Como facilitar processos de alvarás e licenças com a tecnologia

04/03/2021
Leitura em: 5 minutos

No Brasil, ao pensar em abrir um negócio, o empreendedor se depara com inúmeras leis e condições para a sua regularização. 

A cada etapa são exigidos inúmeros documentos, por exemplo, para abertura de uma empresa é necessário: 

  • CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  • Inscrição na Previdência Social; 
  • Inscrição Estadual (para empresas que comercializam produtos) ou Municipal (empresas que prestam serviços); 
  • Registro na Junta Comercial. 

Após estes processos, a empresa ainda precisa realizar a busca e apresentação de diversos alvarás e licenças para a regulamentação de seu funcionamento.

E sabemos que obter alvarás e licenças não é uma tarefa fácil. A cada etapa são necessários inúmeros documentos, apresentados por diferentes secretarias e entidades que, por sua vez, tardam em dar seus pareceres.

Agora imagine o tamanho dessas complicações quando falamos de grandes redes, como: bancos, imobiliárias, hospitais, entre outros segmentos que precisam da solicitação de documentos para diversas filiais, em diferentes regiões. 

Gestão e controle de alvarás e licenças

Ter um gerenciamento documental é necessário para qualquer empreendimento. 

Manter todos os documentos organizados, em dia e à mão podem evitar grandes problemas, como multas e, até mesmo, o lacre da operação.

Hoje, são incontáveis empecilhos que podem  travar as operações de uma organização por completo, como, por exemplo: 

  • Falta de padronização dos processos;
  • Má gestão de documentação regulatória;
  • Perda de dados e falta de histórico; 
  • Morosidade no compartilhamento de informações entre áreas; 

Entre outros inúmeros erros processuais que podem resultar em morosidade e ineficiência de resultados. 

Porém, nem só de problemas é feito o processo de gestão documental. A tecnologia tem se tornado uma grande aliada de pequenas e grandes empresas, auxiliando durante todo esse processo. 

Guia Prático de alvarás e licenças

Como conseguir alvarás e licenças de forma eficaz?

Unindo expertise e tecnologia em uma plataforma totalmente versátil, a Docket fornece ao mercado, hoje, toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta.  

Através das funcionalidades da Docket, inúmeros segmentos tem a possibilidade de otimizar seus processos documentais, como, por exemplo: 

  • Construtoras e incorporadoras precisam realizar SPEs e novos CNPJs, além de diversos documentos regulatórios, alvarás e licenças a cada novo empreendimento a construir. Com isso, surgem vários desafios gerenciais, entre eles, manter o controle de documentos regulatórios.

  • Grandes restaurantes que contam com diversas filiais espalhadas pelo país muitas das vezes acabam perdendo o controle das datas de vencimento das documentações, o que pode resultar em multas e atrasos nos processos documentais.

  • Bancos e financeiras precisam garantir a segurança da informação a fim de evitar multas pesadas pelo descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, eles ainda precisam manter a centralização e integração de todos os dados e históricos de seus milhares de clientes e colaboradores. 

Todos esses empecilhos e impasses podem ser solucionados com a Funcionalidade do Mapa de Operações, da plataforma de Alvarás e Licenças da Docket.

Através dela as corporações podem ter uma visão macro de todos os documentos regulatórios; obter alertas de vencimentos e pendências quanto às solicitações e status de documentos de uma unidade ou de diversas filiais e garantir a centralização de todos os documentos de cada sede e clientes, otimizando o tempo de busca. 

Além disso,  o Mapa de Operações ainda possibilita  acompanhar a geolocalização de Alvarás e Licenças, inclusive por Google Maps, facilitando o processo de localização e espera de documentos. 

Viu só? 

Com a Docket você tem acesso às inúmeras funcionalidades que irão te ajudar a realizar toda a sua gestão de documentos regulatórios com antecedência, garantindo que sua empresa esteja sempre regularizada. 

Dê um passo rumo ao sucesso com a sua empresa, experimente e desfrute destas vantagens! 

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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