O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?

TL,DR: Neste artigo, temos como principal objetivo explicar o que é necessário para fazer um financiamento imobiliário, os documentos fundamentais para esse tipo de operação de crédito, bem como é possível otimizar os fluxos operacionais desse cenário.
Veja os destaques desse material:
– Financiamento imobiliário em 2021;
– O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?;
– Um financiamento imobiliário pode ser reprovado?;
– Quais são os maiores desafios no financiamento imobiliário?;
– Como a Docket simplifica o financiamento imobiliário.
Boa leitura!
Financiamento imobiliário em 2021
Apesar da máxima que diz “quem sonha tem pressa”, realizar a compra da casa própria à vista é uma possibilidade palpável apenas para minoria dos brasileiros. Isso porque reunir economias e investir em um imóvel não é uma tarefa simples. Sendo assim, muitos recorrem ao pagamento parcelado.
Para você ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em junho de 2021, foram financiados 86,2 mil imóveis, totalizando 17,8% a mais que em maio deste ano. Comparado a junho do ano passado, foi apresentado um aumento de 160%.
Com números tão expressivos e taxas de juros atrativas, a verdade é que o contrato de financiamento imobiliário caiu nas graças de cidadãos de norte a sul do país. A procura por esse tipo de operação de crédito é tamanha que o G1 aponta, inclusive, que é esperado que o ano de 2021 feche com um crescimento de 57%, chegando a R$ 195 bilhões, um novo recorde para entrar na história.
O que é necessário para fazer um financiamento imobiliário?
Mesmo com um alto índice de procura, o acesso ao financiamento imobiliário precisa ser validado por meio de uma série de procedimentos. Primeiramente, é fundamental para aprovação de crédito atestar a idoneidade cadastral, isto é, confirmar que o nome do solicitante está limpo e sem pendências fiscais ou com a Previdência Social.
O financiamento imobiliário é aprovado após uma análise minuciosa de diversos documentos e certidões. Sendo assim, vale ressaltar que em cada instituição financeira, como bancos e cooperativas, os documentos variam de acordo com as normas vigentes. Contudo, geralmente, são requisitados os seguintes documentos:
– Matrícula de Imóvel Atualizada com Ônus Reais e Ações Reipersecutórias;
– Título de Propriedade do Terreno;
– Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS;
– Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
– Certidão de Distribuição de Ações Cíveis;
– Documento de Identidade (RG);
– CPF;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Comprovante de Residência;
– Holerite mais recente;
– Carteira de Trabalho;
– Comprovante de Imposto de Renda.
Um financiamento imobiliário pode ser reprovado?
É bem provável que a instituição de crédito reprove o financiamento imobiliário caso o nome do solicitante esteja com status negativo. Isso significa que a pessoa em questão está com débitos ativos nas principais praças, como o Serasa e o SPC.
O nome negativado pode sinalizar que a saúde financeira de quem pretende financiar não está bem. Sendo assim, é um forte indício de que aprovar a operação seja uma ação de alto risco para a instituição de crédito.
Do outro lado da mesma moeda estão o imóvel e a pessoa que o está ofertando para venda. Ambos também serão analisados pela instituição financeira previamente para garantir que não existam obrigações e ônus que possam atrapalhar o fechamento do contrato. Além disso, existem casos em que o banco estabelece que o imóvel oferecido como garantia é insuficiente para avalizar o crédito.
Portanto, podemos destacar como principais reprovadores do financiamento imobiliário:
– Débitos com a Receita Federal;
– Possuir histórico de crédito negativo;
– Registro em cadastro de inadimplentes;
– Renda não compatível com o valor do imóvel;
– Ter outros financiamentos que prejudicam a renda total.
Quais são os maiores desafios no financiamento imobiliário?
Como podemos observar no tópico anterior, a instituição financeira que está concedendo o financiamento imobiliário precisa acompanhar com bastante atenção cada passo da operação, bem como todas as partes envolvidas no procedimento.
São tantos detalhes e documentos envolvidos que, normalmente, a agilidade do fluxo da esteira do financiamento imobiliário é travada pela burocracia. Isso porque a maioria das instituições fazem a análise de forma manual, abrindo margem para diversos erros no processo, como a perda de dados importantes e informações conflitantes que fazem com que a operação demore mais do que deveria.
Diante da morosidade na operação, a instituição tem a experiência do seu próprio cliente impactada negativamente. Outro ponto importante é que fazem parte do processo de financiamento certidões e documentos que possuem data de validade, o que acaba culminando em retrabalhos dos colaboradores da empresa.

Como a Docket simplifica o financiamento imobiliário
A Docket traz ao mercado infraestrutura e tecnologia para que grandes corporações sigam em frente por um caminho livre de entraves burocráticos. Sendo assim, a startup investe em inovação para otimizar o tempo investido na gestão de documentos em empresas dos maiores setores do país, inclusive instituições financeiras, como bancos e cooperativas.
Acompanhando as principais necessidades das instituições que concedem financiamento imobiliário, a Docket desenvolveu o Shopping de Documentos. Uma plataforma 100% digital que, além de centralizar toda a gestão de dados e operações, oferece um dashboard para geração de relatórios completos. Portanto, por meio do Shopping de Documentos, corporações por todo o Brasil têm uma visão geral do fluxo de documentos na plataforma e acesso a diversas funcionalidades.
Confira três funcionalidades do Shopping de Documentos que impulsionam a produtividade nesse cenário:
1- Recorrência
Grande parte dos documentos que fazem parte do processo de financiar um imóvel têm prazo de validade e precisam ser atualizados. Sendo assim, com a funcionalidade “Recorrência” ativada, é possível solicitá-los novamente de maneira automática, simplificando os pedidos de documentos frequentes.
2- Kits
Com a funcionalidade “Kits”, é possível salvar o modelo padrão de documentos que são solicitados para o financiamento imobiliário. Dessa forma, é possível organizar grandes volumes de documentos, além de garantir a segurança das informações, redução de erros e economia de infraestrutura.
3- Grupos
“Grupos” é uma funcionalidade que permite a criação de grupos e que sejam determinados critérios de privacidade e permissionamento. Além disso, garante a segurança das informações e o gerenciamento de custos, que podem ser discriminados por departamentos de uma unidade, ou mesmo por diferentes filiais da empresa.
A transformação digital da Docket está nas maiores corporações do Brasil.
Acompanhe nossos conteúdos e descubra como podemos simplificar a rotina corporativa da sua empresa.
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Sobre a Docket
Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.
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