3 Dicas para Adequação à LGPD

08/09/2020
Leitura em: 3 minutos
Dicas de adequação à LGPD

Empresas dos mais variados segmentos estão aplicando esforços na adequação à LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no dia 14/08/2020, visa regular o tratamento de dados.

Estabelecendo regras na coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais pelas empresas, a LGPD é fundamental para garantir aos clientes e usuários maior privacidade e controle de suas informações.

Para as empresas, entender e aplicar as mudanças é fundamental. A não adequação à LGPD pode gerar multas de até 2% do faturamento limitados a R$ 50 milhões a cada incidente.

Confira 3 dicas da Docket para aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

1- Entenda a lei

Antes de aplicar uma série de mudanças e afetar o operacional do seu negócio, busque conhecimento sobre a LGPD. Conhecer a fundo como uma nova legislação funciona, pode significar o sucesso ou não da adequação.

Caso necessário, não hesite em procurar ajuda de especialistas externos para tornar mais claros os processos fundamentais para a adequação à LGPD.

2- Crie um time multidisciplinar e defina um DPO

A Lei Geral de Proteção de Dados impacta uma série de departamentos do negócio. Por isso, crie um time capaz de ter uma visão macro das operações, uma equipe com membros de diversos times: recursos humanos, jurídico, fiscal, negócios, entre outros.

Para compor essa equipe, defina um DPO (Data Protection Officer). Ele será o responsável pela proteção de dados. Por isso, garantir que ele tenha sinergia com os processos da empresa é fundamental.

3- Alinhamento com os fornecedores

Diversas relações, comerciais ou não, podem envolver alguma espécie de compartilhamento de dados com um prestador de serviço. Para garantir a adequação completa, é importante que todos os fornecedores estejam de acordo com a LGPD.

Estipule como critério para contratação de um fornecedor, a adequação à LGPD.

Docket e a LGPD na busca, pré-análise e gestão de documentos

A Docket é uma lawtech que desenvolveu uma tecnologia para tornar simples a busca, pré-análise e gestão de documentos. Desta forma, aplicando tecnologia e uma inteligência de mercado, a plataforma possibilita a obtenção de documentos em até 80% menos tempo, proporcionando maior assertividade e produtividade aos seus clientes.

Além disso, a plataforma da Docket segue todas as especificações necessárias da LGPD. Conheça nossa plataforma e entre em contato!

Deixe um comentário:

    Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
    Cadastrado com sucesso!