Política de Cookies

Written by 08:00 Bancos • One Comment

Bacen: Relatório Trimestral de Inflação e Perspectivas para 2024

Relatório Trimestral de Inflação

O Banco Central do Brasil (Bacen) divulgou seu mais recente Relatório Trimestral de Inflação, destacando projeções de desaceleração para 2024. Com uma estimativa de inflação de 3,50% para o ano, impulsionada por fatores internos e externos, o Bacen sinaliza um ambiente favorável para a continuidade da queda das taxas de juros, expansão econômica e estabilidade cambial.

Principais Pontos do Relatório: Inflação, Taxa Selic e Câmbio

O relatório prevê uma inflação de 3,50% para 2024, com uma redução para 3,20% em 2025. Essas projeções consideram a taxa Selic e a taxa de câmbio, esperando-se que o dólar atinja R$4,98 em 2024. O documento também destaca um aumento na inflação ao consumidor no último trimestre de 2023, indicando uma reversão na tendência anterior de inflação abaixo das expectativas.

Variáveis Condicionantes: Cenário Interno e Externo

No contexto global, o relatório aponta para a postergação das reduções de taxas de juros nos países desenvolvidos, enquanto internamente projeta-se uma desaceleração do crescimento econômico para 2024. O Bacen observa uma melhora nas projeções de crescimento econômico, com uma expansão prevista de 1,9% em 2024.

Impacto do Relatório nos Mercados e na Economia Brasileira

O Bacen prevê uma expansão de 9,4% no crédito do Sistema Financeiro Nacional para 2024, sinalizando uma visão favorável para o crédito brasileiro. Essas perspectivas positivas devem animar os mercados financeiros, indicando um potencial para cortes adicionais nas taxas de juros e impulsionando o nível de atividade econômica.

Apesar das projeções de queda na produção do agronegócio, melhorias nos níveis de confiança devem impulsionar outros setores produtivos, como a indústria e os serviços.

Visited 55 times, 1 visit(s) today