Política de Cookies

Written by 17:00 Documentos, Jurídico, Operações

Como organizar a sucessão empresarial

A sucessão empresarial é um momento decisivo para a expansão das corporações. Entenda como é possível organizar e simplificar todo o processo.

De modo geral, as corporações, dos mais variados setores, seguem com suas atividades habituais focando em uma trajetória de sucesso e de grandes conquistas no mercado em que atuam. Portanto, é natural que as empresas consolidadas também se preocupem com todo o seu legado, afinal, valores e um bom posicionamento não chegam em um piscar de olhos e requerem um trabalho contínuo. 

Um bom exemplo foi o que ocorreu com o banco americano J.P. Morgan, no qual, como aponta a Valor, houve o preparo de uma disputa em câmera lenta para a sucessão de Jamie Dimon, CEO global do banco há anos, quando anunciou a aposentadoria de um de seus principais braços-direitos, entre outras mudanças internas na gestão da instituição financeira. 

A preocupação com a continuidade dos negócios é muito válida e bastante comum. Sendo assim, existe uma série de normas legais e processos regulatórios para evitar que seja feita uma sucessão empresarial irregular. Entenda melhor sobre os requisitos da sucessão empresarial no material a seguir. 

O que é e como funciona a sucessão empresarial 

No âmbito jurídico, o que caracteriza sucessão empresarial é o processo no qual uma empresa adquire outra e se torna responsável por suas obrigações, dívidas e créditos. Consequentemente, todo o capital e o poder administrativo dos líderes também são passados de uma corporação para a outra. 

Vale ressaltar ainda que a sucessão empresarial só existe quando é dada continuidade à exploração das mesmas atividades exercidas anteriormente pelo negócio. Sendo assim, mesmo que ainda não tenha sido feita uma transferência formal, uma corporação que substitui a outra, que mantém as mesmas atividades e no mesmo local, é considerada sucessora no que diz respeito aos direitos trabalhistas.

A sucessão empresarial pode ocorrer nas seguintes situações: 

– Transformação, fusão ou incorporação da companhia;

– Venda do estabelecimento empresarial;

– Alterações no quadro societário. 

No contrato de sucessão empresarial pode haver um acordo entre sucessor e sucedido quanto às obrigações civis da instituição em questão. É possível estabelecer que o sucessor só se responsabilizará pelas obrigações após a posse ser tomada. 

Porém, o contrato não pode abranger as obrigações de contratos de trabalho, uma vez que os colaboradores das empresas contam com o respaldo jurídico e, para tanto, existe a sucessão empresarial trabalhista.

Dessa forma, antes de adquirir qualquer sociedade, é fundamental investigar cada uma das informações a seu respeito e, acima de tudo, as dívidas preexistentes, para evitar que surpresas ruins aconteçam pelo caminho, como a obtenção de dívidas inesperadas que fazem parte da responsabilidade por sucessão empresarial. 

A sucessão empresarial organizada com a Docket 

Para que o processo de sucessão empresarial seja bem-sucedido, é necessário planejar minuciosamente cada passo e fazer uma análise integral do patrimônio da empresa, bem como de todos os ônus vinculados a ela. Dessa forma, o levantamento de documentos é essencial para que seja feito um diagnóstico assertivo do contexto da empresa, inclusive para a adequação das estratégias comerciais futuras. 

Com tecnologia de ponta e infraestrutura, a Docket torna possível que empresas de diversos segmentos otimizem o tempo investido na gestão de documentos para a sucessão empresarial e caminhem com segurança para novas e mais lucrativas possibilidades de negócios. 

Para tanto, a Docket criou o Shopping de Documentos. Uma plataforma 100% digital que centraliza toda a gestão de dados e operações. Com um dashboard e a geração de relatórios completos, você tem controle total do fluxo de documentos. Nesse ambiente digital de fácil acesso e altamente intuitivo, as empresas encontram diversas funcionalidades que são capazes de simplificar a rotina corporativa. Dentre as principais para a boa organização da sucessão empresarial, estão: 

Lista de pedidos

O usuário da plataforma pode optar pela exibição da lista de pedidos e monitorar seus pedidos de forma mais eficiente, visualizando na tela informações como status, pendências, vencimentos e gravames. Com o filtro de busca o usuário ganha mais assertividade em suas pesquisas.

Recorrência

Ao programar uma recorrência, seus documentos serão solicitados na Docket novamente de maneira automática, ideal para clientes que precisam solicitar os mesmos documentos com certa frequência. Você pode configurar as recorrências de acordo com as suas necessidades. 

Relatórios

Acesse relatórios detalhados e gerencie seus documentos de forma simples e ágil. A nova interface proporciona uma visão macro de suas solicitações e otimiza a gestão de suas operações. 

A sucessão empresarial pode ser um momento decisivo para a expansão da sua empresa, mas não precisa ser um desafio repleto de obstáculos. Conte com a transformação digital da Docket para trilhar um caminho de sucesso! 


Visited 15 times, 1 visit(s) today