Dez maneiras de acelerar a esteira operacional de grandes organizações

29/04/2021
Leitura em: 6 minutos
Categorias:

Diante das incertezas geradas pelo atual momento em que a economia mundial tem passado, muitas empresas têm procurado novas formas de se manterem ativas e em constante inovação.

Descobrir como aumentar a produtividade é um dos grandes desafios do empreendedor, que está sempre de olho na eficiência e organização para aproveitar melhor seus recursos, reduzindo custos e otimizando processos com o objetivo de alcançar vantagens competitivas sobre a concorrência.

Pensando nisso, elaboramos 10 ações que podem auxiliar para o sucesso do seu negócio. Entre elas, estão as melhores formas de se adaptar às novas tecnologias emergentes, como melhorar e otimizar os processos de sua empresa, a importância da segurança preventiva, entre outros.

1 –  Identifique as falhas no processo produtivo para melhorar a produtividade

É essencial saber identificar as falhas no processo produtivo de uma organização e, a partir disso, propor mudanças e melhorias. Pequenos erros comuns no dia a dia, podem facilmente ser identificados e solucionados através do uso da tecnologia para a gestão. 

2 – Centralize as informações 

Esta é outra estratégia crucial para melhorar a produtividade na sua empresa. Centralizar as informações por um único canal economiza tempo e custo, evitando que os colaboradores percam tempo tentando encontrá-las em determinado local.

Para isso, existem sistemas de gestão avançados capazes de reunir todos os dados de um departamentos em uma única base. 

3 – Utilize métodos de produtividade

Aproveite os avanços tecnológicos para utilizar métodos de produtividade capazes de fomentar mais celeridade aos seus processos. Por exemplo: uma rede de shoppings depende da gestão de inúmeros documentos regulatórios para sua funcionalidade. Uma ótima opção, neste caso, seria reunir todos em uma única plataforma, alcançando maior produtividade e visão macro dos vencimentos e solicitações.

4 – Otimize processos 

Com a paralisação do mercado, muitos empreendimentos buscam por métodos para eliminar ou cortar gastos desnecessários, sejam eles humanos, materiais ou organizacionais. Sendo assim,  a otimização de processos pode ser uma forma de contribuir para esta busca. 

Ela consiste em um conjunto de ações partidas das áreas de mapeamento, monitoramento e execução de tarefas  a fim de padronizar etapas e otimizar tempo. 

5 – Invista em automação 

Uma boa gestão de processos operacionais deve considerar a otimização dos trabalhos dos colaboradores através de sistemas automatizados. 

As novas tecnologias podem ser cruciais para auxiliar na celeridade das operações diárias e a aumentar a produtividade. Isso porque, com um sistema automatizado de gestão, é possível ter visão completa do setor de toda uma empresa, facilitando a gestão de métricas e diminuindo consideravelmente erros, retrabalhos e desperdício de tempo. 

6 – Mapeie processos 

Grandes melhorias dependem do conhecimento que se tem de todos os processos realizados dentro de uma operação. Por isso, é importante saber qual a função exata de seus colaboradores e a complexidade de suas demandas. 

Além disso, é muito importante analisar os dados oriundos de cada operação ou processo, de modo a identificar gargalos que possam barrar o desenvolvimento de sua empresa. 

7 Invista em segurança da informação;

Mesmo diante das grandes inovações tecnológicas que têm surgido, ainda existem organizações que utilizam ferramentas ultrapassadas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, o excel foi apontado como uma das principais ferramentas utilizadas para a gestão de informação. Porém, a ferramenta não é indicada para processos, sendo esta uma prática arriscada e muito preocupante, capaz de paralisar uma esteira inteira de processos. 

Por isso, é importante investir em tecnologias capazes de centralizar informações de forma segura e prática. Evitando erros humanos e o entrave de processos internos. 

8 – Mantenha a comunicação fluida

Para uma melhora na gestão de processos operacionais, é necessário obter informações confiáveis sobre todos os setores. Para isso, um bom software pode ser capaz de manter uma comunicação clara e favorecer a troca de informações entre eles.

9 – Tenha uma gestão de documentos organizada

É muito importante manter uma gestão de documentos organizada, principalmente quando falamos sobre grandes organizações. Isso porque o fluxo de licenças, alvarás e documentos regulatórios é muito grande e estar atento quanto às datas de vencimentos pode ser uma vantagem para evitar multas e interdições. 

10 – Adote uma plataforma de gestão; 

Estar atualizado quanto às novas tecnologias do mercado é imprescindível para aqueles que desejam se destacar. A inovação já chegou para quem deseja otimizar processos e garantir maior segurança de informação. 

Através das plataformas de gestão é possível gerenciar, de forma automatizada, toda uma esteira de processos garantindo a visão macro e assertiva nas decisões estratégicas. 

Pensando nisso, a Docket fornece ao mercado toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta.  

Por meio da plataforma de Alvarás e Licenças, suas funcionalidades permitem o gerenciamento de  alvarás, licenças e todos os documentos regulatórios de forma automatizada, o armazenamento em nuvem, a visualização de alertas de pendências, acompanhamento do status de suas documentações, a criação de perfis de usuários e grupos com diferentes níveis de acesso, acompanhamento do histórico de solicitações, vencimentos e resoluções de pendências de suas operações e muito mais. 

Grandes empresas, como brMalls, já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações e sentem o impacto positivo diretamente na otimização de processos e na rentabilidade. 

Experimente e desfrute destas vantagens com a sua empresa, agende uma demonstração!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!