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Written by 17:25 Bancos, Operações

5 passos para otimizar o fluxo do financiamento imobiliário

Aprenda como otimizar a esteira do financiamento imobiliário, gerando mais satisfação para o seu cliente e ganhando produtividade para o seu time.

O que é administração estratégica?

Aprenda como otimizar a esteira do financiamento imobiliário, gerando mais satisfação para o seu cliente e ganhando produtividade para o seu time.

cinco passos para otimizar o fluxo do financiamento imobiliário

O sonho da casa própria segue crescente entre os brasileiros, mesmo em meio à crise causada pela atual pandemia do Covid-19. Segundo relatório da empresa de mercadometria e pesquisa de mercado, Datastore, mais de 13 milhões de brasileiros consideram comprar uma casa nos próximos dois anos.

De acordo com a empresa, o crescimento se deve aos novos hábitos de consumo e comportamento, como o home office e o isolamento social, mas também à queda das taxas de juros de financiamento imobiliário. Se você trabalha no mercado imobiliário ou financeiro, este é o momento de aproveitar a oportunidade e conferir estas dicas de como captar clientes para financiamento imobiliário.

Como captar clientes potenciais para financiamento imobiliário

Além das prestações mensais com taxas acessíveis e de seguros que possam trazer menos riscos, como o seguro prestamista, é importante considerar estes cinco pontos como prioridades no decorrer do fluxo do financiamento imobiliário:

Perfil do consumidor:

Antes de pensar sobre qual o melhor financiamento imobiliário ou qual a melhor taxa de financiamento imobiliário, é preciso entender perfeitamente sobre os diferentes perfis de consumidores e as suas necessidades, acompanhando o ritmo de competitividade do mercado, novos serviços e tecnologias, bem como quais os tipos de financiamento imobiliário ideais para cada perfil.

O estudo “A nova relação digital: uma história sobre finanças e o setor bancário”, da iProspect, revela que 81% dos consumidores estão dispostos a experimentar novos players no mercado, e divide os perfis de consumo em: 

  • Tradicionalistas: são aqueles que ainda têm um certo receio sobre as soluções digitais e confiam mais na segurança da forma presencial para a realização das transações e do atendimento. 
  • Pioneiros: já possuem experiência com tecnologia, buscam inovação e crescimento, mas não se importam tanto com os riscos que podem acarretar. 
  • Céticos: não confiam nas soluções tecnológicas e tampouco estão satisfeitos com os serviços disponibilizados pelos bancos.

Disponibilidade em diferentes canais:

É preciso também disponibilidade para atender aos clientes nos diferentes canais, como aponta a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021: “canais digitais concentram nove em cada 10 contratações de crédito e oito em cada 10 pagamentos de contas”.

De acordo com a pesquisa, as transações via mobile banking cresceram tanto, que pela primeira vez ultrapassaram mais da metade das operações bancárias.

Investimento em novas tecnologias e na experiência do cliente:

Novas regulamentações, como o Open Banking, estão quebrando paradigmas ao mesmo tempo em que otimizam a jornada do cliente, forçando que as instituições financeiras trabalhem de forma mais unificada, possibilitando serviços como a portabilidade de financiamento bancário.

Clareza nas informações:

A clareza nas informações no decorrer de cada etapa do financiamento também é fundamental, como a relação de documentos para financiamento imobiliário ou esclarecimentos sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário.

Neste contexto, vale ressaltar que são muitos os documentos necessários para financiamento imobiliário, o que exige uma boa organização perante a gestão operacional de toda a esteira do financiamento.

Checklist da documentação para o financiamento imobiliário:

Uma boa sugestão que pode colaborar tanto com a gestão da esteira operacional dos times comercial e de back office, quanto com os clientes, é manter checklist com dicas sobre como dar entrada na documentação de financiamento imobiliário e os devidos órgãos emissores, como o Cartório de Registro de Imóveis, por exemplo:

  • Matrícula de Imóvel Atualizada com Ônus Reais e Ações Reipersecutórias;
  • Título de Propriedade do Terreno; 
  • Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS;
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
  • Certidão de Distribuição de Ações Cíveis;
  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Residência;
  • Holerite mais recente;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Imposto de Renda.

Lembrando que também é válido manter o cliente informado sobre quando a documentação do seu financiamento imobiliário está em análise com o time de back office, para otimizar ainda mais a experiência.

Qual o gargalo da esteira do financiamento imobiliário?

É imprescindível entender que inúmeros gargalos podem travar todo o fluxo da esteira do financiamento imobiliário, desde a solicitação de crédito do cliente, as análises de documentos, até a própria aprovação do financiamento.

Vamos supor que um casal realiza um financiamento imobiliário, e precisa buscar os inúmeros documentos citados acima, como a certidão de casamento, as CNDs e as Certidões de Distribuição de Ações Cíveis de cada um em diferentes órgãos. Considere ainda que um deles é de outra cidade. Seria impossível obter toda a documentação necessária para o andamento do processo dentro do prazo necessário.

Além disso, inúmeros erros podem acontecer no decorrer da tramitação, bem como o prazo de validade dos documentos, o que arrisca atrasar ainda mais esta etapa.

Com os documentos em mãos, o time comercial deve revisar se constam todos os documentos necessários para o financiamento imobiliário e, depois, encaminhar ao time de back office e jurídico.

Nesta etapa já é possível observar mais riscos para a operação: a falta de infraestrutura no decorrer da gestão pode causar perda de informações, ruídos de comunicação e retrabalho.

Além disso, ao realizar as análises de forma manual, os times perdem o foco de atividades mais estratégicas, podem sofrer fraudes e erros.

Como estar à frente na corrida pela competitividade?

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, a corrida não é apenas pela competitividade ou pela tecnologia, mas pela tecnologia para o negócio capaz de simplificar a vida do cliente, com mais investimentos em TI e, principalmente, em inovação disruptiva.

Para otimizar toda a esteira operacional do financiamento imobiliário, a Docket investe constantemente em soluções capazes de agregar valor ao modelo de negócios e melhorar o índice de satisfação (NPS) do cliente, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Com o Shopping de Documentos, a startup fornece toda a infraestrutura e tecnologia para as operações que dependem de documentos. 

  • Com funcionalidades como Solicitações, é possível criar conjuntos de documentos para cada titular, pessoa física ou jurídica, facilitando a organização e o gerenciamento das operações. Além disso, os documentos armazenados na plataforma ficam disponíveis para download sempre que necessário. 

Apenas nesta etapa já é possível obter um aumento na satisfação do cliente, redução de custos e aumento de produtividade, já que toda a operação de documentos é realizada de forma automática, sem gastos com deslocamentos ou busca por órgãos emissores.

  • Ao processar um pedido de documento o sistema emitirá um alerta de pendências, se houver alguma informação incorreta ou faltante. As correções necessárias podem ser feitas direto na plataforma.
  • A funcionalidade de Status do Documento identifica se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo através da plataforma. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, assim você ganha mais agilidade em suas análises.

Grandes corporações já alcançaram a excelência operacional e lideram o mercado graças às soluções da Docket.

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