O que é uma Certidão de Breve Relato – Junta Comercial?

03/01/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
Certidão de Breve Relato

Conhecida também com Certidão Simplificada da Junta Comercial, a Certidão de Breve Relato da Junta Comercial é um documento que possui o extrato de informações atualizadas, constantes de atos arquivados, contendo as seguintes informações: Denominação/razão social; capital social, endereço, objeto social, quadro societário, filiais e último documento arquivado. Esta certidão é o instrumento hábil para a prática dos seguintes atos nas Juntas Comerciais: proteção ao nome empresarial, abertura, alteração e inscrição de transferência de filiais.

Não constará nesta certidão

Contatos da empresa, endereço dos sócios, nomes de sócios que não fazem mais parte da sociedade, data de ingresso dos sócios, denominações anteriores, anotações sobre registro de empregados, dados patrimoniais das empresas.

Para que serve?

A Certidão de Breve Relato da Junta Comercial é utilizada, por exemplo, para garantir a proteção ao nome empresarial ou para abertura de dependência em outra unidade da Federação; para transferência de sede para outra unidade da Federação; para cadastro bancário; para participação em licitação e para aposentadoria do empresário/administrador de uma sociedade.

Diferença entre Certidão de Breve Relato e Certidão de inteiro Teor

De um modo geral, a Certidão de Breve Relato é a transcrição das principais partes do assento ou documentos arquivados, essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação.

Já a Certidão de Inteiro Teor é a transcrição integral, ‘ipsis litteris’, isto é, com todos os elementos constantes do livro de registro, reproduzindo-se fielmente todas as informações constantes do livro a que se refira.

NIRE

NIRE é a sigla de Número de Identificação do Registro de Empresas. É o registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado. Um número único que comprova que a empresa existe oficialmente. Para exercer atividade no Brasil, todas as empresas devem ter registro na prefeitura, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social.

O NIRE é composto por onze dígitos, onde consta a UF (Unidade de Federação), o tipo de empresa e um dígito verificador (o 11º). Cada Estado (UF) possui sua própria Junta Comercial, cujo nome varia de acordo com nome do Estado. Por exemplo: JUCESP (São Paulo), JUCEMG (Minas Gerais), JUCERJA (Rio de Janeiro), e etc. Os preços, prazos e condições de abertura da empresa variam entre Estados.

Após ter um NIRE, a empresa deve fazer o registro na Receita Federal para contribuição de impostos e registro de atividade, onde vai receber o número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Com o CNPJ, a empresa deve solicitar na prefeitura o alvará de funcionamento – documento que autoriza o funcionamento da empresa. Em alguns setores de atividade é obrigatório que a empresa possua uma Inscrição Estadual (IE), geralmente obtida na Secretaria Estadual da Fazenda. É possível fazer consultas públicas com o NIRE nos sites das Juntas Comerciais, para saber se uma determinada empresa está registrada formalmente.

Órgãos Emissores

Juntas Comerciais Estaduais.

Solicite mais de 200 tipos de documentos e certidões, realize pesquisa de bens em  todo o Brasil e faça a pré-análise de documentos em segundos com a Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Você também pode gostar

Análise de crédito rápida e certidões para sua empresa


  • 07/08/2020
  • Bancos
  • Leitura em: 7 minutos

A análise de crédito é o estudo realizado por bancos, instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais, com o objetivo de avaliar dados e informações econômicas de seus clientes, pessoa física ou jurídica. Para que serve a análise de crédito A investigação da análise de risco de crédito bancário acontece quando o cliente solicita uma linha de […]

Imóvel financiado já pode ser usado como garantia de novo crédito


  • 05/08/2020
  • Bancos
  • Leitura em: 4 minutos

O Banco Central regulamentou medida provisória que permite que um imóvel financiado possa ser usado como garantia de um novo empréstimo com o mesmo banco do financiamento inicial. A resolução faz parte de uma linha de crédito emergencial criada na semana passada por meio da medida provisória (MP) 992, que reúne novos mecanismos para combater […]

Lei do Agro amplia o crédito para o agronegócio


Dentre as principais medidas da Lei do Agro está a continuidade do patrimônio de afetação, que permite ao produtor rural fracionar a terra para dar como garantia de empréstimos bancários, e não ser obrigado a usar a propriedade inteira como garantia. Sancionada pelo Governo Federal no dia 07 de abril, a Lei 13.986/2020, proveniente da […]

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!