Neste artigo, temos como principal objetivo explicar o que é necessário para fazer um financiamento imobiliário, os documentos fundamentais para esse tipo de operação de crédito, bem como é possível otimizar os fluxos operacionais desse cenário.
Financiamento imobiliário em 2021
Apesar da máxima que diz “quem sonha tem pressa”, realizar a compra da casa própria à vista é uma possibilidade palpável apenas para minoria dos brasileiros. Isso porque reunir economias e investir em um imóvel não é uma tarefa simples. Sendo assim, muitos recorrem ao pagamento parcelado.
Para você ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em junho de 2021, foram financiados 86,2 mil imóveis, totalizando 17,8% a mais que em maio deste ano. Comparado a junho do ano passado, foi apresentado um aumento de 160%.
Com números tão expressivos e taxas de juros atrativas, a verdade é que o contrato de financiamento imobiliário caiu nas graças de cidadãos de norte a sul do país. A procura por esse tipo de operação de crédito é tamanha que o G1 aponta, inclusive, que é esperado que o ano de 2021 feche com um crescimento de 57%, chegando a R$ 195 bilhões, um novo recorde para entrar na história.
O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?
Mesmo com um alto índice de procura, o acesso ao financiamento imobiliário precisa ser validado por meio de uma série de procedimentos. Primeiramente, é fundamental para aprovação de crédito atestar a idoneidade cadastral, isto é, confirmar que o nome do solicitante está limpo e sem pendências fiscais ou com a Previdência Social.
O financiamento imobiliário é aprovado após uma análise minuciosa de diversos documentos e certidões. Sendo assim, vale ressaltar que em cada instituição financeira, como bancos e cooperativas, os documentos variam conforme as normas vigentes. Contudo, geralmente, são requisitados os seguintes documentos:
- Matrícula de Imóvel Atualizada com Ônus Reais e Ações Reipersecutórias;
- Título de Propriedade do Terreno;
- Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS;
- Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
- Certidão de Distribuição de Ações Cíveis;
- Documento de Identidade (RG);
- CPF
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de Residência;
- Holerite mais recente
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de Imposto de Renda.
Um financiamento imobiliário pode ser reprovado?
É bem provável que a instituição de crédito reprove o financiamento imobiliário caso o nome do solicitante esteja com status negativo. Isso significa que a pessoa em questão está com débitos ativos nas principais praças, como o Serasa e o SPC.
O nome negativado pode sinalizar que a saúde financeira de quem pretende financiar não está bem. Sendo assim, é um forte indício de que aprovar a operação seja uma ação de alto risco para a instituição de crédito.
Do outro lado da mesma moeda, estão o imóvel e a pessoa que o está ofertando para venda. Ambos também serão analisados pela instituição financeira previamente para garantir que não existam obrigações e ônus que possam atrapalhar o fechamento do contrato. Além disso, existem casos em que o banco estabelece que o imóvel oferecido como garantia é insuficiente para avalizar o crédito.
Portanto, podemos destacar como principais reprovadores do financiamento imobiliário:
- Débitos com a Receita Federal;
- Possuir histórico de crédito negativo;
- Registro em cadastro de inadimplentes;
- Renda não compatível com o valor do imóvel;
- Ter outros financiamentos que prejudicam a renda total.
Quais são os maiores desafios no financiamento imobiliário?
Como podemos observar no tópico anterior, a instituição financeira que está concedendo o financiamento imobiliário precisa acompanhar com bastante atenção cada passo da operação, bem como todas as partes envolvidas no procedimento.
São tantos detalhes e documentos
A Docket traz ao mercado infraestrutura e tecnologia para que grandes corporações sigam em frente por um caminho livre de entraves burocráticos. Sendo assim, a startup investe em inovação para otimizar o tempo investido na gestão de documentos em empresas dos maiores setores do país, inclusive instituições financeiras, como bancos e cooperativas.
Acompanhando as principais necessidades das instituições que concedem financiamento imobiliário, a Docket desenvolveu a HUB. Uma plataforma 100% digital que, além de centralizar toda a gestão de dados e operações, oferece um dashboard para geração de relatórios completos. Portanto, por meio do HUB, corporações por todo o Brasil têm uma visão geral do fluxo de documentos na plataforma e acesso a diversas funcionalidades.
Confira três funcionalidades da plataforma de HUB que impulsionam a produtividade nesse cenário:
1- Recorrência
Grande parte dos documentos que fazem parte do processo de financiar um imóvel têm prazo de validade e precisam ser atualizados. Sendo assim, com a funcionalidade “Recorrência” ativada, é possível solicitá-los novamente de maneira automática, simplificando os pedidos de documentos frequentes.
2- Kits
Com a funcionalidade “Kits”, é possível salvar o modelo padrão de documentos solicitados para o financiamento imobiliário. Dessa forma, é possível organizar grandes volumes de documentos, além de garantir a segurança das informações, redução de erros e economia de infraestrutura.
3- Grupos
“Grupos” é uma funcionalidade que permite a criação de grupos e que sejam determinados critérios de privacidade e permissionamento. Além disso, garante a segurança das informações e o gerenciamento de custos, que podem ser discriminados por departamentos de uma unidade, ou mesmo por diferentes filiais da empresa.
Sobre a Docket
A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.
A nossa plataforma HUB, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 96%.
Já a ferramenta de controles, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.
Por fim, a Insights faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.