6 Dicas de Gestão de Risco na Operação Barter

14/01/2020
Leitura em: 5 minutos
Ilustração representativa - 6 dicas de gestão de riscos na operação barter

A operação Barter é feita por empresas que fornecem insumos agrícolas, como maquinários e fertilizantes, em troca da produção do produtor rural. Esse processo garante benefícios para as empresas fornecedoras e, também, para os produtores, que conseguem dar continuidade à safra.

As empresas fornecedoras podem escolher a maneira como vão trabalhar. Deve-se lembrar que essas variações precisam estar de acordo com as políticas internas da empresa, normalmente relacionadas às áreas comerciais e de crédito. 

O conceito de gestão de risco trata das incertezas do negócio. Para isso, é necessário planejar, organizar e gerenciar todos os recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Reduzindo, assim, os efeitos e os riscos existentes dentro da empresa e o aproveitamento de novas oportunidades.

Basicamente, a metodologia defende que quanto mais dúvidas, maiores são as oportunidades e, consequentemente, os riscos envolvidos. 

Os fatores de risco e sua gestão estão sendo cada vez mais estudados nos mais diferentes setores da economia e, nesse aspecto, o agronegócio é fundamental!

Pensando nisso, separamos 6 dicas de gestão de risco na operação Barter. Confira!

operação barter e as dicas para sua gestão de risco

1- Análise

O primeiro passo para aplicar uma gestão de riscos de forma eficiente, é identificar todas as ameaças e oportunidades, e, após isso, efetuar o planejamento de cada um de seus processos e atividades.

Nem todo risco é um problema. Alguns deles podem até ser transformados em novas chances de melhoria de processo, trazendo benefícios para sua organização.

2- Tenha o controle

Na operação Barter, tenha certeza de que o produtor terá uma estrutura administrativa e contábil bem organizada, pois há uma grande chance de apresentar diferenças entre os produtos que entram e os que saem.

3- Atenção na CPR

A Cédula de Produto Rural (CPR), é um título de crédito que pode circular no mercado. Nela, a existência de uma garantia não é obrigatória, porém, caso seja preciso, esta poderá ser feita na própria CPR, ou em um documento à parte assinado pelo emitente. 

Para garantir uma CPR, caso haja penhor, hipoteca ou alienação fiduciária, a mesma deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis no qual os bens estão empenhados ou alienados fiduciariamente.

A Certidão de Penhor, documento fornecido pelo Oficial de Registro de Imóveis, pode ser positiva (quando pesar sobre o imóvel algum tipo de ônus), ou negativa (quando não pesar nenhum tipo de ônus sobre o imóvel). 

Podem ser considerados objetos de penhor os bens que o legislador considera imóveis, mas que podem ser mobilizados, como as colheitas pendentes, das quais serão extraídos frutos para a quitação da dívida. 

4- Concorrência e juros

Devido a uma série de razões, os juros podem se tornar mais altos que os de linhas de crédito oficiais ou que o dos seus concorrentes. Por isso, é essencial ficar sempre atento e analisar o mercado de maneira correta.

Uma oferta mais benéfica durante o processo da operação, pode travar a busca da documentação de Barter e, até mesmo, a negociação em si.

5- Gerenciamento efetivo

Uma boa organização e definição de processos para gerir a documentação do Barter é fundamental para minimizar os riscos.

Os documentos dão a garantia jurídica de que, caso seja necessária a execução, o bem que será executado, se estiver em condições para isso.

6- Automatização

A tecnologia pode ajudar, e muito, a gestão de risco na operaçãoBarter. Para implementar qualquer tipo de automação em qualquer departamento, é fundamental compreender cada um dos processos desenvolvidos e quais são as possibilidades de melhorias.

Gostou das dicas? Então se inscreva na nossa newsletter!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

O que é crédito associativo na construção civil?


Neste conteúdo, você vai entender o que é o crédito associativo e como ele funciona. Vai conhecer a sua diferença em relação a outros créditos e quais as vantagens para incorporadoras e construtoras nesse tipo de adesão.

Safra 2021/2022: um plano cada vez mais verde


O setor do agronegócio se mantém firme como o principal componente do PIB brasileiro. Confira as previsões para a safra 2021/2022!

Entenda o que é a gestão de risco no agronegócio


O Brasil é uma potência, sendo um dos principais players no mercado global de commodities agrícolas, com destaque para açúcar, suco de laranja, proteína animal, milho e soja. Para garantir esse desenvolvimento e crescimento, a gestão de risco no agronegócio é fundamental. Entenda melhor como acontece esse processo.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!