Written by 15:09 Gestão

3 dicas para proteger os dados da sua empresa

IPCA: preços aceleraram na reta final de 2023, mas sem surpresas
3 dicas para proteger os dados da sua empresa

Seja qual for o modelo de negócio da sua empresa, alguns dados e informações sempre são sigilosos. Protegê-los é parte fundamental do sucesso da sua organização, pois a perda ou o roubo de dados pode impactar em prejuízos financeiros e jurídicos, ainda mais se envolver informações de terceiros.

Os dados podem sofrer com várias fontes de ataque, sejam internos ou externos. Por isso, a segurança da informação deve ser variada e preventiva, identificando os diferentes pontos de ameaça. Confira nossas 3 dicas para proteger os dados da sua empresa!

1. Reforce a segurança na cultura

Desenvolver uma cultura organizacional mais “protecionista” garante uma equipe engajada e ciente da importância da segurança da informação. Essa percepção deve fazer parte desde os primeiros dias dos novos funcionários e o reforço deve ser feito com todos, por meio de treinamentos e reciclagens.

Invista em comunicados internos, promova conversas com líderes e equipes para que essa seja uma identidade do negócio. É fundamental que cada um se sinta responsável por proteger os dados da sua empresa, afinal, os colaboradores têm o contato mais próximo com eles.

2. Adote os sistemas de criptografia

Planilhas, planos de vendas, carteiras de cliente, contratos, processos, todos os documentos, atualmente, são digitais. Criptografar dados, portanto, é a melhor opção para proteger essas informações. O processo de criptografia possibilita codificar os dados para que apenas usuários específicos consigam acessá-los.

Esses códigos em que os dados são “transformados” só podem acessados e reordenados com a chave de segurança certa. Esse é o método mais eficaz para manter afastada a possibilidade de ataques contra os seus dados ou dos seus clientes.

3. Adote um sistema e fluxo de gestão de documentos

Uma boa gestão de documentos é fundamental para proteger os dados da sua empresa! Isso porque o controle feito de maneira manual e não processual pode gerar perda de documentos importantes e, consequentemente, das informações neles contida.

A solução mais procurada pelas empresas tem sido a implementação da Gestão Eletrônico de Documentos (GED). Um sistema baseado em estratégias diretas e uso de software para centralização desse controle, permitindo maior organização e ganhos.

Docket

A Docket é uma plataforma que reduz em 80% o prazo para obtenção de documentos e certidões de todo o país. Com tecnologia de ponta e inteligência artificial, a solução oferece ainda as melhores ferramentas de gestão e análise de documentos, simplificando a esteira de documentação de diversas operações. Tudo isso, obedecendo aos mais rigorosos critérios impostos pelas leis de tratamento de dados e informações.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e confira nossas dicas!

Visited 1 times, 1 visit(s) today