Automação e agilidade na Due Diligence

20/01/2020
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Due Diligence

A Due Diligence, também conhecida como Diligência Prévia ou Devida, consiste na análise e no levantamento de documentos, certidões e informações sobre pessoas, empresas e imóveis. Geralmente é executada antes do fechamento de um grande negócio, aquisições, fusões, participações e sociedades. 

A Due Diligence é um procedimento fundamental por possibilitar a avaliação de riscos e  possíveis impedimentos na realização de um negócio, ou, até mesmo, acelerar as tomadas de decisões e demais processos administrativos. 

Se a Due Diligence for sobre uma empresa, será necessária a obtenção de documentos de 3 áreas: financeira, legal e fiscal ou tributária. Se for sobre um imóvel, você precisará de licenças ambientais, por exemplo. 

Para não correr o risco de perder o tempo de certas negociações, a agilidade na busca, análise e gerenciamento dos documentos, é essencial. No Brasil, possuímos uma complexidade muito grande e diversos órgãos públicos, por isso, realizar as buscas de documentos em todo o país, pode demandar muito dinheiro e tempo. 

A tecnologia e a Due Diligence

Com a chegada da transformação digital, a automação permite que os métodos de trabalho sejam facilitados, sem a necessidade de um trabalho manual e atuando de forma padronizada e eficiente. 

Atualmente, podemos encontrar softwares e plataformas que já executam serviços corporativos de automação de rotinas digitais, que, antigamente, eram morosas e manuais. Isso representa um trabalho duplamente automatizado e com o dobro de eficiência. 

Aderir a tecnologia é a ação mais eficiente para fazer mais com menos, justamente pelos recursos que a automação oferece. As pessoas podem ser direcionadas para trabalhos mais qualificados, enquanto a tecnologia realiza ações repetitivas e burocráticas, a um custo baixo.

Muitos profissionais estão indo atrás do auxílio da tecnologia. A automatização das tarefas de suporte dos serviços jurídicos tornou-se essencial. Ademais, essas pequenas atividades diárias levam tempo, mas acabam não contribuindo diretamente para a geração de resultados ao cliente.

Tornando a Due Diligence mais ágil

Além da automação, outras ações podem tornar a Due Diligence mais ágil e assertiva. Para começar, é fundamental ter um bom planejamento, avaliando a natureza do negócio e listando as certidões e documentos necessários.

Depois disso, é preciso ter claro em mente os resultados que pretende alcançar, definindo onde quer chegar com a diligência. Muitas vezes é necessário criar uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas. 

Vale lembrar que é importante que os profissionais que atuarão na Due Diligence assinem um termo de confidencialidade com a sua empresa, uma vez que terão acesso a informações secretas. 

Possuir um checklist também é um importante ponto de partida, tanto para a verificação das informações, quanto para detectar dados cruciais que não foram fornecidos. Porém, é válido lembrar que o checklist é incapaz de substituir a experiência e o conhecimento dos profissionais envolvidos na interpretação dos documentos e informações fornecidas.

Por isso, devem ser averiguados itens sobre a organização, informações financeiras, impostos, ativos fixos, contratos e certidões (como no caso da Certidão de Distribuição Criminal), imóveis, entre outros. 

Se você está pensando em dar início a uma Due Diligence, não se esqueça do compliance, ou seja, busque estar sempre em conformidade com normas das empresas e a legislação vigente, além de respeitar a confidencialidade das informações recebidas durante o processo. 

Também é válido ressaltar que é importante não abrir mão dos profissionais qualificados para conduzir o processo. Uma outra alternativa é contratar uma empresa especializada em auditorias.

Docket

A Docket ajuda grandes empresas a escalarem seus negócios e reduzirem custos por meio de uma plataforma exclusiva. Com o uso de tecnologia e inteligência artificial, a Docket torna atividades complexas como a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões, em rotinas cada vez mais simples.

Outro fator importante para as empresas durante a Due Diligence é a segurança das informações e a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entra em vigor esse ano.  A Docket oferece segurança total no tratamento de dados, todos os documentos solicitados por meio da plataforma, ficam armazenados em um banco de dados único, em servidores Amazon AWS criptografados.

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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