizar sua gestão patrimonial.

Certidão Negativa de Protesto


As utilizações, variações, como e onde emitir a Certidão Negativa de Protesto você descobre aqui. Clique e confira!

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!