Política de Cookies

Written by 17:22 Documentos • 2 Comments

O que é uma Certidão de Inteiro Teor – Junta Comercial?

Entenda por que a certidão de inteiro teor da junta comercial é um dos principais registros de uma empresa e qual a sua relevância para os negócios.

Ilustração representativa - Certidão de Inteiro Teor

A Certidão de Inteiro Teor é a fotocópia dos atos arquivados pela empresa na Junta Comercial. A Junta Comercial é um órgão governamental que registra atividades relativas a empresas e sociedades empresariais.

Confira a seguir todas as informações que novas empresas precisam saber antes de começar seus negócios.

Para que serve a Certidão de Inteiro Teor?

Pode ser solicitada, por exemplo, quando um empresário perde o contrato social de sua empresa. Nesse caso, deve-se solicitar uma certidão de inteiro teor, que será a cópia do contrato. Também pode ser solicitada para se ter acesso ao último ato arquivado de uma empresa.

A Certidão de Inteiro Teor pode ser usada, inclusive, para o processo de dupla cidadania. Isso porque trata-se de um documento completo e é nele que constam todas as informações sobre determinados dados específicos.

Junta Comercial Estadual

Cada estado tem sua Junta Comercial própria com o acervo de registros de empresas em todas as cidades daquele estado. Sendo assim, a Junta de cada estado é representada por uma sigla diferente. Embora os serviços oferecidos sejam os mesmos.

Por exemplo:  a Junta Comercial do Estado de São Paulo é representada pela sigla JUCESP, a de Minas Gerais, pela sigla JUCEMG, a de Santa Catarina, pela sigla JUCESC, entre outras.

Outra informação importante é que toda Junta Comercial é subordinada ao Poder Executivo de seu respectivo estado. E também ao Departamento Nacional do Registro do Comércio, ou DNRC.

Abertura de Empresas

O registro na Junta Comercial dá publicidade ao ato. Ou seja, informa para a sociedade em geral e as entidades e pessoas particularmente interessadas que seu negócio é válido. Está registrado e não tem a mesma razão social ou nome fantasia de outra empresa.

Uma vez aprovados os documentos, as informações básicas da sua nova empresa ficarão disponíveis para consulta, pessoalmente ou via internet, para qualquer pessoa interessada. Uma ida à Junta para modificação dos dados empresariais se faz necessária também quando há inclusão ou exclusão de sócios ou fusão de duas ou mais empresas.

Para simplificar a rotina corporativa, muitas empresas têm se valido do certificado digital, uma alternativa que possibilita que documentos sejam assinados digitalmente. Sendo assim, o acesso aos principais órgãos públicos por meio da internet fica muito mais fácil.

Confira outras atividades relevantes desempenhadas pela Junta Comercial:

· Arquivamento de todos os documentos da história da empresa, da fundação ao fechamento;

· Autenticação de documentos fiscais e de livros de comércio de estabelecimentos;

· Matrícula de profissionais, como tradutores, intérpretes e leiloeiros.

Órgãos Emissores

Juntas Comerciais Estaduais.

Transforme a jornada operacional da sua empresa de ponta a ponta.

Visited 226 times, 1 visit(s) today