As perspectivas apontam que o mercado permanecerá aquecido e que as tendências para a construção civil em 2023 oferecerão novas oportunidades de investimento para o setor.
Em 2022 o mercado imobiliário manteve boas perspectivas e estabeleceu várias tendências que serão fundamentais para a construção civil em 2023.
Para comprovar a tendência positiva, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que em 2023 o mercado deve se manter aquecido e com novas oportunidades de investimentos para o setor
Por isso, desenvolvemos um conteúdo completo para você entender melhor o que o próximo ano reserva e as principais tendências para a construção civil em 2023.
1. Materiais sustentáveis e adaptações ecológicas
A incorporação de princípios sustentáveis está em alta em diversos setores e a construção civil não ficou de fora.
Uma das principais tendências para 2023 está na proteção do meio ambiente, a prática de sustentabilidade e aplicação de novas tecnologias, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.
Outra forte tendência para a construção civil em 2023 é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos e ladrilhos, pallets, reuso de móveis antigos e uso de madeira de demolição. Tudo isso contribui com um planeta mais sustentável.
2. Energia renovável
Energia está totalmente ligada com economia. A energia renovável pode ser abordada desde as medidas mais simples, como a priorização de luz e ventilação natural, até as mais complexas e personalizadas, como a instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis.
A iluminação natural ainda tem uma motivação extra: é um grande atrativo para os futuros moradores e valoriza o imóvel.
3. Tecnologia e inovação
A tecnologia e inovação na construção civil pode otimizar processos diversos, de gestão de alvarás e licenças até as operações que dependem de documentos. Alguns tipos de tecnologia que já estão no mercado e são tendência para 2023 são:
- o uso de drones para mapeamento de grandes áreas e longas distâncias de maneira rápida e com informações relevantes para o empreendimento em questão;
- a realidade aumentada para uma apresentação eficiente do projeto, facilitando a visualização de investidores e compradores, transformando a experiência de ver um desenho técnico pré-construção mais tangível. Atualmente tem se usado muito o BIM, uma tecnologia que tende a trazer sinergia em modelagem de projetos e utilização de realidade virtual e aumentada. Em 2022 será ainda mais comum a substituição de projetos em papel para tablets e smartphones.
- o uso de aplicativos móveis facilitou a comunicação remota e o acesso ao local de trabalho sem a necessidade de deslocamento. Isso inclui inspeções visuais em tempo real, apresentação de projetos e inspeção de alvarás e licenças por meio de uma plataforma única e online.
4. Construção modular
A construção modular é uma das tendências para a construção civil em 2023 e consiste na produção de módulos individuais em fábricas especializadas. O processo é realizado em etapas, otimizando o trabalho.
Ela deve ser planejada desde a concepção do projeto para que sejam usadas medidas exatas com o objetivo de ganhar produtividade. A ideia de produzir kits fora do canteiro, chamada construção offsite, é otimizar a instalação e o canteiro de obras.
5. Robotização de processos
A tendência em todos os setores é que cada vez mais os robôs sejam incorporados ao trabalho humano. Uma maneira de usar a tecnologia ao seu favor na construção civil é durante demolições.
Para se ter uma ideia, essa é uma atividade que necessita de muito esforço, energia e precisão dos colaboradores, além de apresentar um grande risco de acidentes de trabalho.
Outra aplicação que deverá ser comum nos próximos anos é a utilização de máquinas para o serviço de alvenaria.
O ano de 2023 já é uma realidade e você não pode deixar os seus projetos atrasados em relação à inovação e progressão tecnológica. Continue aprendendo sobre o assunto lendo o artigo sobre transformação digital do mercado imobiliário e de construção civil.
Sobre a Docket
A Docket é a maior legaltech do Brasil, líder em soluções centradas em tecnologia proprietária. Transformamos o complexo em simples, facilitando a gestão, análise e obtenção de documentos junto a cartórios e órgãos públicos. Por meio de nossas funcionalidades, contribuímos para a liberação de R$ 50 bilhões em operações nas modalidades de crédito imobiliário e agrícola.
- Hub – centraliza a gestão de mais de 495 mil variações de documentos públicos em uma única interface, tornando eficaz a busca e o gerenciamento
- Controle – proporciona uma gestão da documentação de todas as suas filiais, garantindo que a conformidade seja mantida em todas as operações.
- Insights – nossa plataforma alimentada por Inteligência Artificial, executa uma pré-análise e extração de gravames em menos de um minuto com acurácia de 93%, traduzindo-se em economias significativas e elevação da produtividade.
Queria todas as tendencias para a engenharia no ano de 2022
Olá, Washington. Tudo bem?
Neste conteúdo, decidimos destacar as 5 principais tendências que consideramos para esse ano.
Para ver mais novidades sobre o setor da construção civil e o mercado imobiliário, indicamos que leia esses conteúdos.
https://blog.docket.com.br/setor-imobiliario-em-2022-oportunidades-ena-construcao-civil/
https://blog.docket.com.br/o-que-e-credito-associativo-na-construcao-civil/
https://blog.docket.com.br/conheca-3-tecnologias-no-mercado-imobiliario-para-2022/
Parabéns pela matéria . Muito boa . Tenho interesse por materiais sustentáveis que possam ser utilizados em construções para pessoas de baixa renda. Já existe alguma construção que foi realizada com material 100% reciclado ?
Obrigado ,
Olá, Leonardo. Tudo bem com você?
Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Sobre a sua pergunta, não conhecemos nenhum projeto que tenha sido feito nesse modelo.
Mas você pode buscar no Google e conferir se já tem algum projeto ou notícia a respeito de construções realizadas com material 100% reciclado.