5 Tendências e inovações da Construção para 2021

12/01/2021
Leitura em: 9 minutos
Categorias:

Muito se fala e sente sobre como a atual pandemia afetou a todos os setores sociais e econômicos. Mas o importante é focar na recuperação. Este artigo não é para relembrar as dificuldades da pandemia que todos já estão cansados de saber, mas para mostrar as circunstâncias de “dar a volta por cima” frente ao “novo normal”.

Por isso, trazemos nele os dados de fechamento do PIB 2020, junto às tendências e oportunidades que podem otimizar o desenvolvimento do setor da construção civil em 2021, um setor importantíssimo para a economia, que gera centenas de milhares de empregos formais e é responsável por cerca de 50% dos investimentos nacionais.

Contextualizando…

Para contextualizar a presente situação do segmento da construção, vamos voltar a 2019, ainda antes da pandemia, quando o PIB do setor subiu 1,6% após cinco anos sem apresentar nenhum crescimento sequer e um encolhimento de 27,69%.

Com isso, 2020 iniciou com uma grande expectativa, quando era esperado um crescimento entre 2% a 4%, que marcaria o fim da retração que perdurou de 2014 a 2018.

Mesmo com a pandemia atual e a alta nos preços dos insumos e maquinários, a construção civil manteve uma queda em torno de apenas 3%, muito menor do que o esperado para o ano, e gerou mais de 138 mil vagas de empregos formais, sendo a área que mais criou empregos nos primeiros 10 meses de 2020 em todo o país, marcando o melhor resultado desde 2013, quando gerou 207.787 vagas novas.

A verdade é que a retomada econômica do Brasil depende fundamentalmente da esfera da construção, principalmente, pela capacidade de geração de recursos e empregos, que incluem mão de obra sem qualificação,  aumentando o potencial de amortecer o desemprego e de fazer girar a roda do consumo.

Tudo que você precisa saber sobre documentação no setor de construção

Desafios e observação das tendências de mercado 

O alto custo da matéria-prima e a elevada carga tributária estão entre os principais focos de preocupação, junto ao desabastecimento, que inibe os lançamentos imobiliários, baixando a demanda interna a 26,4%. 

Segundo o Índice Nacional de Custo da Construção – Materiais e Equipamentos (INCC-M), estudado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços de janeiro a novembro de 2020 chegaram a uma alta de 17,78%, o maior encarecimento do período do plano Real, que teve início em 1994, com aumentos acima de 50%.

A burocracia é mais um desafio que traz pessimismo. Mais de 60 diferentes documentos são solicitados para a obtenção de um alvará. Aliás, o Brasil foi considerado um dos piores países do mundo no quesito de liberação de alvarás de construção, de acordo com o relatório Doing Business 2020.

Por outro lado, a identificação de tendências e mudanças de mercado é imprescindível para otimizar o desenvolvimento da eficiência e inovação na construção civil, influenciando na volta da confiança, o principal fator que vai auxiliar na retomada.

Tecnologia e sustentabilidade na construção civil

Para alcançar a sustentabilidade, é importante observar que vem surgindo um novo modelo de construção, que traz novas formas de desenvolvimento de processos, bem como novas tecnologias de materiais na construção civil.

  1. BIM: a sigla BIM vem do inglês Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção). Uma das principais inovações na construção civil, o BIM é capaz de oferecer mais eficiência e dar suporte a todo o ciclo de vida de um projeto por meio de dados inteligentes, com parâmetros relacionados ao trabalho de todos os profissionais envolvidos (engenheiros, orçamentistas, arquitetos), não apenas os projetistas, que podem acessar e editar as informações simultaneamente, evitando o atraso e o desperdício. 

Com o BIM, as mais distintas informações podem ser inseridas no projeto, como a espessura e o material de uma parede, encanamentos, fiação, portas, janelas e, inclusive, a marca do material podem ser detalhadas e otimizadas pela possibilidade de interoperação antes mesmo do início da obra.

Sendo assim, o BIM é um modelo virtual que vai além de um projeto em 3D e da geometria, e pode ser considerado como uma realidade virtual aumentada que facilita e agiliza a comunicação durante todo o período de um projeto e obra. 

  1. Realidade Aumentada: mais uma das novas tecnologias na construção civil que vale a pena destacar e que também pode ser utilizada em conjunto com o BIM, é capaz de oferecer uma visão mais próxima do andamento da construção, otimizando o entendimento para o trabalho de fases mais complexas, como as instalações e as camadas de materiais. 

Diferentes dispositivos podem contribuir para a realidade aumentada na construção civil, desde óculos até tablets, que possibilitam que projetistas e arquitetos obtenham uma melhor noção do espaço, tanto para mostrar aos clientes, quanto para objetivos de fiscalização e inspeção.

  1. Drones: o uso de drones na construção civil oferece inúmeros benefícios durante todo o ciclo da construção, desde o mapeamento da área a ser construída ao acompanhamento do progresso da obra. Além disso, o acompanhamento de obras com drones traz mais facilidade para identificar falhas ou erros antes de qualquer risco, colaborando com a segurança dos trabalhadores e do desenvolvimento da obra. 

O monitoramento de obras com drones também facilita o controle sobre o trabalho sendo realizado em tempo real, inspeções e análises da estrutura de forma ampla e precisa, assim como auditorias, medições e cálculos confiáveis.

  1. Internet das Coisas: Pode-se notar que boa parte das inovações tecnológicas na construção civil está relacionada à internet das coisas, que permite conectar máquinas e equipamentos em uma rede por meio da internet. No canteiro de obras, a Internet das Coisas pode estar presente em diversos setores. Desde o projeto, com a utilização do BIM acima mencionado, ao drone, assim como na impressora 3D para a criação das maquetes. Da mesma forma, é possível realizar um monitoramento preciso das máquinas, acompanhando o desgaste por meio de um cronograma de manutenção preventiva, medindo o consumo de energias, otimizando o tempo de trabalho dos equipamentos e muito mais.
  2. Automação da gestão: Vale salientar que os materiais inovadores utilizados na construção civil estão além do canteiro de obras. A enorme necessidade por busca e obtenção de documentos, assim como os inúmeros processos para conseguir alvarás e licenças são grandes desafios que precedem a construção e vão até a entrega da obra finalizada, como na separação de unidades de um edifício, por exemplo. Diante dos gargalos burocráticos, é preciso confiar em plataformas que contribuem para a eficácia dos processos documentais inerentes a todas as operações relativas à construção civil. A digitalização dos processos, armazenamento em nuvem e centralização da documentação são soluções capazes de otimizar os departamentos administrativos, jurídicos e financeiros das incorporadoras.

Como a Docket pode aportar eficiência e inovação na construção civil

A Docket oferece inúmeras soluções capazes de acelerar a esteira burocrática e a gestão de alvarás e licenças.

Com o Shopping de Documentos, é possível realizar a busca, pré-análise e emissão de documentos em massa de forma automatizada, programando a recorrência de acordo com a periodicidade deseja sempre que necessário.

A plataforma de Licenças e Alvarás facilita toda a gestão de documentos regulatórios, emitindo alertas em caso de vencimentos e centralizando as tarefas necessárias para todos os usuários.

Ao comparar o andamento da esteira de processos documentais, é possível observar alguns pontos. 

Qualquer empresa que busque seguir adiante e superar os desafios impostos pela atul pandemia, alcançando a sustentabilidade deve investir em tecnologias capazes de reduzir custos e desperdícios de recursos.

Agende uma demonstração e experimente as vantagens das funcionalidades e produtos da Docket!


Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Tudo sobre a Certidão de Penhor do Livro 03


Com este artigo você vai aprender os conceitos de certidão de penhor, matrícula de imóveis e tudo sobre o Livro 03 de Registros Auxiliares.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!