Política de Cookies

Written by 14:00 Blog

O desafio da confiança na era da inteligência artificial: como empresas estão lidando com a segurança e ética

delloite

A Docket realizou, junto à Deloitte, um webinar para discutir a importância da credibilidade e conformidade nas operações empresariais com AI

No último dia 15, a Docket realizou um webinar junto à Deloitte para discutir  o impacto do uso de inteligência artificial  nas empresas, com destaque para as generativas, além da aplicação deste tipo de tecnologia nos mais diversos segmentos da economia. 

Flavio Castaldi, cofundador e VP de Clientes na Docket, e Carlos Eduardo Eliziario, sócio da Deloitte, abordaram  questões éticas sobre a aplicação da AI,  apontando seus riscos e benefícios de curto e longo prazo.

Entenda o grau de relevância de inteligência artificial nas empresas. Confira!

Poucas empresas consideram-se preparadas para o uso de AI

Eliziario, sócio da Deloitte, revelou que grande parte  das empresas consultadas em estudo realizado pela consultoria ainda não aplica a inteligência artificial de maneira plena em suas operações.

O executivo  enfatiza que plataformas com AI embarcada   trazem  benefícios como a otimização de processos repetitivos, por exemplo. 

A adoção de AI tem crescido exponencialmente, com muitas organizações reconhecendo seu potencial para otimizar operações, reduzir custos e aumentar a eficiência. Humano x Máquina: qual o caminho mais eficiente?

Tradicionalmente, processos que envolvem Due Diligence são conduzidos por equipes de que analisam manualmente uma vasta quantidade de documentos. A tecnologia é capaz de realizar trabalhos repetitivos com mais agilidade, mas não dispensa a avaliação humana, principalmente do ponto de vista de mitigação de riscos. 

A AI revolucionou o processo de Due Diligence e auditorias 

Para  Castaldi, a Docket  é um ponto de virada para o mercado, fazendo com que operações que demoram meses, passem a demandar apenas alguns dias,tudo por meio de soluções com AI já embarcada, o que torna possível fechar negócios de maneira mais rápida e assertiva.

A Docket atua desde a busca de uma série de documentos complexos até a análise que transforma dados brutos em insights valiosos que identificam viabilidades e potenciais riscos nas operações dos clientes, possibilitando  a tomada de decisão estratégica. 

Perspectivas de Especialistas sobre a Segurança da AI

A confiança e a ética são elementos cruciais para a adoção eficaz da AI  nas operações empresariais. Segundo Eliziario, “um dos grandes desafios que as empresas têm para sair dessa escala piloto e ir para uma escala maior é justamente o fator confiança, tanto no resultado que a AI traz, bem como no impacto da ferramenta para a força de trabalho.” 

Ele destaca que, embora haja um aumento potencial de riscos, também ocorre a concretização dos benefícios, especialmente quando empresas como a Docket, que desde 2018 utiliza o Intelligent Document Processing (IDP), agem como pilares importantes para desmistificar o funcionamento da AI e garantir um histórico de atuação bem-sucedida.

Castaldi reforça a importância de um sistema de aprendizado contínuo alimentado por especialistas para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados da AI. “A inteligência artificial é capaz de produzir muitos ganhos em eficiência e produtividade, mas ela só funciona propriamente com um sistema de aprendizado contínuo alimentado por especialistas. Um dos maiores trunfos da AI é o data driven, ou seja, a capacidade de orientar as empresas a partir dos dados, garantindo que isso seja feito de acordo com regras de governança e regulamentações”, defende Castaldi. 

Eliziario complementa que é necessário adotar uma governança corporativa compatível para entender os riscos e benefícios do uso da AI, destacando que “é preciso incorporar o pilar de governança e mitigação de risco para o uso seguro da AI”

A Docket é uma forte aliada contra a burocracia

“Eu, como advogado, entendo que a  extração de insights e a gestão documental são  sempre uma dor. A missão da Docket  é muito nobre”, concluiu Eliziario, sócio da Deloitte.

O executivo  destacou ainda que a Docket contribuiu na desmistificação do uso de  AI. Para isso, a tecnologia utilizada é desenvolvida com foco em garantir  a segurança, a privacidade e a transparência das operações para o cliente.

Ao mesmo tempo, confere agilidade aos processos que demandam muito tempo, fazendo com que as empresas consigam fechar negócios de forma mais célere. 

Para mais informações sobre os serviços da Docket, explore nosso blog!

Visited 92 times, 1 visit(s) today