Política de Cookies

Written by 21:28 Bancos, Documentos, Gestão, Operações

Como acelerar a esteira do Financiamento Imobiliário

Confira quais são os obstáculos para as instituições de crédito e como é possível acelerar operações de financiamento imobiliário.

Acelerar a esteira do financiamento imobiliário geralmente envolve agilizar o processo de aprovação e concessão do empréstimo para a compra de uma propriedade
Acelerar a esteira do financiamento imobiliário geralmente envolve agilizar o processo de aprovação e concessão do empréstimo para a compra de uma propriedade | Gestão | Docket

Seja para comprar terras para a produção rural ou realizar o sonho da casa própria para a família, o financiamento imobiliário é uma operação de crédito que tem alta demanda no Brasil. Para você ter uma ideia, depois de aumentar 57,5% no ano passado – com R$ 124 bilhões liberados pelos bancos -, o volume de financiamentos imobiliários cresceu 113% só no primeiro trimestre de 2021, comparado aos três primeiros meses de 2020. 

Optar por financiar um imóvel caiu nas graças dos brasileiros principalmente pela baixa da taxa básica de juros (Selic), que tornou as linhas de crédito mais acessíveis e abriu portas para esse tipo de negociação. Consequentemente, a dificuldade de conseguir financiamento também se tornou menor. Nesse contexto, algumas instituições de crédito também aqueceram seus negócios e começaram a se destacar ainda mais no mercado imobiliário.  

Como foi o caso do Itaú Unibanco, que ultrapassou a Caixa em janeiro deste ano e conquistou a liderança de mercado no financiamento imobiliário para compra de imóveis por pessoas físicas com recursos da poupança, como apontou O Globo. 

Apesar do bom momento para as instituições de crédito, a jornada de operações de financiamento imobiliário ainda possui diversos obstáculos que precisam ser superados. Confira quais são a seguir. 

Operação de financiamento imobiliário: quais as principais dificuldades das instituições de crédito? 

Uma operação de financiamento imobiliário requer uma série de documentos e certidões para que seja formalizada. Dentre eles, estão: Certidão Civil, Certidão de Breve Relato, Certidão de Executivos Fiscais Estaduais e Municipais, Certidão de Dados Cadastrais, Distribuição Criminal, Certidão Negativa de Débito (CND), entre outros. É por meio desse levantamento de documentos que é possível verificar se existem pendências ou algum processo judicial antes que a liberação de crédito seja aprovada. 

Além disso, é necessária uma análise minuciosa da certidão atualizada da matrícula de imóvel, para que seja avaliado se não existem outras alienações ou hipoteca sobre o imóvel em questão. 

As dificuldades começam para as instituições de financiamento, tanto no caso de bancos ou cooperativas de crédito, quando colocamos na ponta do lápis o volume em larga escala dessa obtenção e aferição de documentos. Porém essa questão ainda vai além e se torna mais complexa, porque, como se não bastasse a quantidade elevada, muitos documentos e certidões inerentes às operações de financiamento imobiliário têm prazo de validade e podem vencer ao longo do processo. Sendo assim, essa morosidade pode acarretar em uma averbação e, neste caso, o cliente precisava reemitir uma parte da documentação. 

Com tanta burocracia e entraves pelo caminho, o fluxo das operações de financiamento acaba se tornando uma péssima experiência tanto para as instituições financeiras quanto para seus clientes. De ambos os lados é possível constatar um grande desperdício de tempo e, claro, um caminho passível de erros. 

Como a Docket ajuda instituições a otimizarem operações de financiamento 

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e de empresas dos mais diferentes segmentos, inclusive de instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito. Pensando nisso, a Docket investe maciçamente em tecnologia de ponta e infraestrutura que possam tornar as operações diárias das corporações mais simples e lucrativas. 

Para tanto, a Docket projetou o produto Shopping de Documentos. Trata-se de uma plataforma 100% digital que centraliza as melhores funcionalidades para aumentar a produtividade, otimizar o lead time das operações e garantir a mitigação de riscos de fraudes. Além disso, a plataforma oferece um dashboard intuitivo e a geração completa de relatórios, no qual você tem controle total do fluxo de documentos e operações.

Dentre as principais funcionalidades da plataforma Shopping de Documentos, estão: 

Lista de pedidos: Otimiza o monitoramento dos pedidos em tempo real, com uma tela de informações como status, pendências, vencimentos e gravames, além de um filtro de busca que traz mais assertividade em suas pesquisas.

R.E.A. (Real Estate Analysis): Nosso software de inteligência artificial é capaz de realizar a pré-análise de documentos em menos de um minuto e com quase 100% de acurácia. Deixando as tarefas monótonas e robóticas aos cuidados da R.E.A., os funcionários da empresa têm tempo para focar em suas atividades prioritárias, o que reflete em uma valorização do potencial humano. 

BÔNUS: CASE DE SUCESSO

Veja como a CashMe otimizou o lead time para liberação de crédito. 

Com as funcionalidades do Shopping de Documentos da Docket, a CashMe foi capaz de reduzir os gastos e o tempo utilizados para a gestão e análise de documentos de seus clientes, aumentando ainda mais o seu NPS de clientes. 


Visited 26 times, 1 visit(s) today