Política de Cookies

Written by 16:58 Jurídico

Novo direito: revolução digital e automação jurídica

Novo direito: revolução digital e automação jurídica
Revolução digital e automação jurídica

A revolução digital fez com que mudanças nas relações de trabalho, fornecimento de produtos e prestação de serviços acontecessem em inúmeras áreas. Como diversos segmentos de negócio, a área jurídica, tem sido revolucionada por lawtechs, softwares, sites e produtores de conteúdo que auxiliam o trabalho desenvolvido por advogados e outros juristas.

Um dos setores mais importantes quando se trata do contexto estratégico do negócio, é o departamento jurídico. Fazendo interface com diversas áreas, é responsável por orientar a empresa sobre as melhores decisões a se tomar, organizar a rotina jurídica e manter a empresa em conformidade com a lei. Este é um setor que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço junto aos gestores.

Crescimento das Lawtechs no Brasil

Com a revolução digital, as lawtechs (ou legaltechs) têm trazido para o setor jurídico a inovação que as startups oferecem. Uma lawtech é uma empresa que, juntamente ao meio tecnológico, desenvolve um produto relacionado a área jurídica, e que tem como objetivo melhorar ou criar soluções para os serviços tradicionais da área, tornando o trabalho mais eficaz. 

Em 2017, foi criada a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), que, com pesquisas, indica que o mercado está crescendo rapidamente e, com isso, novas soluções estão sendo criadas para facilitar cada vez mais o setor jurídico. 

A tecnologia e a revolução digital, que antes eram vistas como uma ameaça para a área jurídica, hoje são aliadas vitais quando os temas são: aumento de produtividade, redução de custos, conformidade e criação de novos serviços.

Todas as revoluções industriais já ocorridas até hoje nos trouxeram inovações e melhorias. Vivemos hoje a quarta delas, que se destaca por trazer a automação e a inteligência artificial, dessa forma, as relações estão constantemente mudando e de forma rápida. Na área jurídica, podemos afirmar que estamos vivendo a “advocacia 4.0”, que faz relação à Indústria 4.0.

O setor jurídico vem sofrendo com as mudanças causadas por essas inovações da advocacia 4.0, que têm como objetivo principal otimizar a atividade diária dos profissionais da área. Os jovens que já nasceram nessa era digital estão se formando e se tornando os “advogados 4.0”, enquanto os profissionais estão se adaptando à nova realidade.

Docket

A Docket, lawtech especializada na otimização e automação de processos e acelerada pelo Google, traz soluções inovadoras na busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil, utilizando tecnologia para reduzir a base de custos, dinamizar a produtividade, possuir mais controle da documentação e facilitar o trabalho de seus colaboradores. 

Com as soluções da Docket, o usuário pode empregar mais tempo em atividades que tragam maior organização e retorno profissional para sua empresa. Além de todos os fatores já mencionados, a redução de erros por buscas indevidas e de até 80% do tempo no prazo de obtenção de documentos, acarretam em ainda mais produtividade.

Visited 7 times, 1 visit(s) today