O que é a Certidão de Matrícula de Imóvel?

06/01/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
Ilustração representativa - Matrícula de Imóvel

O mesmo que Certidão de Matrícula de Imóvel ou Matrícula de Imóvel Atualizada, é a reprodução fiel dos dados do imóvel como localização, dimensões, lote, quadra, qualificação do proprietário (nome, CFP, RG, Estado Civil etc.), datas dos registros e averbações, inventários, ações judiciais, compras e vendas, e alterações pelas quais o imóvel passou (cada ato jurídico relacionado a ele deve ser averbado na matrícula).

Cada matrícula possui um número próprio, ela é obrigatoriamente aberta quando da ocasião do primeiro registro do imóvel, em caso de fusão de imóvel, averbação etc. A cada novo registro, é feita uma averbação. Ao averbar uma escritura, por exemplo, registra-se na matrícula que ocorreu uma compra e venda e que existe um novo proprietário do imóvel.

A matrícula do imóvel é anotada em um Livro nº 2 de Registro Geral de Imóveis da Jurisdição e recebem um número de ordem. Nela são averbados todos os atos jurídicos do imóvel.

Os atos jurídicos ocorridos são todos aqueles que afetam ou alteram o imóvel e seus respectivos proprietários. Exemplo: Demolição, Construção, Habite-se, Conclusão de obra, Compra e Venda, Penhor, Pacto antenupcial, Partilha por separação judicial, Inventário etc.

Para que serve?

Sua principal função é a certificação da propriedade. É o documento que prova que uma pessoa, é de fato, proprietária do imóvel nela especificado.

Este é um dos documentos mais importantes exigidos por financeiras e bancos para financiamento imobiliário.

Com uma documentação completa, todas as partes ganham no processo. Além das certidões negativas do comprador, a instituição financeira solicita a certidão de matrícula. Isso garante que o interessado realmente possui capacidade e condição jurídica para adquirir o imóvel.

Em relação ao imóvel, a certidão de matrícula de imóvel é importante para garantir que ele está dentro da lei e que cumpre os requisitos de determinadas linhas de financiamento.

Mas o principal está no fato de que a certidão dirá ao comprador o estado do imóvel: se tiver alguma pendência, dívida ou ação judicial, a certidão mostrará, evitando que o interessado adquira um imóvel em condições desfavoráveis.

Em resumo

Diagrama explicativo sobre a certidão de matrícula de imóvel.

Diante deste cenário, a Docket surgiu com a missão de trazer mais celeridade aos processos burocráticos, de ponta a ponta, através de toda sua infraestrutura. Com toda sua tecnologia e inovação, é possível acelerar a rentabilidade de grandes construtoras, evitando problemas na gestão de processos através de suas funcionalidades.

Grandes empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações. Experimente você também, os benefícios que a tecnologia pode oferecer para sua empresa!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. Regina Celia dos Santos disse:

    Esclarecedor. Um imovel que não tem registro em cartorio algum, nem sequer na Prefeitura, mas tem acordo de compra e vena(xerox) feito por tabelião, com escritura, e número de BC ( NOME DO VENDEDOR, AINDA , E NAO DO COMPRADOR), onde verificar a matricula. Grata

    1. Docket Brasil disse:

      Bom dia, Regina. Sugiro que leia esse post a respeito da matrícula:https://blog.docket.com.br/matricula-de-imovel-o-que-e-onde-emitir/

  2. ALTAIR CRISTINA DOS REIS SBRISSA disse:

    Boa tarde! Preciso saber o nome do dono de um terreno. Com o endereço do imóvel, consigo a certidão de matrícula? Sou de Itu/SP

    1. Docket Brasil disse:

      Boa tarde. Para saber o nome do dono do terreno é necessário realizar uma pesquisa pela matrícula do imóvel. Pode ser possível no Cartório de Registro de Imóveis onde o terreno esteja registrado.

      1. Iracema melo disse:

        Vocês São nuito kerdiz

        1. Docket Brasil disse:

          Obrigada!

  3. Iracema Melo OLIVEIRA FEITOSA disse:

    Segunda via dafatura da csk

    1. Docket Brasil disse:

      Por favor, pode ser mais específica?

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!