Política de Cookies

Written by 17:47 Jurídico • 2 Comments

O que é CPR e a Nova Lei do Agronegócio

nova lei do agro

Em 1994, a Lei da Cédula de Produto Rural (CPR), sob o número 8.929, revolucionou o setor agropecuário brasileiro. 

Seu propósito? Facilitar a promessa de entrega de produtos rurais como uma forma válida de pagamento a fornecedores, traders e instituições de crédito. Simplificando, no universo agro, o produto se transforma em moeda através da CPR, uma prática comum em operações como Barter, arrendamento e penhor.

Mas, o que realmente significa a CPR e quais as novidades trazidas pela Lei do Agro de 2021? Vamos mergulhar nesses conceitos!

O que é a CPR?

A CPR, ou Cédula de Produto Rural, é um título que simboliza a promessa de entrega de produtos agrícolas, podendo ser emitido por produtores rurais ou suas associações, como cooperativas.

Essa ferramenta se tornou fundamental para financiar a cadeia produtiva do agronegócio, permitindo a captação de recursos para o desenvolvimento das atividades rurais. Existem duas formas de CPR:

  • CPR Física: onde a liquidação acontece pela entrega física do produto.
  • CPR Financeira: introduzida pela Lei 10.200 de 2001, cuja liquidação é financeira, baseada no valor acordado.

Além disso, a CPR abrange uma variedade de produtos e atividades, desde a agricultura até a conservação de florestas, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis.

Como Funciona a CPR?

Criada para simplificar o acesso ao crédito no campo, a CPR se estabeleceu como um dos principais meios de financiamento agropecuário. Contudo, a burocracia envolvida em sua emissão e liquidação apresentou desafios, levando à criação da Lei do Agro (Lei n.º 13.986/2020), buscando descomplicar e tornar o processo mais eficiente.

nova lei do agro

Novidades com a Lei do Agro

A Lei do Agro veio para adicionar transparência, segurança e flexibilidade, detalhando melhor os produtos cobertos pela CPR e incluindo processos de industrialização e conservação de florestas.

Destaca-se a possibilidade de emissão de títulos em moeda estrangeira e a captação de investimentos internacionais, além da obrigatoriedade de registro da CPR em entidades autorizadas, garantindo maior segurança ao mercado.

O que é CPR Verde?

Agora que você entendeu o que é CPR, vamos mostrar outra cédula relacionada, que é a CPR Verde. Ela é um contrato entre o produtor rural e empresas privadas para a conservação da mata nativa, para transformar essa iniciativa em um ativo que será negociado para a compensação de carbono.

A cédula é emitida, o produtor rural e a empresa interessada na preservação da biodiversidade brasileira, no documento constarão as cláusulas referentes ao ativo ambiental, incluindo a forma de pagamento da CPR Verde.

 É uma iniciativa que alia desenvolvimento sustentável ao agronegócio.

Agricultura 4.0: A Revolução Digital no Campo

A agricultura 4.0 consiste, basicamente, na agricultura digital. Ou seja, na digitalização e automação de operações por meio de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Porém, erros ainda acontecem dentro do contexto de obtenção de linhas de créditos inerentes a CPR, prejudicando o crescimento do negócio, como os processos manuais e controle por meio de planilhas, que dificultam a visibilidade das informações, assim como a dispersão de processos, que gera duplicidade de trabalhos, desperdiça tempo e recursos, especialmente quando há necessidade de operações em larga escala.

gestao de documentos fiscais

Como a tecnologia otimiza o processo da CPR?

Para colaborar com o crescimento do setor, a Docket investe em tecnologia capaz de trazer mais celeridade aos processos burocráticos, eliminando os gargalos das operações e acelerando a esteira de rentabilidade das empresas, otimizando o andamento de LCA e LCI, Barter, CRA e CRI, Arrendamento e Originação.

Nossa plataforma emite mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil, aportando inúmeros benefícios a toda a cadeia operacional do agronegócio:

  • Redução de prazos;
  • Melhoria da gestão;
  • Aumento da visibilidade de dados, no controle de prazos e de custos dentro de uma plataforma única;
  • Otimização da eficiência operacional do time.

Automatize os processos documentais do seu negócio com a Docket!

A Docket está na vanguarda, oferecendo soluções tecnológicas para superar os obstáculos burocráticos do agronegócio.

Com nossa plataforma, é possível emitir uma vasta gama de documentos, melhorando a gestão, reduzindo prazos e custos, e aumentando a eficiência operacional.

Quer entender melhor sobre a automação dos processos documentais e descobrir como pode transformar o seu negócio? Confira em nosso blog! 

Visited 159 times, 1 visit(s) today