Política de Cookies

Written by 18:05 Jurídico, Operações

O que é Certidão de Objeto e Pé?

A Certidão de Objeto e Pé tem esse nome porque consiste em um resumo de um objeto de ação judicial e em que pé está o processo.

Descubra tudo que você precisa saber sobre Certidão de Objeto e Pé
Descubra tudo que você precisa saber sobre Certidão de Objeto e Pé | Jurídico | Docket

A Certidão de Objeto e Pé tem esse nome porque consiste em um resumo de um objeto de ação judicial e em que pé está o processo. Ela pode ser solicitada pelas partes envolvidas ou pelo advogado da parte.

Continue a leitura para ver o que é certidão de objeto e pé, para que ela serve, como solicitar esse documento e as principais categorias. 

O que é essa certidão?

A certidão de objeto e pé é um documento de fé pública que apresenta resumidamente o objeto de uma determinada ação judicial, cível ou criminal, e o momento processual (conhecido como pé) que se encontra, se já foi sentenciada, se extinta ou se ainda está em andamento. 

Ele é expedido com base no que consta nos próprios autos e verifica toda a matéria discutida, constando os seguintes dados:

  • identificação do requerente da certidão;
  • identificação do processo (número, classe e assunto);
  • identificação das partes (polo ativo e passivo);
  • identificação dos patronos das partes;
  • valor da causa;
  • identificação de terceiros, exceto da vítima e de partes sigilosas (Ministério Público, Fazenda Pública, perito, interessados, assistentes);
  • objeto da ação (conforme pedidos na petição inicial);
  • atual momento processual (tomando como base as últimas determinações).
Ebook

Como solicitar o documento?

A Certidão de Objeto e Pé pode ser solicitada por advogados ou pelas partes envolvidas nas esferas Cível, Federal, Trabalhista, Criminal, Executivos Fiscais. Caso exista alguma informação que seja de interesse do advogado e considerada importante para o processo, pode-se escrever um pedido para o escrevente para que seja incluído o detalhe.

Esse documento é previsto na Constituição Federal, Artigo 5.°, XXXIV, “b”. Na maioria dos casos, a principal função da certidão de objeto e pé é comprovar o andamento do processo para clientes, investidores e usuários de informação gerencial. Ela deve ser solicitada na unidade judicial onde tramita ou tramitou o processo e a média de prazo para a entrega geralmente é de 5 a 30 dias úteis, considerando a data de solicitação. 

Categorias de Certidão de Objeto e Pé

Como vimos, a certidão de objeto e pé apresenta um resumo do andamento de uma ação em algumas esferas. Veja alguns tipos desse documento!

Certidão de Objeto e Pé Cível 

São para os processos que correm nas varas da família e geralmente são segredos de justiça, ou seja, não pode ser solicitado por terceiros, apenas por advogado constituído ou pelas partes. Ela certifica as fases do processo e conta com os dados básicos e pontos indicados por quem solicita.

Certidão de Objeto e Pé Executivos Fiscais Municipais e Estaduais

Ela é solicitada quando os processos executivos fiscais municipais e estaduais sofrem algum tipo de cobrança de crédito em âmbito fiscal, como impostos e taxas.

Certidão de Objeto e Pé Trabalhista

Essa certidão descreve de maneira detalhada a situação de uma ação trabalhista na justiça do trabalho. Ela pode ser solicitada por qualquer uma das partes para ter ciência das ocorrências do processo e em que pé está o andamento do processo.

Certidão de Objeto e Pé Criminal

Expedida pelo cartório judicial da vara que tramita a ação, ela tem um resumo do processo, a natureza da ação, as partes, principais atos praticados, movimentação, intimações e a fase atual do processo. Ela também é conhecida como Certidão de Fatos.

Certidão de Objeto e Pé para comprovação de atuação de advogado em processo

Essa categoria de certidão é emitido para comprar a prática jurídica ou atuação profissional nos processos elencados pelo documento. O objetivo pode ser a posse em concurso público ou habilitação em procedimento licitatório. Ela listará dados básicos como classe, número e data de autuação e pode ser individualizada pelo número de inscrição na OAB.

Conte com o Shopping de Documentos da Docket para facilitar suas operações

O Shopping de Documentos é um software desenvolvido pela Docket que tem uma utilização intuitiva e funcional. Por meio dele é possível centralizar as operações que dependem de documentos e controlar, de modo simplificado, todo o fluxo de processos. 

Ela também permite o acompanhamento  do andamento das solicitações, o recebimento de alerta de pendências, programação de recorrências para documentos, verificação do status do documento — positivo ou negativo —, separação dos pedidos por centro de custos e emissão de relatórios com as informações mais importantes para a sua demanda. 

O Shopping de Documentos é uma solução completa que oferece toda infraestrutura para operações que dependem de documentos para a realização de um negócio ou transação. Além de facilitar o acesso aos documentos, a plataforma também dá celeridade às buscas, reduzindo o tempo das operações!

Visited 1.406 times, 1 visit(s) today