Como manter a empresa regularizada sem perder o foco dos negócios

10/02/2021
Leitura em: 4 minutos
Categorias:

A regularidade da empresa é imprescindível para assegurar o bom andamento de qualquer negócio. Embora seja comum algumas empresas darem início às atividades de forma irregular, a não regularização acarreta em sérios riscos, que podem levar até à suspensão das atividades.

Mas não é fácil manter a regularidade. São inúmeros impostos, tributos, documentos e certidões exigidos, que aumentam as dificuldades da atividade.

Documentos exigidos para manter uma empresa regular

Para comprovar a regularidade jurídica e fiscal de uma empresa, são necessários documentos de pessoa jurídica, mas também de pessoa física, que devem ser solicitados em diferentes secretarias e órgãos públicos ou cartórios. Entre eles:

  • Pessoa Física:
    • Certidões Negativas de Débitos federais, estaduais e municipais;
    •  Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais;
    • Certidão de Distribuição de Ações Cíveis;
    • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
    • Cópias autenticadas válidas dos documentos pessoais (CPF e RG).
  • Pessoa Jurídica:
    • Certidão Negativa de Falência e Concordata;
    • Prova de Regularidade frente ao Instituto Nacional de Seguridade Social;
    • Prova de Regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
    • Estatuto ou Contrato Social com a composição societária de pessoa jurídica;
    • Ata de eleição da diretoria.

Estes são apenas alguns dos documentos exigidos para comprovar a regularidade de uma organização. Se considerarmos a lista completa, especialmente em larga escala, é possível entender como a morosidade de obtenção de documentos pode travar as operações de uma empresa.

Para que se tenha uma ideia, o relatório Doing Business 2020, realizado pelo Banco Mundial, aponta que o empresário brasileiro perde cerca de 1.500 horas por ano apenas para lidar com a complexidade burocrática. Isso equivale a mais de dois meses perdidos por ano. Imagine o quanto é desperdiçado durante esse período além do tempo, outros recursos, como o próprio potencial humano.

Mas quais os riscos da empresa irregular?

São inúmeros os riscos de uma empresa manter suas atividades de forma irregular, que vão desde multas graves até o lacre das atividades.

  • Impedimento de praticar a atividade regular;
  • Não é possível inscrever a empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), na Receita Federal Brasileira e em outros órgãos fiscais;
  • Impossibilidade de recolhimento dos tributos inerentes à atividade;
  • Impossibilidade de participar de licitações;
  • Impossibilidade de pedir falência ou de requerer a recuperação judicial ou extrajudicial;
  • Risco de perder o Simples Nacional.

É evidente que a redundância nas necessidades de documentos e a morosidade dos órgãos emissores prejudicam diretamente a economia, atingindo não apenas as empresas, mas aos resultados do PIB nacional, diminuindo o potencial competitivo do Brasil.

Diante deste cenário, a Docket desenvolveu a plataforma de Alvarás e Licenças, com o objetivo de auxiliar grandes organizações a se manterem regularizadas de forma automatizada.

Com alertas de vencimento enviados por email, através do sistema ou de notificações push no navegador, é possível manter o controle sobre os prazos dos documentos regulatórios, evitando multas, interdições e organizando toda a documentação com antecedência.

Conheça a plataforma de alvarás e licenças que está simplificando a gestão de documentos regulatórios de grandes empresas dos principais setores econômicos do país.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Como otimizar operações de M&A


M&A é a sigla para o termo Mergers and Acquisitions, do inglês, Fusões e Aquisições, um processo que consiste na negociação entre empresas ou cotistas com o objetivo de transferir parcelas sociais de determinada organização para o investidor em questão. No Brasil, temos grandes exemplos de operações de fusões e aquisições, dos quais podemos destacar: […]

Como agilizar o home equity com a tecnologia


O home equity é uma categoria de empréstimos cada vez mais utilizada no setor de créditos, mas que sofre inúmeras ameaças. Conheça as soluções tecnológicas capazes de agilizar esta operação.

Benefícios da centralização da informação documentada


Como a tecnologia pode contribuir para a boa gestão de documentos, o controle e a produtividade de qualquer organização.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!