Política de Cookies

Written by 08:00 Jurídico

Atividades jurídicas contribuem para avanço do setor de serviços em janeiro

atividades jurídicas

O setor de serviços avançou 0,7% em janeiro de 2024. Neste contexto, as atividades jurídicas contribuíram de forma positiva para o crescimento do setor. Em sua última leitura, o segmento foi beneficiado pela expansão de outros elementos do setor de serviços, assim como os desdobramentos da agenda de reformas adotadas em 2023. 

Ao longo de 2024, a expectativa é de que tais elementos, somados aos avanços tecnológicos em curso, continuem impactando o setor de maneira intensa.

Veja mais a seguir.

Comportamento da Pesquisa Mensal de Serviços

Nas análises recentes conduzidas pelo IBGE sobre os diversos setores da economia brasileira, o segmento de serviços destacou-se pela resiliência e consistência. A estabilidade resultante ficou em evidência mais uma vez nos resultados de janeiro. 

O setor de serviços registrou um crescimento de 0,7%, contrapondo-se às flutuações mais acentuadas observadas tanto na indústria quanto no comércio varejista, que enfrentaram oscilações negativas e positivas, respectivamente.

A apuração dos dados de janeiro revelou avanços em quatro das cinco áreas examinadas, com especial atenção para o progresso notável no setor de informação e comunicação, que viu um avanço de 1,5% – seu quarto aumento consecutivo, totalizando um acréscimo de 3,8% nesse período.

Por outro lado, o segmento voltado para os serviços prestados diretamente às famílias apresentou uma queda de 2,7%, marcando o único declínio do mês. Esse recuo dilui parte do crescimento que havia sido acumulado nos dois últimos meses do ano anterior, que somava 7,4%.

atividades juridícas

Atividades jurídicas na Pesquisa Mensal de Serviços

As atividades jurídicas constituem um dos componentes dos chamados “outros serviços”, os quais mostraram um avanço modesto na leitura de janeiro de 2024, de 0,2%. Atualmente, tal segmento se encontra 10,8% abaixo de seu ponto máximo em dezembro de 2022, embora apresente um crescimento considerável nos últimos doze meses, de 3,1%.

Apesar do impacto dos “outros serviços” não ter sido tão relevante, sua consistência constitui um importante aspecto para as perspectivas do setor, que vem se destacando em relação às outras atividades econômicas. Neste sentido, a seção de “atividades jurídicas” contribuiu positivamente para o crescimento do segmento.

Reflexos da PMS sobre as atividades jurídicas

Tendo em vista a natureza das atividades jurídicas, o crescimento do setor de serviços deve trazer impactos significativos. O crescimento de outros elementos que possuem um forte componente legal, como “atividades auxiliares dos serviços financeiros” e “atividades imobiliárias”, deve contribuir para que as atividades jurídicas também registrem crescimento.

Ao mesmo tempo, desdobramentos relevantes de outros setores da economia, como foi o caso dos problemas de “risco sacado” no comércio varejista, podem impulsionar a demanda pelas atividades jurídicas. De forma similar, as reformas, a exemplo da tributária, também constituem elementos importantes para o avanço do segmento advocatício.

atividades juridícas

Perspectivas das atividades jurídicas

A tendência de crescimento das atividades jurídicas, não apenas no Brasil, mas também no contexto internacional, deve continuar a impulsionar a demanda por serviços de advocacia ao longo de 2024. Parte importante dessa expectativa advém da agenda de reformas que estão no radar.

Ao mesmo tempo, os escritórios de advocacia devem ser fortemente afetados pelos avanços tecnológicos. O crescente uso dos modelos de inteligência artificial, que são cada vez mais capazes de se adaptar e utilizar conhecimentos de diversas áreas, incluindo a do direito, pode contribuir para um avanço e produtividade no setor.

Enquanto a expectativa é de que as novas tecnologias ampliem e aperfeiçoem os serviços de advocacia, eles também devem exigir um processo de adaptação, o qual pode acabar por prejudicar as empresas que permaneçam muito rígidas em modelos tradicionais.

Visited 16 times, 1 visit(s) today