Política de Cookies

Written by 17:27 Jurídico

Como o Open Banking vai transformar o Setor Financeiro

A implementação do Open Banking já começou no Brasil e promete trazer total autonomia para os clientes finais quanto aos seus dados financeiros e maior economia sobre os custos de serviços.

Como o Open Banking vai transformar o Setor Financeiro

A implementação do Open Banking ou também conhecido como Sistema Financeiro Aberto, já começou no Brasil e promete trazer total autonomia para os clientes finais quanto aos seus dados financeiros e maior economia sobre os custos de serviços. 

O Open Banking se baseia na premissa de ter Application Programming Interface – APIs abertas. Ou seja, Interface de Programação de Aplicativos, uma base de tecnologia padronizada, cuja implementação ocorre através da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas, que permitem a criação de um ecossistema de produtos e serviços financeiros em torno de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, como, por exemplo, o pix. 

O novo sistema já é uma realidade no Reino Unido, onde atingiu mais 3 milhões de usuários com melhorias na gestão das finanças para consumidores e empresas.

No Brasil, a primeira fase do Open Banking teve início em fevereiro e atualmente, segue para sua quarta fase, que vai permitir que outros dados, como investimentos, seguros, sejam padronizados e compartilhados entre instituições financeiras.

Impacto do Open Banking no Setor Financeiro 

O conceito que une instituições bancárias, fintechs e outras companhias do setor, tem como principal objetivo de integrar mais agilidade e uniformidade aos procedimentos adotados por bancos.

O Open Banking permite a personalização de serviços voltados a atender necessidades específicas da população e, atualmente, algumas instituições já fazem parte desta nova modalidade a fim de conquistar um posicionamento de destaque no mercado. 

Estudo sobre a Resiliência no setor financeiro

Benefícios do Open Banking

Experiência do Usuário no Setor Financeiro 

O novo conceito propicia que os produtos financeiros sejam fornecidos em diversas plataformas, que podem, por exemplo, ser especializadas em um único tipo de produto, como seguros ou empréstimos. 

Variadas fontes de receita 

Antes o consumidor tinha que ir até o banco, agora pode acessar um produto em diversas plataformas diferentes através do próprio celular. 

Para o Setor Financeiro, a vantagem está na diversificação das fontes de receita e o benefício de contar com a inteligência artificial  para o atendimento ao cliente. 

Desafios do Open Banking

Regulamentação

Neste processo, é preciso definir exatamente quais dados bancários poderão ser passados e suas as regras, desde o cadastro à movimentação de contas e saldo considerando a priorização da segurança de dados. 

Padronização

Cada instituição financeira tem o seu próprio padrão de API e isso inviabiliza que startups consigam se conectar com múltiplas instituições, fazendo com que as mesmas se conectem apenas a um banco, perdendo a diversificação da oferta.

Segurança

Quando falamos sobre o mercado financeiro, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar e, neste sentido, quando pensamos no Open Banking, a expectativa é que os bancos estejam preparados para viabilizar a segurança necessária aos seus clientes. 

Em resumo

A adoção do Open Banking pode colocar uma empresa em lugar de destaque no mercado, uma vez que a instituição estará de acordo com a nova regulamentação e integrada à inovação, sendo conhecida por sua capacidade de criar negócios através das novas tecnologias. 

Diante deste cenário, a Docket investe constantemente em tecnologia capaz de solucionar os problemas inerentes a todos os processos que dependem de documentação no setor bancário, inclusive atender a todas as demandas de segurança e LGPD. 

Através das funcionalidades da plataforma de Shopping de Documentos, é possível: 

  • Organizar um grande volume de documentos em um único lugar, garantindo a segurança das informações; 
  • Contar com toda a infraestrutura para processos que dependem de documentos de forma 100% digital, inclusive do cliente final;
  • Identificar falhas em diversos processos, evitando retrabalho; 
  • Reduzir custos quanto a infraestrutura, garantindo maior celeridade aos processos.

O investimento em tecnologia é fundamental para garantir a segurança e celeridade aos processos que dependem de documentos. Além de garantir maior eficiência e otimização de tempo. 

Saiba como a legaltech brasileira que conta com crescimento de mais de 150% pode te ajudar a vencer os desafios inerentes aos processos de sua empresa.


Visited 2 times, 1 visit(s) today