4 dicas para organizar arquivos digitais

14/10/2020
Leitura em: 4 minutos
4 dicas para organizar arquivos digitais

Organizar arquivos digitais parece ser uma tarefa simples. Entretanto, com a grande quantidade de informações e documentos que recebemos e enviamos diariamente, essa ação pode se tornar mais complexa de ser realizada.

Pensando em como tornar arquivos e documentos digitais mais organizados e fáceis de serem encontrados, separamos 5 dicas que podem auxiliar o sua dia a dia. Confira como organizar arquivos digitais:

Pastas e subpastas

Para conseguir que os arquivos fiquem organizados de maneira estratégica e fáceis de serem encontrados, a primeira dica é criar divisões. Separe os documentos correlacionados entre si e/ou que são utilizados para a mesma finalidade.

A partir dessa separação, crie pastas e subpastas que tornem essa separação sempre visível e de fácil entendimento. Vale lembrar que é possível organizar essas pastas e subpastas da maneira que melhor funciona para o sua dia a dia.

Padronização de nomes

Depois da divisão, é o momento de criar uma padronização de nomes para organizar arquivos digitais. Pode até parecer um exagero, mas dependendo de como essa nomenclatura for estruturada, apenas com a leitura do nome do arquivo é possível identificar algumas informações. Portanto, torna-se simples saber se aquele é o documento que você está procurando ou não.

Além disso, a padronização dos nomes impede que você perca os arquivos ou os confuda com outros documentos. E, também, permite que eles sejam facilmente encontrados, pois é possível fazer uma busca e já obter o resultado desejado.

Utilização de “tags”

A utilização de tags, labels ou etiquetas, como preferir chamar, garante que os arquivos sejam encontrados com muito mais rapidez. Existem informações que, se colocadas nos nomes dos arquivos, por exemplo, os deixam muito extensos; e as pastas e subpastas permitem a separação de acordo com o que melhor atende às necessidades do dia a dia.

Nesse cenários que entram as tags, já que elas podem trazer especificações e garantir que você tenha acesso às informações, até mesmo detalhes, de maneira mais simples. O melhor é que não é preciso abrir o documento para visualizá-las, já que são informações que ficam nos dados do arquivo.

Armazenamento em nuvem

Opte pelo armazenamento em nuvem. Com o armazenamento em nuvem, você garante que os documentos fiquem protegidos. É possível restringir o acesso a esses dados, permitindo que só pessoas autorizadas consigam vê-los.

Como uma das maiores vantagens, podemos citar a portabilidade. O armazenamento em nuvem assegura que você consulte, baixe e abra o arquivo em qualquer lugar, basta ter internet para acessá-lo.

Tem interesse em saber mais sobre organização e gestão? Já conhece a Gestão Eletrônica de Documentos?

Confira tudo sobre o GED e inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar todas as novidades da Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!