O que é uma Certidão de Óbito?

06/01/2020
Leitura em: 6 minutos
Categorias:
Ilustração representativa - Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio. O registro de óbito é requisitado pela agência funerária contratada ou por um familiar, que enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

No Brasil, uma Certidão de Óbito pode ser emitida em dois formatos: em breve relato, que traz os dados principais inscritos no livro de assentamento ou em inteiro teor, que reproduz todo o assento de nascimento em sua integralidade. A certidão de inteiro teor também é chamada de certidão verbum ad verbum.

Diferença entre Certidão de Óbito e Atestado de Óbito

O atestado de óbito, ou declaração de óbito, é feito por um médico, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital. Além de declarar o fim da vida de um indivíduo, no atestado o médico também deverá inserir quais foram as causas daquela morte. A exceção ocorre apenas em locais em que não existe um profissional médico, ou seja, sem assistência médica – nestes casos, de acordo com o artigo 77 da Lei Federal 6015 de 1973, a Lei dos registros públicos, o atestado poderá ser feito por duas testemunhas que tiverem presenciado ou verificado a morte.

Já a certidão de óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das pessoas naturais e só pode ser obtida com o atestado de óbito. Na certidão, dentre outras informações, deve constar a hora e a data do falecimento, se a pessoa era casada e deixa filhos, com nome e idade de cada um, se deixa bens e herdeiros, se era eleitor e as causas da morte.

Quais são os documentos necessários para a Certidão de Óbito?

Para dar entrada no cartório e expedir a Certidão de Óbito, é necessário que o requerente apresente uma série de documentos do finado, inclusive documentos que atestem a morte do indivíduo. Tais como:

  • O atestado ou declaração de óbito;
  • Certidão de nascimento ou casamento (em caso de divorciados e viúvos, deve constar a anotação na certidão);
  • Documento de identidade;
  • Documento contendo o número do CPF;
  • Título de eleitor;
  • Número do benefício do INSS (no caso de aposentado, beneficiário ou pensionista na data do falecimento).

Qual o prazo para pedir a Certidão de Óbito?

Qualquer interessado pode solicitar a Certidão de Óbito em um prazo de até 15 dias depois da morte do indivíduo. No entanto, o artigo 78 do Código Civil (CC) aponta que o ideal é que a solicitação seja feita em até 24 horas após o ocorrido. É importante ressaltar que, depois que o prazo legal tenha passado, o pedido da Certidão de Óbito só poderá ser feito por meio de determinação judicial.

Além disso, é importante se atentar ao prazo determinado para a emissão do documento. Após realização do requerimento, o cartório ainda dispõe de um período de até cinco dias.

Quanto custa a Certidão de Óbito?

Caso a solicitação seja feita no Cartório Civil do município no qual aconteceu o falecimento, a primeira via da Certidão de Óbito é gratuita.

Como tirar a 2ª Via da Certidão de Óbito?

A segunda via de Certidão de Óbito é um documento que atesta o falecimento de uma pessoa. Útil para diversos procedimentos associados à herança, pois o documento informa se a pessoa deixou testamento, os dados do sepultamento, local, o nome e o número de documento do médico ou de quem atestou o óbito, a data de expedição do documento e os dados do próprio cartório.

Qualquer pessoa pode solicitar a segunda via da Certidão de Óbito, mesmo não se tratando de um familiar da pessoa que faleceu. O ideal é que o interessado se apresente no Cartório de Registro Civil no qual foi feita a emissão da primeira via da certidão. Visto que, caso o pedido seja feito em outro cartório, pode haver cobrança de algumas taxas extras.

Uma boa alternativa para pessoas que não moram na localidade na qual foi feita a emissão da certidão ou, por qualquer motivo, não podem se apresentar no cartório, é realizar o pedido pela internet.

Entretanto, vale destacar que, caso o interessado não possa assumir os custos da segunda via da Certidão de Óbito, é possível pleitear que o documento seja emitido gratuitamente por meio da Declaração de Pobreza.

Em qual Cartório eu devo ir?

O Cartório de Registro Civil, também conhecido como Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Trata-se do local responsável pelos trâmites legais dos documentos que dizem respeito à vida de uma pessoa como, por exemplo, a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e a Certidão de Óbito.

Transforme a jornada operacional da sua empresa, de ponta a ponta.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. jair de frança gameleira disse:

    estou a procura do atestado de obto que fiz o pedido cm vcs e ater agora vcs nâo enviaram pro meu enderenço.n.do pedido 1651111. já paquei e vcs nâo mim dâo um posicionamento.tenho pressa.

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, tudo bem?

      Jair, solucionaremos o ocorrido.

  2. EDNO SEBASTIÃO CÂNDIDO RABELO disse:

    Procuro encontrar registro de José Francisco Rabelo só tenho o nome Dele
    viveu na região de Minas Gerais Em 1875 + ou –

    1. Docket Brasil disse:

      Boa tarde! Sugerimos pesquisar no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Você também pode gostar

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Tudo sobre a Certidão de Penhor do Livro 03


Com este artigo você vai aprender os conceitos de certidão de penhor, matrícula de imóveis e tudo sobre o Livro 03 de Registros Auxiliares.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!