Como reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário

28/09/2020
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Como reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário?

A concessão de crédito é um dos passos mais importantes para quem tem o sonho da casa própria e precisa de maior rapidez. Os trâmites desse processo, entretanto, ainda são complexos para as empresas fornecedoras de crédito. De acordo com a Associação Brasileira das entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o tempo médio para essa liberação pode chegar a até 3 meses.

Neste post, você vai conhecer uma solução inovadora para reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário e permitir que a data da mudança passe a ser mais próxima do que o cliente imagina. Acompanhe!

O que é checklist de crédito imobiliário?

Toda a análise e aprovação de crédito para o financiamento imobiliário envolve uma série de processos legais, a começar pela entrega de um grande volume de documentos que devem ser avaliados pela instituição.

checklist de crédito imobiliário consiste, justamente, nesse conjunto de papéis que o solicitante deve apresentar. Os principais deles são:

– Documentos de identificação pessoal: como carteira de identidade, passaporte ou CNH;

– Ficha cadastral: normalmente requisitada e disponibilizada pela própria financiadora, que possui modelos específicos e distintos para este tipo de documento;

– Certidão comprovante de estado civil: os compradores envolvidos em uma união estável devem apresentar a certidão de casamento e escritura de pacto antenupcial; enquanto os solteiros precisam apresentar apenas a certidão de nascimento;

– Extrato do FGTS: válido apenas para quem utilizar os recursos das contas do FGTS como auxílio na compra do imóvel;

– Comprovante de renda: como declaração do imposto de renda, cópia da carteira de trabalho ou extratos bancários anteriores;

– Certidões negativas: as principais certidões negativas solicitadas tanto para o vendedor quanto comprador são referentes à Justiça Federal, protesto de títulos, ações cíveis, débitos executivos fiscais, curatela e tutela;

– Contrato social: cópia do contrato de compra e venda completo, acompanhado de declarações relativas às suas respectivas alterações contratuais;

– Planta do imóvel: deve ser assinada pelo arquiteto ou engenheiro responsável e encaminhada para aprovação da Prefeitura;

– Certidão de situação fiscal: declaração negativa de pendências relativas ao pagamento do IPTU;

– Declaração de inexistência de débitos condominiais: válido apenas caso o comprador esteja prestes a adquirir um imóvel localizado dentro de um condomínio;

Matrícula do imóvel: matrícula atualizada do imóvel a ser adquirido, acompanhada de certidão de ônus reais;

– Certidão enfitêutica: válido apenas para imóveis foreiros (bens cuja propriedade é do município, União Federal ou de alguns determinados tipos de entidades privadas).

A depender da situação e particularidades do processo de compra, mais documentos podem ser incluídos no checklist.

Como funciona esse checklist para crédito imobiliário?

Após a entrega de todo o checklist de crédito imobiliário, a instituição iniciará um complexo processo de análise dos documentos, que poderá envolver pesquisas e consultas a órgãos de créditos, Banco Central, agências de informações comerciais e outras instituições.

O processo também passa pela avaliação do perfil financeiro do comprador e vendedor. Para isso, alguns órgãos como o INSS, Receita Federal e até mesmo a Justiça Trabalhista deverão ser consultados.

Além disso, há de se incluir a avaliação do próprio imóvel a ser comprado, que deverá passar por uma ou mais vistorias a fim de garantir que o local realmente apresente as características descritas em contrato.

Todas essas etapas demandam tempo. Por isso, já é de se esperar que a instituição financeira tenha de lidar com entraves durante o processo de liberação do crédito.

Fatores que podem prolongar a análise

Problemas com a documentação

Documentos errados ou incompletos são sinônimos de perda de tempo. A cada nova exigência, o consumidor poderá aguardar de dez a quinze dias.

Constatação de pendências ou débitos

Um ou mais desabonos com a Receita Federal, Banco Central ou INSS podem não implicar na negação do crédito, mas certamente serão motivos de atrasos. Problemas como estes precisam ser resolvidos como requisito para dar continuidade às fases do processo.

Sobrecarga de demandas

A depender da estrutura da instituição, a época do ano e as condições econômicas da população, o excesso de demandas poderá gerar fila. Afinal, é preciso ter em mente de que todas as etapas do processo de concessão de crédito é feito por pessoas, e requer disponibilidade por parte de todas elas.​

Como é possível reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário?

Se o desejo é tornar a aprovação do checklist para crédito imobiliário mais rápida, o segredo é investir em tecnologia e gestão de processos. A tendência para lidar com tantas exigências é conciliar a agilidade da automação com um bom planejamento de ações.

Para isso, é possível contar com um sistema capaz de assessorar o processo.

A Docket é uma startup que utiliza tecnologia avançada para tornar operações mais ágeis, integradas e produtivas, como a busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil.

Além de reduzir em aproximadamente 80% dos prazos na obtenção desses documentos, a plataforma da Docket centraliza a gestão de toda a esteira, antecipando taxas, proporcionando otimização dos procedimentos e potencializando ganho em todo processo de crédito imobiliário.

Agora que você já conhece os segredos para reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário, entre em contato conosco para conhecer melhor a plataforma inovadora e entender como ela pode auxiliar sua equipe!

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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