Política de Cookies

Written by 15:45 Bancos, Construtora, Documentos, Gestão, Operações

Transformação digital do mercado imobiliário e de construção civil

Como as novas tecnologias são capazes de impulsionar a escalabilidade desses mercados.

Como as novas tecnologias são capazes de impulsionar a escalabilidade desses mercados.

Em tempos de recessão econômica devido à atual pandemia do Covid-19, quando a volatilidade da moeda encarece insumos e dificulta o investimento em insumos e maquinários.

No mercado imobiliário e de construção civil não é diferente. Mesmo estando entre os principais geradores de emprego e renda, o alto custo para adquirir os insumos e a matéria-prima levam ao desabastecimento do segmento, um dos principais focos de preocupação junto à elevada carga tributária e a complexidade burocrática para a regularização de qualquer obra.

De acordo com o relatório Doing Business 2021, realizado pelo Banco Mundial com o objetivo de diagnosticar a situação do ambiente de negócios em 190 economias, o Brasil está entre as piores posições no índice de obtenção de alvarás para a construção, ocupando o 170º lugar.

Isso sem contar as dificuldades para a obtenção de eletricidade e acesso ao crédito, nos quais o país foi listado na 98ª e na 104ª posições, respectivamente.

No índice de pagamento de impostos a situação é ainda mais embaraçosa, entre os 10 piores países do mundo, no 184º lugar.

Por outro lado, a transformação digital tem sido a solução em inúmeros setores, com o uso de novas tecnologias que permitem mais assertividade nas tomadas de decisões, rapidez na busca por resultados e uma melhor alocação de recursos.

Neste artigo, vamos abordar a transformação das jornadas operacionais fora do canteiro de obras, mas que fazem toda a diferença para o andamento da obra, trazendo um case de sucesso sobre como otimizar os processos que dependem de documentos para a obtenção de crédito e o gerenciamento de alvarás e licenças.

E-Book Crédito Imobiliário
Leia o E-book com tudo o que você precisa saber sobre documentação para o crédito imobiliário.

Benefícios da transformação digital na jornada de processos

De fato, a transformação digital, especialmente na esteira burocrática, é capaz de gerar impactos extremamente positivos, tornando-se uma aliada fundamental na gestão de processos, otimizando a produtividade das equipes, o fechamento de contratos e a satisfação dos clientes.

Com isso, é possível garantir a redução de custos e o aumento no volume das operações de uma forma segura e simultânea.

Diante disso, vale mencionar um case de sucesso dentro do contexto de uso das novas tecnologias para a otimização operacional.

Contextualizando

A CashMe é uma fintech do grupo Cyrela, uma das maiores incorporadoras da América Latina, que faz empréstimo com garantia de imóvel (home equity), que encontrava gargalos que travavam o andamento de suas operações.

O grande desafio era devido a uma infraestrutura incorreta para o decorrer dos processos inerentes às análises jurídica e financeira dos clientes, principalmente nos casos de operações fora do Estado de São Paulo, quando a empresa enviava um representante ou correspondente para realizar a busca de documentos e certidões nos órgãos expedidores, aguardar a chegada da documentação solicitada no escritório e armazenar de acordo com a norma de organização e categoria, de forma a facilitar o acesso sempre que necessário: 

“nós necessitávamos enviar uma pessoa até o cartório para buscar documentação e nós não temos uma estrutura física em todas as regionais. Então isso demandava um custo bastante alto para a empresa”, explica o head de operações da fintech, Thiago Vilela.

Além do gasto desnecessário, o tempo de espera pela documentação gerava atrasos, descontentamento dos clientes e, muitas vezes, perda de contratos, o que prejudicava os índices de SLA e NPS.

Com a adoção da plataforma do Shopping de Documentos, da Docket, a CashMe adquiriu toda a infraestrutura necessária para otimizar operações que dependem de documentos, de ponta a ponta, por meio da tecnologia, usufruindo de funcionalidades, como as listadas a seguir:

  • ALERTA DE PENDÊNCIAS
    Ao processar um pedido de documento o sistema emitirá um alerta, se houver alguma informação incorreta ou faltante. Você pode fazer as correções necessárias direto na plataforma.
  • STATUS DO DOCUMENTO
    Verifique se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo através da plataforma. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, assim você ganha mais agilidade em suas análises.
  • KITS
    Os kits proporcionam uma melhor organização de grandes volumes de documentos, além de garantir a segurança das informações, redução de erros e economia de infraestrutura.

Desta forma, foi possível reduzir custos, melhorar o lead time das operações e no índice de satisfação dos clientes, agregando valor ao modelo de negócios da fintech, que também ganhou uma grande vantagem frente aos outros players do mercado.

Quer saber mais sobre a jornada de transformação da Docket? 

Visited 173 times, 1 visit(s) today