Política de Cookies

Written by 08:00 Notícias

Seguros contra danos climáticos crescem no Brasil

Seguros contra danos climáticos crescem no Brasil

O mercado de seguros no Brasil representa um dos principais setores da economia brasileira. Em 2024, um dos elementos desse mercado que mais demonstrou expansão foram os Seguros Compreensivos Residenciais, que cresceram em virtude do contexto climático brasileiro. 

Para o restante do ano, a tendência é de que fenômenos como a La Niña sigam estimulado a compra dessas apólices. Com isso, as seguradoras precisam se manter atualizadas em termos tecnológicos, de forma que consigam lidar de maneira eficiente com o crescimento do mercado.

Veja mais a seguir.

Visão geral dos seguros

O mercado de seguros representa um relevante elemento da economia brasileira. O setor encerrou o ano de 2023 com uma arrecadação total de R$388 bilhões, o que representa um crescimento de 9,0% em relação a 2022.

No momento, os seguros representam 6,2% do PIB brasileiro, com a expectativa de que atinja o patamar de 10%, a média da OCDE, até o ano de 2030. A possível aprovação do novo marco regulatório dos contratos de seguros (PL 29/2017), por sua vez, pode impulsionar o segmento ainda este ano.

Parte do crescimento deve ser provocado pelas apólices ligadas a mudanças climáticas, as quais vêm ganhando um papel de destaque entre as seguradoras. Eventos como o calor extremo e as fortes chuvas levaram as seguradoras a começarem o ano com recorde nas apólices do chamado Seguro Compreensivo Residencial. 

Seguros contra danos climáticos 

Com a recente escalada de fenômenos associados às alterações climáticas, os Seguros Compreensivos Residenciais ganharam papéis de destaque para as seguradoras. Este tipo de seguro cobre danos decorrentes de tempestades, inundações, deslizamentos de terra e incêndios, entre outros eventos.

No mês de janeiro de 2024, essas apólices geraram um total de R$515,2 milhões em pagamentos para as seguradoras. Esse valor indica um aumento de 32% em comparação ao mesmo período do ano anterior e é o mais alto já observado desde o início dos registros em 2014.

O aumento na adesão aos Seguros Residenciais Completos coincide com uma retração na produção agrícola, impactada significativamente por um clima adverso, influenciado pelo fenômeno El Niño, que começou no último trimestre de 2023.

Seguros contra danos climáticos crescem no Brasil

Perspectivas para os seguros contra danos climáticos

Além do crescimento visto até então, a expectativa é  de que o setor de seguros siga em expansão. No momento, as projeções apontam para um avanço de 11,4% ao longo de 2024.

Embora o El Niño esteja chegando a seu fim, o clima nos próximos meses deve ser marcado por sua contraparte, a La Niña, que está prevista para se iniciar em junho deste ano. Nesse sentido, o impacto dos fenômenos climáticos, e a demanda por seguros associados, deve permanecer ao longo do ano, assim como em anos subsequentes.

Ao mesmo tempo, as seguradoras buscam expandir o uso de tais produtos, procurando intensificar parcerias de cobertura com os setores público e privado, a exemplo da nova proposta de cobertura contra catástrofes, que está em discussão na Câmara dos Deputados.

Soluções e inovação para as seguradoras

Tendo em vista as perspectivas promissoras para as seguradoras nos próximos anos, o uso de novas ferramentas e tecnologias para aprimorar a capacidade de qualquer empresa é indispensável. Nesse sentido, a Docket oferece soluções robustas. 

gestao de documentos fiscais

Ao integrar inteligência artificial em suas plataformas, a Docket capacita as seguradoras a realizar verificações de conformidade ambiental e legal de forma rápida e eficiente. Suas ferramentas permitem a realização eficiente de due diligence, com análise automatizada de grandes volumes de documentos, incluindo certidões de matrícula. 

A Docket também atende à necessidade de pesquisa de bens facilitando a emissão de documentos e certidões de órgãos públicos. Para seguradoras, essa funcionalidade é essencial para a rápida localização e verificação de bens, garantindo que todas as informações necessárias para a avaliação de riscos e a cobertura sejam acessadas instantaneamente.

Visited 32 times, 1 visit(s) today