Setor imobiliário em 2022: oportunidades na construção civil

06/01/2022
Leitura em: 4 minutos
Setor imobiliário em 2022
Veja as projeções para o setor imobiliário em 2022

TL;DR: Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil terá seu maior crescimento em dez anos em 2021. Ainda de acordo com o estudo, a expansão chegará a 7,6% neste ano.

Com muitas previsões positivas, o setor imobiliário tem uma grande expectativa por mais oportunidades e investimentos em 2022. Continue o artigo para saber mais!

Panorama do setor imobiliário em 2021

Segundo o relatório da CBIC, o desempenho foi positivo. Entre janeiro e setembro foi registrado um aumento de 37,6% nos lançamentos e 22,5% de crescimento das vendas. Esse aumento na velocidade de vendas acarretou uma oferta de imóveis menor em 2021 que em 2020, atingindo -3,39% no período.

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) apontam que a concessão de crédito somou R$171,847 bilhões, de janeiro a outubro, com expansão de 38,6% ante os 12 meses de 2020.

Expectativas para o setor imobiliário em 2022

O crescimento estimado pela CBIC para o setor imobiliário em 2022 é de 2%, caso a economia nacional cresça entre 0,5% e 1,0%. O número está abaixo do ano anterior porque pode ocorrer uma queda do poder de compra devido à alta das taxas de juros para financiamentos, à queda do poder de compra e à inflação. Confira alguns pontos importantes para ficar de olho!

Investimento para proteção patrimonial

No segundo ano de pandemia, com momentos de incertezas e crises econômicas, a resiliência do mercado imobiliário ficou ainda mais evidente. O setor ainda surge como uma alternativa de investimento seguro, o que impacta positivamente a construção civil.

Adaptabilidade dos imóveis

Os consumidores mudaram bastante nos últimos anos e o setor imobiliário aprendeu a fazer uma leitura rápida desse novo comportamento durante a pandemia, conseguindo disponibilizar produtos de acordo com as necessidades do mercado.

Preço dos imóveis

Mesmo com uma projeção de crescimento menor, os preços não devem sofrer queda no setor imobiliário em 2022. Existe uma tendência de acomodação nos custos da construção, mas eles seguem pressionados e ainda não foram repassados integralmente para o preço dos imóveis.

Previsão de crescimento moderado

Existe sim uma previsão de crescimento para o setor imobiliário em 2022, mas ela será menor que o projetado para 2021. Por mais robusto e estável que seja, a construção civil não fica fora dos impactos na atual economia. A boa notícia é que esse crescimento desacelerado também freia um desequilíbrio entre oferta e demanda, gerando uma “ressaca” no mercado. 

Crédito imobiliário competitivo

A oferta de crédito imobiliário baseado no FGTS está em queda, tentando superar o desafio de atender a maior fatia da população em déficit populacional, a classe média assalariada, impactada pelo aumento do desemprego, o crédito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) surge como uma alternativa. O aumento da taxa de juros também impacta negativamente os negócios, mas a tendência é que não faltem alternativas de crédito para financiamento

Para continuar se informando sobre as tendências no setor imobiliário em 2022, acesse o nosso Docket Talks exclusivo com Aristeu Tenório, Gerente Jurídico da Loft.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

  1. CARLOS CESAR GAMERO disse:

    Prezados, muito bom dia !

    Vocês acreditam que com base no aumento da inflação e selic, o governo aumente o teto para utilização do FGTS de R$ 1.5 para um maior valor em 2022 ? Existe alguma previsão para isso ?

    Muito obrigado !

    1. Docket Brasil disse:

      Olá, Carlos. Tudo bem?

      Nem o Governo Federal nem a Caixa Econômica Federal realizaram previsões ou anúncios sobre o tema. Portanto, não é possível saber
      se o valor será aumentado. A melhor forma é ficar de olho nas notícias para verificar possíveis alterações.
      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!