Organizar a gestão de documentos é um desafio para qualquer empresa, especialmente, quando se trata de documentos com prazos ou que devem ser solicitados com frequência.
O excesso de burocracia e a redundância de processos atrapalham, mas também a falta de informações e expertise sobre como otimizar estes processos.
Pensando nisso, preparamos um breve compilado com alguns erros que acontecem frequentemente e passam despercebidos na hora de gerenciar os documentos de uma empresa, mas que tiram a eficiência do setor e podem acarretar em sérios danos, travar o andamento das operações e, até mesmo, multas pesadas.
Erros frequentes na gestão de documentos
- Documentos físicos: armazenar documentos físicos, sem digitalizá-los, é ineficaz quando se necessita de uma rápida obtenção de informações. Além disso, a ação do tempo danifica o papel e há riscos de perda e extravio de dados.
- Gestão manual: suscetível a erros, além de prejudicar a visibilidade da informação. Assim como o controle de documentos físicos, a gestão manual sofre riscos de extravio de dados.
- Controle por meio de planilhas: planilhas de Excel podem parecer práticas, mas em larga escala dificultam o acesso a dados e informações, como prazos de renovação e vencimento de documentos. Da mesma forma, está sujeita a erros.
- Armazenamento em servidores: risco de invasão hacker no sistema e fraude de dados.
- Dispersão: documentos descentralizados acarretam retrabalho da equipe e duplicidade de custos.
- Desperdício: tempo, recursos e potencial humano desviam o foco das prioridades da empresa para lidar com questões burocráticas e morosas.
Solução
A tecnologia vem ajudando cada vez mais a gestão de documentação de grandes empresas.
Na Docket, o investimento constante e inovação possibilitou a criação da plataforma Shopping de Documentos, capaz de buscar, analisar e emitir mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil de forma prática, rápida e segura.
Além disso, com a funcionalidade de recorrência, é possível programar para que documentos solicitados com frequência sejam emitidos de forma automática, de acordo com as suas necessidades.
Experimente as vantagens das funcionalidades do Shopping de Documentos! Agende uma demonstração.