Aprenda como otimizar a esteira do financiamento imobiliário, gerando mais satisfação para o seu cliente e ganhando produtividade para o seu time.
O sonho da casa própria segue crescente entre os brasileiros, mesmo em meio à crise causada pela atual pandemia do Covid-19. Segundo relatório da empresa de mercadometria e pesquisa de mercado, Datastore, mais de 13 milhões de brasileiros consideram comprar uma casa nos próximos dois anos.
De acordo com a empresa, o crescimento se deve aos novos hábitos de consumo e comportamento, como o home office e o isolamento social, mas também à queda das taxas de juros de financiamento imobiliário. Se você trabalha no mercado imobiliário ou financeiro, este é o momento de aproveitar a oportunidade e conferir estas dicas de como captar clientes para financiamento imobiliário.
Como captar clientes potenciais para financiamento imobiliário
Além das prestações mensais com taxas acessíveis e de seguros que possam trazer menos riscos, como o seguro prestamista, é importante considerar estes cinco pontos como prioridades no decorrer do fluxo do financiamento imobiliário:
Perfil do consumidor:
Antes de pensar sobre qual o melhor financiamento imobiliário ou qual a melhor taxa de financiamento imobiliário, é preciso entender perfeitamente sobre os diferentes perfis de consumidores e as suas necessidades, acompanhando o ritmo de competitividade do mercado, novos serviços e tecnologias, bem como quais os tipos de financiamento imobiliário ideais para cada perfil.
O estudo “A nova relação digital: uma história sobre finanças e o setor bancário”, da iProspect, revela que 81% dos consumidores estão dispostos a experimentar novos players no mercado, e divide os perfis de consumo em:
- Tradicionalistas: são aqueles que ainda têm um certo receio sobre as soluções digitais e confiam mais na segurança da forma presencial para a realização das transações e do atendimento.
- Pioneiros: já possuem experiência com tecnologia, buscam inovação e crescimento, mas não se importam tanto com os riscos que podem acarretar.
- Céticos: não confiam nas soluções tecnológicas e tampouco estão satisfeitos com os serviços disponibilizados pelos bancos.
Disponibilidade em diferentes canais:
É preciso também disponibilidade para atender aos clientes nos diferentes canais, como aponta a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021: “canais digitais concentram nove em cada 10 contratações de crédito e oito em cada 10 pagamentos de contas”.
De acordo com a pesquisa, as transações via mobile banking cresceram tanto, que pela primeira vez ultrapassaram mais da metade das operações bancárias.
Investimento em novas tecnologias e na experiência do cliente:
Novas regulamentações, como o Open Banking, estão quebrando paradigmas ao mesmo tempo em que otimizam a jornada do cliente, forçando que as instituições financeiras trabalhem de forma mais unificada, possibilitando serviços como a portabilidade de financiamento bancário.
Clareza nas informações:
A clareza nas informações no decorrer de cada etapa do financiamento também é fundamental, como a relação de documentos para financiamento imobiliário ou esclarecimentos sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário.
Neste contexto, vale ressaltar que são muitos os documentos necessários para financiamento imobiliário, o que exige uma boa organização perante a gestão operacional de toda a esteira do financiamento.
Checklist da documentação para o financiamento imobiliário:
Uma boa sugestão que pode colaborar tanto com a gestão da esteira operacional dos times comercial e de back office, quanto com os clientes, é manter checklist com dicas sobre como dar entrada na documentação de financiamento imobiliário e os devidos órgãos emissores, como o Cartório de Registro de Imóveis, por exemplo:
- Matrícula de Imóvel Atualizada com Ônus Reais e Ações Reipersecutórias;
- Título de Propriedade do Terreno;
- Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS;
- Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
- Certidão de Distribuição de Ações Cíveis;
- Documento de Identidade (RG);
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de Residência;
- Holerite mais recente;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de Imposto de Renda.
Lembrando que também é válido manter o cliente informado sobre quando a documentação do seu financiamento imobiliário está em análise com o time de back office, para otimizar ainda mais a experiência.
Qual o gargalo da esteira do financiamento imobiliário?
É imprescindível entender que inúmeros gargalos podem travar todo o fluxo da esteira do financiamento imobiliário, desde a solicitação de crédito do cliente, as análises de documentos, até a própria aprovação do financiamento.
Vamos supor que um casal realiza um financiamento imobiliário, e precisa buscar os inúmeros documentos citados acima, como a certidão de casamento, as CNDs e as Certidões de Distribuição de Ações Cíveis de cada um em diferentes órgãos. Considere ainda que um deles é de outra cidade. Seria impossível obter toda a documentação necessária para o andamento do processo dentro do prazo necessário.
Além disso, inúmeros erros podem acontecer no decorrer da tramitação, bem como o prazo de validade dos documentos, o que arrisca atrasar ainda mais esta etapa.
Com os documentos em mãos, o time comercial deve revisar se constam todos os documentos necessários para o financiamento imobiliário e, depois, encaminhar ao time de back office e jurídico.
Nesta etapa já é possível observar mais riscos para a operação: a falta de infraestrutura no decorrer da gestão pode causar perda de informações, ruídos de comunicação e retrabalho.
Além disso, ao realizar as análises de forma manual, os times perdem o foco de atividades mais estratégicas, podem sofrer fraudes e erros.
Como estar à frente na corrida pela competitividade?
Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, a corrida não é apenas pela competitividade ou pela tecnologia, mas pela tecnologia para o negócio capaz de simplificar a vida do cliente, com mais investimentos em TI e, principalmente, em inovação disruptiva.
Para otimizar toda a esteira operacional do financiamento imobiliário, a Docket investe constantemente em soluções capazes de agregar valor ao modelo de negócios e melhorar o índice de satisfação (NPS) do cliente, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.
Com o Shopping de Documentos, a startup fornece toda a infraestrutura e tecnologia para as operações que dependem de documentos.
- Com funcionalidades como Solicitações, é possível criar conjuntos de documentos para cada titular, pessoa física ou jurídica, facilitando a organização e o gerenciamento das operações. Além disso, os documentos armazenados na plataforma ficam disponíveis para download sempre que necessário.
Apenas nesta etapa já é possível obter um aumento na satisfação do cliente, redução de custos e aumento de produtividade, já que toda a operação de documentos é realizada de forma automática, sem gastos com deslocamentos ou busca por órgãos emissores.
- Ao processar um pedido de documento o sistema emitirá um alerta de pendências, se houver alguma informação incorreta ou faltante. As correções necessárias podem ser feitas direto na plataforma.
- A funcionalidade de Status do Documento identifica se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo através da plataforma. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, assim você ganha mais agilidade em suas análises.
Grandes corporações já alcançaram a excelência operacional e lideram o mercado graças às soluções da Docket.