O que é uma Certidão Negativa de Tributos Imobiliários?

03/01/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
Ilustração representativa - Certidão Negativa de Tributos Imobiliários

Também conhecida como Certidão de Tributos Imobiliários, é o documento emitido pela Administração Pública, relativa à matéria tributária, IPTU, coleta de lixo, entre outras; onde constará se existem ou não débitos. Verifica também se há dívidas de ISS e outras taxas de empresas, entidades e autônomos (alvarás, placas, pintura de fachadas, etc.). Se a certidão for positiva, será necessário comparecer até o órgão para regularização.

Para que serve?

As Certidões Negativas de Débito, de um modo geral, costumam ser exigidas em ações judiciais ou em licitações ou acordos com órgãos públicos (como empréstimo de banco público), como no caso do acordo da PPP.

Ao participar de processos licitatórios ou concursos públicos, por exemplo, a necessidade desse documento deve ser indicada na lista de pré-requisitos. Além disso, é importante ficar atento à data de validade. Se o órgão público pedir uma CND emitida nos últimos 90 dias, isso significa que as CNDs emitidas anteriormente não terão valor legal.

Contudo, se nada for mencionado com relação ao prazo mínimo de validade, passa a valer o prazo nominal presente na certidão. Esses prazos podem variar de 90 dias a até dois anos. Por isso, redobre os cuidados com relação a essa informação sobre o prazo necessário para cada um dos documentos.

Em caso de CND relativa a débitos e tributos com relação ao Estado ou ao Município, o contribuinte deve acessar o site do órgão relativo. O produtor rural pessoa física e o segurado especial que possuir matrícula atribuída pela Receita Federal e não estiver matriculado ao CNPJ terão sua certidão emitida no CPF do sujeito passivo.

Certidão Negativa de Tributos Imobiliários e Mobiliários

Os tributos municipais dividem-se em tributos imobiliários e mobiliários.

A Certidão Negativa de Tributos Imobiliários comprova que o proprietário do imóvel não tem dívidas de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), dentre outros tributos imobiliários, como taxa de asfalto, de conservação, coleta de lixo, etc. Se você não possuir imóveis no município, consegue facilmente a certidão negativa imobiliária. Caso tenha, a certidão será negativa se todos esses tributos estiverem com pagamento em dia. Mas se a dívida estiver sendo discutida na Justiça, a certidão será Positiva com Efeito de Negativa.

Já a Certidão Negativa de Tributos Mobiliários indica que o solicitante não possui dívidas relacionadas à ISS (Imposto sobre Serviço) e outras taxas referentes à instalação de uma empresa ou entidade, o que pode incluir alvará de licença, taxas de publicidade (placas ou pinturas na fachada) etc.

Ambas as certidões são emitidas pela prefeitura da cidade onde você exerce a sua atividade empresarial e têm validade de 30 dias.

Órgãos Emissores

Prefeituras.

Transforme a jornada operacional da sua empresa de ponta a ponta.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. Scheila disse:

    Preciso das seguintes certidões (RJ)
    – certidão negativa de tributos imobiliários
    – matrícula do imóvel atualizada com a certidão de negativa de ônus

    vcs fazem esse serviço
    Quanto custa
    como pagar
    qual o prazo pra receber
    sera digital e impresso

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, Scheila. Espero que esteja bem!

      Atualmente, a Docket só trabalha com empresas. Por isso, não emitimos esses documentos
      diretamente para pessoas físicas. Nesse caso, para emitir a certidão negativa de tributos imobiliários, você deve procurar a prefeitura
      da sua cidade. No caso da matrícula de imóvel atualizada, você deve buscar o cartório de registro de imóveis em que a propriedade está registrada.

      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

Você também pode gostar

O que é crédito associativo na construção civil?


Neste conteúdo, você vai entender o que é o crédito associativo e como ele funciona. Vai conhecer a sua diferença em relação a outros créditos e quais as vantagens para incorporadoras e construtoras nesse tipo de adesão.

Safra 2021/2022: um plano cada vez mais verde


O setor do agronegócio se mantém firme como o principal componente do PIB brasileiro. Confira as previsões para a safra 2021/2022!

Entenda o que é a gestão de risco no agronegócio


O Brasil é uma potência, sendo um dos principais players no mercado global de commodities agrícolas, com destaque para açúcar, suco de laranja, proteína animal, milho e soja. Para garantir esse desenvolvimento e crescimento, a gestão de risco no agronegócio é fundamental. Entenda melhor como acontece esse processo.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!