Política de Cookies

Written by 18:57 Agronegócio, Operações

ESG no Agro: Docket proporciona a governança através da Gestão Documental

Explore como a Docket facilita a governança no setor agro através da gestão documental eficaz, ajudando empresas a atenderem às exigências ESG e aprimorarem sua sustentabilidade.

ESG no Agro: Docket proporciona a governança através da Gestão Documental
ESG no Agro: proporcione a governança através da Gestão Documental

O cenário atual destaca a crescente importância das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor agropecuário, visando não apenas a sustentabilidade, mas também a conformidade regulatória e operacional. “ESG no Agro” não é mais uma tendência, mas uma necessidade imperativa.

Regras socioambientais impactarão as exportações brasileiras no curto prazo e isso traz desafios de rastreabilidade e ajustes de conformidade. Particularmente, quando se fala de exportações agrícolas, especificamente, mapear a cadeia de valor e assegurar compliance são essenciais para a continuidade dos negócios.

Diante deste cenário, a Docket entende que boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) começam a se fortalecer como cruciais para negócios e investimentos internacionais, por isso se posiciona como uma facilitadora no aprimoramento da governança dentro do Agro.

Exemplo do Green Deal Europeu

Ilustrando essa tendências, um grande exemplo desse movimento é o Pacto Ecológico Europeu, chamado de Green Deal, que pretende reduzir 55% das emissões de gases de efeito estufa, no continente europeu, até 2030 e chegar à neutralidade climática até 2050. 

Esse acordo tem o potencial de impactar significativamente a balança comercial brasileira, já que impõe nova regra socioambiental para as importações de soja, café, gado, óleo de palma, entre outros. Só em 2022, por exemplo, as exportações brasileiras para a União Europeia movimentaram US$ 25,6 bilhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em receita, a soja lidera, correspondendo a 34,5%.

Para as empresas que exportam esses produtos para país membro da Comunidade Europeia, precisarão:

  • Comprovar que eles não provêm de áreas onde houve desmatamento ou de áreas onde houve degradação de florestas.
  • Comprovar sua cadeia de produção, que deve estar em conformidade com as normas de direitos humanos e respeitar os direitos das comunidades indígenas.
  • Emitir declarações de conformidade.

Além disso, espera-se que novas normas sejam publicadas em breve, para detalhar como ocorrerão essas comprovações ou, até mesmo, se haverá um modelo de due diligence socioambiental a ser implementado.

No meio de todas essas exigências, a Docket surge como um catalisador no processo, trazendo velocidade, celeridade e garantia de conformidade e autenticidade de toda a documentação requerida. Utilizando a tecnologia de ponta, a Docket automatiza a coleta, verificação e análise de documentos, proporcionando não apenas uma entrega eficaz, mas também uma redução significativa no tempo gasto em tarefas manuais e na dependência de processos burocráticos tradicionais.

A aceleração no processo de verificação e autenticação documental é vital, especialmente quando as empresas estão sob pressão para demonstrar conformidade com as normas ESG em prazos apertados.

A Revolução Docket na Governança

A adequação às metas exigidas para se exportar, ou para certificações ESG em geral, podem exigir grandes investimentos em tecnologia, processos internos, infraestrutura e treinamento, além de envolver muita burocracia. Tudo isso mirando no ganho de imagem, reputação, aumento de eficiência operacional e, principalmente, acesso a esses mercados exigentes.

Neste caminho da conformidade regulatória a Docket oferece:

  • Centralização e Gestão Documental 

A Docket centraliza a gestão documental e acelera operações, proporcionando 80% mais agilidade em processos que demandam documentos.

  • Análise Rápida e Precisa

Com 99,9% de acurácia, nossa Inteligência Artificial analisa documentos rapidamente, realizando a verificação de matrículas de imóveis em segundos, otimizando a gestão e segurança.

  • Transparência e Rastreabilidade 

A integração de tecnologias promove uma transparência sem precedentes nas transações, essencial para uma governança sustentável robusta.

Por fim, ao facilitar uma governança mais transparente e eficiente, estamos ajudando a moldar um futuro mais sustentável para nossos clientes.

Saiba mais sobre como a Docket pode revolucionar a gestão de processos no setor agro e contribuir para uma implementação bem-sucedida de práticas de ESG, acessando nosso site e descobrindo um mundo de possibilidades para acelerar o ritmo do seu negócio com responsabilidade e inovação.

Sobre a Docket

A Docket é a maior legaltech do Brasil, líder em soluções centradas em tecnologia proprietária. Transformamos o complexo em simples, facilitando a gestão, análise e obtenção de documentos junto a cartórios e órgãos públicos. Por meio de nossas funcionalidades, contribuímos para a liberação de R$ 50 bilhões em operações nas modalidades de crédito imobiliário e agrícola.

  • Hub – centraliza a gestão de mais de 495 mil variações de documentos públicos em uma única interface, tornando eficaz a busca e o gerenciamento
  • Controle – proporciona uma gestão da documentação de todas as suas filiais, garantindo que a conformidade seja mantida em todas as operações.
  • Insights – nossa plataforma alimentada por Inteligência Artificial, executa uma pré-análise e extração de gravames em menos de um minuto com acurácia de 93%, traduzindo-se em economias significativas e elevação da produtividade.

Descubra a revolução tecnológica na gestão documental com a Docket. Eleve sua operação ao próximo nível de eficiência e precisão.


Visited 53 times, 1 visit(s) today