Você já ouviu falar em smart contracts? Eles são modelos de contratos digitais, uma tecnologia recente e inovadora com base em blockchain. A ideia principal é garantir segurança para as partes sem o envolvimento de terceiros, já que o contrato inteligente é autoexecutável e imutável.
Quer saber mais sobre essa tendência que promete revolucionar a forma de fazer negócios? Confira o artigo completo!
O que significa smart contracts?
Podemos entender os smart contracts como códigos de programação que definem as regras e as consequências da mesma forma que um documento tradicional, estabelecendo obrigações, benefícios e penalidades em casos de não cumprimento do acordo.
Esses contratos inteligentes são 100% digitais e utilizam a tecnologia de blockchain. Ou seja, não podem ser perdidos ou adulterados, adicionando uma camada a mais de segurança. Além disso, também são autoexecutáveis, garantindo o cumprimento de acordos por meio da tecnologia.
Dessa forma, assim que são implementados, eles são armazenados numa estrutura de blockchain com a execução automática a partir do cumprimento das condições estabelecidas.
O que é blockchain?
De forma simples, blockchain é um sistema que permite rastrear os envios e recebimentos de informações pela internet. São códigos gerados online para carregar dados conectados, daí o nome: uma cadeia de blocos que forma uma corrente. É um ecossistema muito seguro e amplamente utilizado para transação de criptomoedas, ou moedas digitais.
Como os smart contracts funcionam?
Como já dissemos, o smart contract é composto por um código de algoritmos, módulos e regras programáveis via blockchain. Dessa forma, antes da emissão do documento, são programadas as cláusulas e consequências.
Quando o acordo é fechado, por meio de um clique, automaticamente são ativadas as exigências, o que facilita o acompanhamento dos processos. A validação das regras é feita pelo blockchain e permite a comunicação direta e criptografada, garantindo bastante segurança em todo o processo.
Automaticamente, as informações do contrato são atualizadas e as ações executadas sem o risco de fraudes e alterações, já que o smart contract é imutável. Qualquer alteração, mesmo um mínimo erro de digitação, obriga o administrador a redigir um novo contrato.
O que é considerado um smart contract?
Nem todo contrato digital é um smart contract. Para ser considerado assim, o documento deve seguir 3 princípios básicos:
- verificar se as partes cumpriram com suas obrigações do contrato e provar aos outros que cumpriu a sua;
- provar que o contrato foi ou não cumprido e mostrar quais pontos estão pendentes;
- garantir que apenas os responsáveis possam ter acesso à execução das ordens.
Quais as vantagens desse tipo de contrato?
A camada extra de segurança do smart contract é o principal atrativo dessa nova modalidade, já que assim é possível fazer negociações com desconhecidos pela internet mesmo sem um intermediário, de maneira segura com o blockchain.
Dessa forma, é possível fazer acordos e transações sem envolver os tradicionais intermediários como bancos, tribunais ou testemunhas. Pela descentralização do processo, algumas das burocracias que travam as negociações também são evitadas e os custos acabam sendo menores.
Outra grande vantagem dos contratos inteligentes é a não permissão de fazer alterações, porque isso garante que as partes envolvidas cumpram as diretrizes determinadas e que exista a pagamento ou a prestação do serviço acordado.
A modernização das operações que envolvem documentos
Os smart contracts são uma tecnologia recente e extremamente inovadora, que pode ser aplicada em vários setores para garantir a segurança, confidencialidade e eficiência de acordos. Além disso, promete ser uma tendência para melhorar a produtividade, reduzir erros e diminuir burocracias.
A transformação digital e automatização de processos, por meio de tecnologias — como as da Docket de busca, pré-análise e gestão de documentos — são tendências para as empresas que estão focadas em crescimento exponencial e controle de documentos cada vez mais seguros e ágeis, contornando a burocracia e otimizando o tempo.
A Docket tem soluções para gerenciamento completo de alvarás, licenças e documentos regulatórios, de maneira simples, digital e segura, para nunca mais ter problemas com vistorias e fiscalizações.
Com o Shopping de Documentos, é possível otimizar toda a gestão de processos que dependem de documentos, de ponta a ponta. Com tecnologia e infraestrutura, não é preciso mais se preocupar com deslocamento, burocracias de cartório e análises manuais, já que nossa solução traz tudo em um dashboard completo e personalizável.