Ainda hoje, agilizar os processos de alvarás e licenças continua sendo uma preocupação comum para empresas de todos os segmentos.
Não é novidade para ninguém que o processo para obter alvarás e licenças no Brasil é uma tarefa complicada.
Isso porque a obtenção desses documentos é essencial para o funcionamento legal e regularidade de algumas atividades. No entanto, o processo burocrático muitas vezes pode ser demorado e complexo.
Dessa forma, a cada etapa, são necessários inúmeros documentos, apresentados a conta-gotas por diferentes secretarias e entidades que, por sua vez, tardam em dar seus pareceres.
Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas práticas para agilizar os processos de alvarás e licenças, permitindo que você otimize seu tempo e recursos.
Alvarás e Licenças: quando os processos morosos prejudicam?
O resultado dessa morosidade dos trâmites inerentes à alvarás e licenças prejudica diretamente a economia nacional.
Nesse contexto, podemos citar a geração de empregos, a produção e competitividade dos principais contribuintes do PIB, já que grandes empresas têm suas operações travadas enquanto aguardam as devidas respostas e aprovações.
Agora, imagine o tamanho destas dificuldades se considerarmos solicitações de licenças e alvarás em larga escala?
Este é o caso de grandes incorporadoras, hospitais, bancos, imobiliárias e empresas do varejo, que precisam solicitar licenças e alvarás para cada uma de suas filiais, em diferentes cidades e estados de um país de proporções continentais, como o Brasil.
Alvarás e Licenças: veja as vantagens de agilizar os processos
Com o objetivo de colaborar com a esteira de rentabilidade de grandes empresas e trazer mais celeridade aos processos de obtenção de alvarás e licenças, a Docket criou uma plataforma com tecnologia específica e vantagens únicas.
- Armazenamento
- Alertas de vencimento
- Monitoramento de status
- Mapa de operações de Alvarás e Licenças
- Níveis de acesso
- Controle de usuários
- Relatórios
- Cadastro de protocolos
- Observações e histórico
Dessa forma, é possível gerenciar alvarás, licenças e todos os documentos regulatórios de forma automatizada, com acesso rápido, prático e fácil.
1. Armazenamento
O armazenamento em nuvem e flexível é ideal para grandes redes, pois possibilita a organização de um volume de documentos massivo, independentemente do número de unidades ou filiais.
2. Alertas de vencimento
É possível visualizar rapidamente alertas de pendências, assim como receber alertas de vencimento automatizados por email, notificações push e no próprio sistema, configurados de acordo com a sua necessidade.
3. Monitoramento de status
Cadastre seus protocolos e acompanhe os status de suas documentações.
4. Mapa de operações de Alvarás e Licenças
Acompanhe e obtenha a geolocalização de Alvarás e Licenças, inclusive por Google Maps.
5. Níveis de acesso
Crie perfis de usuários e grupos e atribua diferentes níveis de acesso e permissionamentos para todos os membros necessários da sua equipe.
6. Controle de usuários
Monitore e acompanhe em tempo real todas as solicitações de documentos, resoluções de pendências e alertas de vencimento de todas as filiais ou unidades da sua rede.
7. Relatórios
Receba relatórios completos com toda a movimentação de documentos na plataforma, de todas as unidades, vencimentos e custos.
8. Cadastro de protocolos
Cadastre, gerencie e acompanhe todos os seus protocolos de pedidos de Licenças e Alvarás junto aos órgãos competentes.
9. Observações e histórico
Acompanhe o histórico de solicitações, vencimentos e resoluções de pendências de suas operações e de todos os usuários de sua rede.
Qual a melhor forma de gerenciar Alvarás e Licenças?
Com tantas funcionalidades, é possível organizar toda a documentação necessária para a renovação com antecedência, garantindo que sua empresa esteja sempre regularizada, evitando multas e riscos de interdições, além de muitos outros benefícios:
- Tomadas de decisões mais assertivas no acompanhamento de suas operações.
- Tenha uma visão macro das atividades das filiais da empresa.
- Acompanhe em tempo real.
- É possível auditar alterações, dados de usuários, data e hora de alteração de todas as licenças mesmo as que já foram excluídas do sistema.
Diversas empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações e sentem o impacto positivo diretamente na otimização de processos e na rentabilidade.
Sobre a Docket
A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.
O Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.
Já a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.
Por fim, a R.E.A (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.