Written by 17:56 Gestão, Jurídico

Como agilizar os processos de Alvarás e Licenças

Alvarás e Licenças
A gestão de alvarás e licenças é fundamental para que as empresas estejam quites com os órgãos regulamentadores | Produtos | Docket

Ainda hoje, agilizar os processos de alvarás e licenças continua sendo uma preocupação comum para empresas de todos os segmentos.

Não é novidade para ninguém que o processo para obter alvarás e licenças no Brasil é uma tarefa complicada.

Isso porque a obtenção desses documentos é essencial para o funcionamento legal e regularidade de algumas atividades. No entanto, o processo burocrático muitas vezes pode ser demorado e complexo.

Dessa forma, a cada etapa, são necessários inúmeros documentos, apresentados a conta-gotas por diferentes secretarias e entidades que, por sua vez, tardam em dar seus pareceres.

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas práticas para agilizar os processos de alvarás e licenças, permitindo que você otimize seu tempo e recursos.

Alvarás e Licenças: quando os processos morosos prejudicam?

O resultado dessa morosidade dos trâmites inerentes à alvarás e licenças prejudica diretamente a economia nacional.

Nesse contexto, podemos citar a geração de empregos, a produção e competitividade dos principais contribuintes do PIB, já que grandes empresas têm suas operações travadas enquanto aguardam as devidas respostas e aprovações. 

Agora, imagine o tamanho destas dificuldades se considerarmos solicitações de licenças e alvarás em larga escala?

Este é o caso de grandes incorporadoras, hospitais, bancos, imobiliárias e empresas do varejo, que precisam solicitar licenças e alvarás para cada uma de suas filiais, em diferentes cidades e estados de um país de proporções continentais, como o Brasil.

Alvarás e Licenças: veja as vantagens de agilizar os processos

Com o objetivo de colaborar com a esteira de rentabilidade de grandes empresas e trazer mais celeridade aos processos de obtenção de alvarás e licenças, a Docket criou uma plataforma com tecnologia específica e vantagens únicas.

  1. Armazenamento
  2. Alertas de vencimento
  3. Monitoramento de status
  4. Mapa de operações de Alvarás e Licenças
  5. Níveis de acesso
  6. Controle de usuários
  7. Relatórios
  8. Cadastro de protocolos
  9. Observações e histórico

Dessa forma, é possível gerenciar alvarás, licenças e todos os documentos regulatórios de forma automatizada, com acesso rápido, prático e fácil.

1. Armazenamento

O armazenamento em nuvem e flexível é ideal para grandes redes, pois possibilita a organização de um volume de documentos massivo, independentemente do número de unidades ou filiais.

2. Alertas de vencimento

É possível visualizar rapidamente alertas de pendências, assim como  receber alertas de vencimento automatizados por email, notificações push e no próprio sistema, configurados de acordo com a sua necessidade.

3. Monitoramento de status

Cadastre seus protocolos e acompanhe os status de suas documentações. 

4. Mapa de operações de Alvarás e Licenças

Acompanhe e obtenha a geolocalização de Alvarás e Licenças, inclusive por Google Maps.

5. Níveis de acesso

Crie perfis de usuários e grupos e atribua diferentes níveis de acesso e permissionamentos para todos os membros necessários da sua equipe.

6. Controle de usuários

Monitore e acompanhe em tempo real todas as solicitações de documentos, resoluções de pendências e alertas de vencimento de todas as filiais ou unidades da sua rede.

7. Relatórios

Receba relatórios completos com toda a movimentação de documentos na plataforma, de todas as unidades, vencimentos e custos.

8. Cadastro de protocolos

Cadastre, gerencie e acompanhe todos os seus protocolos de pedidos de Licenças e Alvarás junto aos órgãos competentes.

9. Observações e histórico

Acompanhe o histórico de solicitações, vencimentos e resoluções de pendências de suas operações e de todos os usuários de sua rede.

Qual a melhor forma de gerenciar Alvarás e Licenças? 

Com tantas funcionalidades, é possível organizar toda a documentação necessária para a renovação com antecedência, garantindo que sua empresa esteja sempre regularizada, evitando multas e riscos de interdições, além de muitos outros benefícios:

  • Tomadas de decisões mais assertivas no acompanhamento de suas operações.
  •  Tenha uma visão macro das atividades das filiais da empresa. 
  • Acompanhe em tempo real.
  • É possível auditar alterações, dados de usuários, data e hora de alteração de todas as licenças mesmo as que já foram excluídas do sistema.

Diversas empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações e sentem o impacto positivo diretamente na otimização de processos e na rentabilidade. 

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.

Visited 2 times, 1 visit(s) today